- 18/06/2024
Devo denunciar um conflito do dia a dia?
- Tempo de Leitura: 05 Minutos
- 18/06/2024
O ambiente de trabalho é constituído de pessoas. Em razão de suas diferenças, é comum surgirem conflitos na convivência.
Cada personalidade tem uma forma de ver o mundo, cada pessoa tem uma opinião, funciona de maneira diferente e por isso aborda os problemas de maneira distinta.
Para que seja possível realizar tarefas e projetos em comum, as escolhas e passos que constituem a atividade devem ser negociados.
Frequentemente, essa negociação resultará num conflito: um desentendimento, uma discussão mais emocional e estressante.
Existem situações, entretanto, em que um conflito torna-se mais do que uma questão cotidiana de trabalho.
Neste artigo, vamos entender o que são os conflitos do dia a dia no trabalho, e tentar diferenciá-los das situações que se caracterizam por irregularidades ou más condutas, e que devem ser denunciadas.
Você vai entender quando um conflito necessita de intervenção e como realizar uma denúncia da forma mais segura pelo Canal de Denúncias.
Vamos começar?
Entendendo a natureza dos conflitos cotidianos
Conflitos são, portanto, naturais em qualquer pessoa e num ambiente constituído de mais de um indivíduo.
Entramos em conflito quando há o confronto entre duas ideias, opiniões, ações ou decisões que competem entre si em relação a determinado valor.
No ambiente do trabalho, é comum aparecerem conflitos ao tentar responder questões do tipo:
- Qual é a melhor maneira de realizar esta tarefa?
- Que prazo é o mais realista para essa entrega?
- Quem irá liderar esse projeto?
Além de outros conflitos concernentes a negociações diversas.
Personalidades diferentes implicam em visões diversas sobre as questões. Assim, conflitos cotidianos no ambiente de trabalho podem ser de quatro tipos:
- Intrapessoal: é o conflito interno. Quando uma pessoa não consegue se decidir por uma ideia, opinião, forma de realizar uma tarefa, etc. Pode tomar a forma de confronto entre “o que eu quero fazer” versus “o que eu devo fazer”. É interessante notar que conflitos intrapessoais muitas vezes podem ser resolvidos com a ajuda de outra pessoa. Quando estamos em dúvida, uma segunda opinião ou visão de mundo pode ser muito útil para o esclarecimento.
Exemplo: Rafaela trabalha há 3 anos numa empresa como supervisora de vendas. Seu coordenador prometeu um aumento caso atingissem a meta no último ano, mas a meta foi superada e ainda não houve a proposta. Rafaela está em conflito por não saber se deve lembrar o coordenador do combinado. Por um lado, ela quer receber um aumento, por outro, acredita que pode ser mal interpretada caso faça o pedido.
- Interpessoal: é o conflito entre duas pessoas. Quando as visões de mundo são mais distantes, ou quando uma tarefa é mais complexa, é comum que duas pessoas entrem em discordância.
Exemplo: Joaquim chega antes ao trabalho e liga o ar condicionado na temperatura de 17ºC. Fabíola, que não trabalha no mesmo setor nem na mesma sala, reclama da temperatura muito baixa porque tem medo de sofrer um choque térmico pela variação.
- Intragrupal: ocorre entre pessoas de um grupo, equipe ou time. Os membros do grupo podem ter o mesmo objetivo em mente, mas discordarem sobre como atingi-lo.
Exemplo: Marcos e Lucas são designers e colegas do time de marketing numa empresa. Marcos está há mais tempo na empresa e utiliza o programa “x” pra realizar os trabalhos. Lucas, o novato, afirma que o programa “y”, embora seja mais caro, é muito mais eficaz. Marcos e Lucas não abrem mão da sua opinião e agora estão em conflito sobre que programa utilizar.
- Intergrupal: aqui, um grupo entra em discordância com o outro quanto a alguma decisão, objetivo ou forma de realizar uma tarefa. Empresas grandes que possuem times diferentes trabalhando nos mesmos projetos experienciam esse tipo de conflito.
