Canal de Denúncias: fiz uma denúncia, quem vai apurar?
  • Contato Seguro

    Contato Seguro

  • 03/05/2024

Canal de Denúncias: fiz uma denúncia, quem vai apurar?

  • Tempo de Leitura: 04 Minutos
  • 03/05/2024

Você já ouviu falar que fazer um relato no Canal de Denúncias é seguro e efetivo, certo?

O Canal possui várias medidas de segurança que garantem o anonimato e a confidencialidade.

O relato é realizado com o auxílio de excelência de especialistas na área, e o denunciante é acolhido e direcionado para realizar esse ato delicado da melhor maneira possível.

Mas, e aí? E depois que eu faço a denúncia? Pra onde ela vai? Quem vai apurar?

Neste artigo, entenda o que acontece com o seu relato depois que ele é inserido na plataforma e como você pode acompanhar a sua denúncia pelo Canal!

Boa leitura!

A importância de denunciar

O denunciante, ao reportar ao Canal uma má conduta ou irregularidade, seja ele vítima ou testemunha, precisa se sentir seguro e protegido.

Denunciar é uma ação difícil porque pode implicar num risco pessoal. Entretanto, em Canais de Denúncias seguros, o anonimato e a confidencialidade são garantidos.

Ou seja, as informações sobre a identidade do denunciante estão em completa segurança, seja pela confidencialidade, ou pela possibilidade do anonimato total.

Por isso, numa boa plataforma, a denúncia é completamente segura — não há risco de vazamento de dados e de retaliação. Então, não tenha medo de denunciar!

O Canal da Contato Seguro, além disso, é uma ferramenta terceirizada, ou seja: quem recebe as denúncias não são pessoas que trabalham na empresa onde ocorreu a irregularidade.

Isso redobra a segurança para o relator, que não corre o risco de ter sua identidade descoberta, e terá seu relato apurado de maneira imparcial.

Aliás, em nossa plataforma, as pessoas que fazem o primeiro contato com o denunciante são os psicólogos-ouvidores, com todo conhecimento necessário para tornar o momento da denúncia o mais confortável possível.

O psicólogo-ouvidor conduz a conversa com cuidados éticos, com técnicas de entrevista, e pode acolher o denunciante caso o relato seja emocionalmente difícil.

A superação desse medo e a realização da denúncia geram impacto positivo, já que permite o combate ao problema e torna o ambiente mais seguro para todos (no caso de uma denúncia válida, onde a irregularidade é comprovada).

Após a denúncia feita, fica a dúvida: quem apura? O texto deverá dar sequência, esmiuçando esses pormenores.

Quem vai apurar a denúncia?

As denúncias são apuradas, geralmente, pelo Comitê de Ética da organização.

O Comitê é um conjunto de pessoas escolhidas e preparadas para zelar pelas questões éticas da empresa — o cumprimento dos valores e dos códigos internos com as questões éticas da empresa.

O órgão é formado por representantes das áreas estratégicas, funcionários e com frequência tem também um membro externo, especialista em questões éticas, que fica responsável pelo desenvolvimento dos processos do comitê.

Assim, sendo parte estruturante do Compliance da organização, é o Comitê que realizará as apurações das denúncias.

Viu alguma irregularidade na sua empresa?

E se o denunciado for o responsável pela apuração?

O Comitê de Ética geralmente possui um membro externo, independente da organização. Quando a denúncia se tratar de alguém interno, é essa pessoa que fará a apuração.

Se não houver essa pessoa, a empresa deve providenciar um especialista em assuntos éticos para a apuração. Isso garante a imparcialidade e a objetividade do processo de apuração.

Portanto, além do anonimato, essa medida também fortalece a segurança do denunciante contra a identificação e possível retaliação.

O sigilo da minha denúncia será garantido? Minha identidade será revelada em algum momento?

Quando a opção do denunciante é pelo anonimato, sua identidade não é revelada em nenhum momento.

Ou seja, em nenhum momento da coleta do relato será pedido do denunciante revelar qualquer informação que possa indicar sua identidade.

Segundo Wagner Giovanini, especialista em Compliance e sócio-diretor da Contato Seguro, a empresa precisa

“(…) cumprir na íntegra a promessa de proteção da identidade daquele que não quiser identificar-se.”

Se houver vazamento desse tipo de informação, todo o Programa perde a credibilidade e a confiança no Canal vai por água abaixo.

Como posso acompanhar o andamento da minha denúncia?

Toda vez que uma denúncia é feita, um número de protocolo é gerado.

Com esse número em mãos, o denunciante pode acompanhar o andamento do seu relato: se está aberto (em apuração) ou fechado (encerrado), manifestações do Comitê, e há ainda um campo para complementar o relato caso seja necessário.

O denunciante ainda pode excluir os dados de identificação que tenha colocado no relato caso ele queira. Portanto, se você realizou uma denúncia e inseriu os seus dados, você ainda pode retirá-los enquanto a denúncia estiver aberta.

As atualizações sobre o andamento do caso são de responsabilidade do comitê de ética da empresa.

Quanto tempo leva para apurar uma denúncia? Quando terei uma resposta?

O tempo de apuração depende de cada caso.

Algumas denúncias podem levar 10 dias para serem concluídas. Outras, dependendo da complexidade, podem levar mais tempo para o recolhimento de dados, entrevistas, etc., e chegar até 6 meses para a conclusão.

Isso também vai variar de acordo com o volume de trabalho do Comitê e da forma que ele organiza o trabalho.

Embora em alguns casos o tempo seja maior, uma denúncia deve sempre encontrar um desfecho — ela sempre será acolhida e analisada pelo Comitê.

Conclusão

A apuração de denúncias feitas pelo Canal de Denúncias numa organização é de responsabilidade do Comitê de Ética.

Todo o sistema do Canal é estabelecido para garantir a maior segurança possível para o denunciante.

A confidencialidade e o anonimato são assegurados, e os profissionais que recolhem o relato são especialistas — eles auxiliam na realização de um relato mais completo, com informações pertinentes que facilitam a apuração.

Assim, o processo de investigação e apuração se torna mais rápido, e mais rapidamente pode se abordar a irregularidade na empresa.

Por esses motivos, se você que é colaborador, fornecedor ou terceiro, e testemunhou uma irregularidade na empresa onde está, não pense duas vezes: denuncie!

É a sua denúncia que fará com que a organização cresça no sentido da ética e da integridade.

Referências

  1. Comitê de Ética: Ajuda ou Estorvo? (Rosana Kisil).
Contato Seguro
Contato Seguro

Todos os artigos da Contato Seguro.

Solicite um orçamento gratuito em apenas 3 passos:

Você também vai gostar!