
- 01/03/2025
Como o Canal de Denúncia previne assédios no trabalho
- Tempo de Leitura: 05 Minutos
- 01/03/2025
Para um ambiente organizacional funcionar de forma produtiva, é necessário que certos pré-requisitos básicos estejam disponíveis.
Alguns deles são muito óbvios como, por exemplo, a estrutura física e os materiais necessários no dia a dia.
Outros, embora todos concordem sobre sua necessidade, são mais difíceis de visualizar ou de organizar num contexto real, tal como a estrutura “psicológica” do trabalho.
Essa estrutura psicológica pode ser compreendida como o ambiente resultante das interações no espaço corporativo.
As pessoas precisam se sentir razoavelmente:
-
Seguras.
-
Respeitadas.
-
Felizes.
Só assim podem desenvolver suas tarefas e atividades, e isso inclui ter um ambiente livre do assédio.
Neste artigo, você vai entender melhor a importância de prevenir assédios no ambiente organizacional e como o Canal de Denúncias pode ajudar.
Boa leitura!
Entendendo o assédio no ambiente de trabalho
Assédio é uma conduta abusiva que pode ocorrer no cotidiano.
O termo refere-se à ideia de perseguição, insistência e inconveniência. Infelizmente, os casos reais vão muito além da mera inadequação e são melhor entendidos como violências.
Veja a seguir quais são os tipos comuns de assédio no trabalho.
Tipos comuns de assédio no trabalho
Nas corporações, há dois tipos principais:
- assédio moral;
- assédio sexual.
Vamos caracterizar cada um deles e entender como eles se manifestam.
Assédio moral
O assédio moral é, resumidamente, a perseguição do trabalhador, submetendo-o a situações humilhantes e constrangedoras, afetando sua saúde mental e sua dignidade.
Para ser considerado assédio moral, o comportamento deve seguir um padrão, ocorrer com frequência, independentemente da posição hierárquica do agressor em relação à vítima.
O assédio pode ser horizontal (entre pessoas de mesmo nível hierárquico) e vertical (entre pessoas de nível hierárquico distinto), de forma ascendente ou descendente.
Alguns exemplos de assédio moral são:
- expor, em público, deficiências, defeitos ou incapacidades (ex.: com feedbacks, críticas, comentários, repreensão, etc.);
- questionar competências e habilidades constantemente, sem razão aparente;
- promover fofocas, comentários ofensivos e apelidos;
- fazer insinuações diretas ou indiretas para criar mal-estar;
- mudar de última hora um planejamento ou estabelecer tarefas com prazo impossível, para depois culpar a vítima pelo baixo desempenho;
- dentre outros.
É importante lembrar sempre que nem toda conduta é assédio.
Vez ou outra, talvez um líder cobre mais dos seus liderados por determinada necessidade, podendo surgir discussões e situações emocionalmente delicadas, conforme convivência entre as pessoas.
Para ser assédio moral, porém, a situação deve se dar repetidamente, caracterizar-se como um padrão de comportamento, ter a clara intenção de ferir psicologicamente a vítima e ter uma vítima definida, seja ela um indivíduo ou um grupo.
Isto é, situações pontuais ou casuais, normalmente não se caracterizam por assédio moral.
Outro ponto de atenção são as situações habituais advindas da obrigação dos chefes, na relação com seus subordinados, que não são consideradas assédio moral, tais como: demandar disciplina, qualidade nas tarefas, cumprimento de prazos, responsabilidade, entre outras. Obviamente, pressupõe-se sempre a supervisão ou cobrança sendo feita de maneira educada e civilizada.