Exemplo: um projeto grande foi estabelecido numa empresa, e três grupos participarão, com diferentes responsabilidades. Um dos grupos sente, ao ver o cronograma, que ficarão sobrecarregados pela maior dificuldade das tarefas atribuídas a eles. Os outros dois grupos discordam. Há um conflito.
Qualquer conflito pode ser:
-
latente: quando escondido e não expresso; e
-
manifesto: quando as pessoas ou grupos se posicionam e se expressam quanto à discordância.
Em geral, o fato de um conflito ser manifesto já é uma boa indicação de saúde do ambiente laboral.
Mesmo que as discussões causem certo estresse e outras emoções negativas, a comunicação é o primeiro passo para a resolução, portanto é um bom sinal.
Soluções possíveis
Conflitos podem ser solucionados de várias maneiras.
Estabelecer procedimentos, padronizar ferramentas e recursos, desenhar fluxos de trabalho e regras gerais são formas de formalizar maneiras de ser e estar no ambiente de trabalho, e evitar o aparecimento de conflitos desnecessários.
De qualquer maneira, a comunicação é o elemento mais importante para a solução de conflitos.
Técnicas de negociação, reuniões, votações e outras estratégias são importantes para resolver conflitos de forma pacífica e satisfazer suficientemente os colaboradores.
Por outro lado, alguns conflitos tomam proporções exageradas e passam para outra categoria de problema no ambiente organizacional.
Entenda, agora, quando um conflito necessita de intervenção por se caracterizar como uma irregularidade.
Quando um conflito necessita de intervenção?
Se entendemos intervenção como uma medida mais grave e externa às soluções possíveis que acima citamos, um conflito necessita de intervenção quando ele se caracteriza como uma irregularidade.
Por exemplo: discordar sobre qual programa utilizar nos trabalhos de design é um conflito válido no ambiente de trabalho.
Entretanto, se Lucas insistisse em burlar um procedimento ou uma norma da empresa ao realizar seu trabalho, isso já não é caracterizado como um mero conflito, e sim como uma irregularidade.
Da mesma maneira, se um colaborador costuma implicar com o outro, questionar todas as suas decisões, acusá-lo com frequência e tratá-lo com desrespeito, isso talvez já não possa mais ser considerado um mero conflito, e sim um caso de assédio.
Consequentemente, é preciso sempre avaliar quando um conflito normal e esperado no ambiente de trabalho passa a ser uma situação extrema, que se qualifica como má conduta ou irregularidade, e necessita de intervenção.
Quando a denúncia pode resolver o problema
Quando o conflito ultrapassa o desentendimento e diferenças naturais entre pessoas e se qualifica como má conduta ou irregularidade, denunciar é a melhor solução.
São diversas as irregularidades que devem ser denunciadas:
- assédio sexual
- assédio moral
- bullying
- discriminação
- descumprimento de normativas
- entre outras.
Um Canal de Denúncias serve para o recebimento de irregularidades e tem o objetivo de identificá-las com velocidade, combatê-las e preveni-las.
Para irregularidades e más condutas, o melhor a fazer é denunciar, já que será necessário uma força maior para impedir que a pessoa cometa o desvio.
Conclusão
Conflitos cotidianos são naturais e necessários no ambiente de trabalho.
Expressar discordância, sugerir modificações e adaptações deve fazer parte das rotinas de trabalho, porque só assim é possível satisfazer minimamente a todos e garantir um bom clima organizacional.
Entretanto, conflitos de muita intensidade que ocorrem com frequência podem ser um sinal de que há uma irregularidade em jogo.
Para as irregularidades, más condutas e desvios no ambiente laboral, o Canal de Denúncias é a melhor solução.
Se você precisa entender melhor o que são as irregularidades para denunciá-las, leia nossos artigos do blog — abordamos as más condutas e desvios mais frequentes, e explicamos como identificá-los na prática.
Além disso, consulte o Código de Conduta da sua organização e tire dúvidas com os Recursos Humanos.