- 04/06/2024
Como utilizar o Canal de Denúncia para relatar uma pessoa ou irregularidade no trabalho?
- Tempo de Leitura: 04 Minutos
- 04/06/2024
Encarar situações desconfortáveis e antiéticas no ambiente de trabalho colocam à prova o conhecimento dos colaboradores sobre o meio mais seguro e profissional para relatar irregularidades cometidas dentro da empresa.
Em momentos delicados assim, o Canal de Denúncia surge como uma poderosa ferramenta para proteger não apenas a organização, mas também os colaboradores que compõem sua força de trabalho.
É por meio desse recurso que você pode expressar preocupações, denunciar comportamentos que vão contra a cultura empresarial ou relatar atos ilícitos de forma confidencial, protegendo-se de retaliações e contribuindo para um ambiente mais justo.
Desde a implementação do Programa Empresa + Mulheres, conforme estipulado pela Lei 14.457/22, todas as empresas com Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA) são obrigadas a ter um Canal de Denúncias.
Descubra neste artigo como utilizar eficazmente o Canal de Denúncia com a garantia de proteção ao denunciante e o que esperar após o processo. Leia mais e saiba como fazer a diferença em seu local de trabalho!
Quais tipos de irregularidades no ambiente de trabalho posso relatar?
Desde casos de corrupção e fraudes financeiras até assédio moral, sexual e discriminação, o Canal de Denúncia oferece uma plataforma segura para apontar práticas nocivas que possam prejudicar o ambiente de trabalho e a reputação da empresa.
Por ser uma ferramenta versátil e abrangente, o Canal deve permitir que os colaboradores relatem uma ampla gama de violências no trabalho que possam acontecer entre funcionários, gestores e demais stakeholders (partes interessadas no andamento do negócio).
Uma garantia de que as questões sejam tratadas de maneira adequada e responsável. As preocupações serão ouvidas e investigadas de forma imparcial, o que contribui para a produção de provas que podem levar à responsabilização dos autores dos atos ilícitos.
Quanto à segurança do uso do Canal de Denúncia, é importante destacar que, quando implementado como um serviço externo, a ferramenta é gerenciada por uma empresa terceirizada especializada.
No caso do Canal de Denúncia oferecido pela Contato Seguro, há um alto nível de segurança e confidencialidade para o denunciante, incluindo a possibilidade de relatar anonimamente e proteção dos dados pessoais.
Com essa abordagem, o Canal de Denúncia nas empresas se torna mais confiável e eficaz, incentivando os colaboradores a relatarem irregularidades com maior frequência por não existir o risco de ser identificado e penalizado.
Como líder no Brasil em Canal de Denúncia, a Contato Seguro entende a importância de oferecer uma solução completa para organizações que buscam promover um ambiente de trabalho transparente e ético para todo o seu quadro de funcionários.
Preparando-se para fazer uma denúncia
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Entenda as políticas da empresa
Antes de fazer uma denúncia, certifique-se de entender as políticas da empresa relacionadas a denúncias, ética e conduta no local de trabalho. Isso pode estar disponível no manual do colaborador, código de ética ou políticas internas da organização. 2) ### Reúna informações relevantes Liste todas as informações relevantes sobre o incidente que está relatando, como datas, horários, locais, nomes de pessoas envolvidas e quaisquer evidências que você possa ter.
Para facilitar esse processo, escreva um rascunho da denúncia que você pretende fazer para garantir que ela será precisa. Descreva os detalhes do incidente que aconteceu com você ou com um(a) colega de trabalho. 3) ### Acesse o Canal de Denúncia disponibilizado pela empresa Muitas entidades têm vários canais para relatar denúncias, como uma plataforma online, um número de telefone dedicado ou um endereço de e-mail específico.
Escolha aquele que você se sinta mais confortável em usar e que seja mais apropriado para o seu tipo de denúncia conforme indicado pela política interna da empresa. 4) ### Mantenha a confidencialidade Se desejar manter sua identidade confidencial ao fazer a denúncia, confirme se o canal de denúncias oferece a opção de fazer uma denúncia anonimamente.
Aproveite o momento da denúncia para sanar suas dúvidas sobre os próximos passos com o atendente e evite fazer comentários sobre o assunto com outros colaboradores.
Quem irá ler minha denúncia?
Ao utilizar o Canal de Denúncia disponibilizado pelo seu empregador, é natural que você se pergunte quem estará do outro lado, pronto para analisar e agir diante da sua denúncia.
Saiba que sua voz será ouvida por profissionais capacitados e comprometidos em garantir um ambiente de trabalho ético e seguro para todos os colaboradores.
Todos os profissionais envolvidos no processo, desde os investigadores até os membros do Comitê de Análise, devem receber treinamento e orientações objetivas sobre como lidar com situações sensíveis e realizar uma avaliação equilibrada e imparcial.
Os procedimentos precisam ser claros sobre como os colaboradores que atuam na gestão do Canal de Denúncias da empresa devem agir, suas responsabilidades e os documentos a serem preenchidos.
O que esperar após a denúncia
Inicialmente, sua denúncia passará por uma análise minuciosa dos dados coletados para que seja determinada a veracidade e a relevância das informações fornecidas.
Se confirmada a legitimidade, ela será encaminhada para elaboração de um plano de investigação.
Esteja preparado para fornecer informações adicionais durante a condução da investigação, se necessário. É crucial cooperar com os procedimentos da empresa.
Após o encerramento da investigação, são adotadas medidas disciplinares quando necessário e ações são definidas para evitar a reincidência do comportamento ilícito.
Todo esse processo é registrado e monitorado com base em indicadores do sistema, garantindo transparência e accountability (responsabilização) em cada etapa.
Conclusão
Como pudemos ver, cabe ao Canal de Denúncia ser a sua melhor ferramenta para contribuir na promoção da transparência e integridade no local de trabalho.
A implementação desse tipo de plataforma nas organizações também é uma importante adequação à legislação vigente, especialmente para empresas com CIPA – que devem implantar um Canal de Denúncias conforme exigido pela Lei 14.457.
A conformidade com a norma de 2022 é um compromisso público da empresa com o Programa Empresa + Mulheres, previsto pela recente lei e que estabelece medidas para proporcionar um ambiente de trabalho seguro e livre de assédios, visando a igualdade e a diversidade no ambiente corporativo.
Portanto, se sua empresa ainda não implementou um Canal de Denúncia, é crucial agir o quanto antes para cumprir com as exigências legais. A Contato Seguro está aqui para auxiliá-lo nesse processo!
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