Assédio sexual
O assédio sexual é a abordagem sexual ou comportamento de conotação sexual indesejado e inadequado, sem o consentimento da vítima.
Por exemplo:
- convites indesejados, insinuações e indiretas de caráter sexual;
- compartilhamento de conteúdos sexuais por redes sociais, etc.;
- comentários inconvenientes sobre características físicas da vítima;
- pressão e coação para contato de natureza sexual com ameaça ao emprego, à posição hierárquica e aos benefícios organizacionais da vítima.
Esses comportamentos ocorrem quando o assediador busca obter da vítima alguma satisfação de natureza sexual, seja por meio de intimidação ou chantagem.
Efeitos do assédio sobre colaboradores e empresas
Os efeitos do assédio podem ser graves na vida das vítimas e no ambiente de trabalho.
Principalmente quando aplicado por um longo período de tempo e, dependendo da magnitude da perseguição, o assédio pode afetar a saúde física e psíquica da vítima, ao:
- exacerbar condições já existentes;
- desencadear novos transtornos e síndromes.
Como consequência, seguem algumas doenças possíveis:
- síndrome de burnout;
- síndrome do estresse pós-traumático;
- pressão alta;
- transtornos de ansiedade e depressão;
- consumo de álcool e outras drogas;
- transtornos alimentares;
- transtornos do sono.
Desnecessário dizer que todos esses adoecimentos têm seu nível de gravidade, afetam consideravelmente o bem-estar das vítimas e têm alto custo para tratamento.
Além disso, têm um efeito nocivo importante para a capacidade de trabalhar e motivar-se, afetando autoestima, autoconceito, confiança e os níveis de esperança do indivíduo.
Casos mais severos podem perdurar por toda a vida e chegar até o suicídio, como visto em inúmeros casos conhecidos.
Como o Canal de Denúncias previne assédios no trabalho
Diante dessa situação, tão importante, grave e comum, é fundamental a empresa encontrar maneiras de combater e prevenir o assédio no trabalho.
Enquanto a conscientização assume um papel essencial no início desse processo, um instrumento é indispensável para **garantir que o assédio seja de fato vencido. **
Esse instrumento é o Canal de Denúncias.
Entenda a seguir como a ferramenta atua sobre o assédio e outras irregularidades nas empresas.
Identificação precoce de situações de assédio
Em especial no processo de implementação do Canal de Denúncias, os colaboradores são treinados e conscientizados sobre tais comportamentos, suas manifestações e como identificá-los.
Dessa forma, eles podem relatar quanto antes as suas suspeitas ou certezas e, assim, a detecção da irregularidade dentro da organização torna-se viável, pois, na maioria das vezes, o ato ocorre longe dos olhos da Alta Direção.
Importância do anonimato no Canal de Denúncias
O Canal de Denúncias é uma ferramenta de escuta dentro da instituição.
Ele fica à disposição dos funcionários, para que relatem qualquer situação indesejável que tenham sofrido, presenciado ou tomado ciência.
A empresa, por sua vez, se compromete em analisar cada relato e gerar algum resultado a partir da investigação.
Mas, para o seu uso ser efetivo e ser de interesse de todos, o Canal deve permitir o anonimato e garantir a confidencialidade, pois esses atributos dão a segurança necessária para o colaborador trazer a sua informação.
Vale destacar que, num estudo recente da Contato Seguro, mais de 80% das denúncias são anônimas. Você já pensou na grandeza do desperdício de informações se o canal não consentisse o anonimato?

Benefícios do Canal de Denúncias Corporativo na prevenção de assédios
Quando se disponibiliza efetivamente a ferramenta e as pessoas têm a segurança de denunciar, a empresa fica sabendo das possíveis irregularidades e pode fazer algo a respeito.
Se constatados os desvios de conduta ou práticas inadequadas, medidas disciplinares, advertências e estratégias diversas são utilizadas como uma forma de lidar com o problema, como o assédio na organização.
Com os funcionários conscientes de suas responsabilidades e da existência de um Canal de Denúncias confiável, certamente eles serão desestimulados a se engajarem na prática do assédio, significando assim uma das prevenções mais eficazes no seu combate.
No entanto, se mesmo assim, essa prática indesejada ocorrer, o Canal de Denúncias surge como a mais efetiva das ferramentas para sua detecção.
Melhoria do ambiente organizacional
A credibilidade do Canal de Denúncias, aliada a essa postura da organização em combater o assédio, confere ao ambiente organizacional mais leveza, tornando-o mais agradável, saudável e produtivo.
As pessoas sentem-se mais motivadas, felizes e respeitadas, com maiores níveis de bem-estar, influenciando diretamente nos resultados do time e da organização.
Fortalecimento da confiança entre colaboradores
Outra transformação clara é o fortalecimento da confiança entre colaboradores.
Situações de assédio ferem a confiança interpessoal numa empresa, já que sempre são situações complexas e que afetam o psicológico, não apenas das vítimas, mas também das pessoas em seu entorno.
Desse modo, ao mitigar essas irregularidades, a confiança pode ser restabelecida no ambiente de trabalho.
Com a confiança como regra, todos os processos e fluxos se tornam mais orgânicos e o trabalho se desenvolve de maneira mais eficaz e com mais qualidade.

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