- 08/06/2024
Canais de Denúncia: Entenda os benefícios para o denunciante
- Tempo de Leitura: 04 Minutos
- 08/06/2024
Um Canal de Denúncia na empresa é um sistema estabelecido para permitir que funcionários relatem condutas inadequadas ou ilícitas, como assédio, discriminação e fraudes.
A ferramenta de transparência corporativa obedece a um processo estruturado, que vai desde a captação confidencial dos relatos até a resolução das denúncias.
Todas as etapas devem favorecer uma investigação imparcial, resultando na adoção de medidas disciplinares eficazes que ajudam a evitar a reincidência.
Como possível denunciante, é essencial que você compreenda os benefícios do Canal de Denúncias antes de utilizá-lo, pois isso te capacita a aproveitar ao máximo os recursos disponíveis para proteger seus direitos de trabalhador(a).
Para saber mais, continue a leitura e veja a seguir as principais vantagens dos Canais de Denúncia nas empresas para quem vai fazer a denúncia!
A necessidade de Canais de Denúncia nas empresas
Em um cenário corporativo cada vez mais dinâmico, os Canais de Denúncia se tornaram protagonistas na manutenção da integridade e transparência nas organizações. Mas por que exatamente a sua presença é tão vital?
Podemos dizer que a importância dos Canais de Denúncia é multifacetada. Em primeiro lugar, eles servem como um mecanismo de detecção precoce de irregularidades, permitindo que as empresas identifiquem e abordem questões antes que se tornem prejuízos financeiros e legais.
A simples existência de um Canal de Denúncia pode ter um efeito desencorajador sobre comportamentos antiéticos, pois os funcionários são mais propensos a pensar nas consequências antes de se envolverem em atividades impróprias.
Já na perspectiva da conformidade, a recente aprovação de diversas leis que exigem a implementação de Canais de Denúncia têm funcionado como medida de conscientização para as organizações sobre os direitos de trabalhar em um ambiente justo, ético e igualitário.
A Lei 14.457/22, conhecida como Emprega + Mulheres, e a Lei 14.611/23, tratada como Lei da Igualdade Salarial, são exemplos de normas que obrigam empresas com CIPA a implementar mecanismos eficazes de denúncia no local de trabalho.
A Contato Seguro, líder no Brasil como provedora de soluções de Canal de Denúncia, analisou os principais indicadores sobre os 112 mil relatos recebidos pelos seus Canais em empresas de diversos segmentos em 2022.
O estudo ressalta a diversidade de situações que podem ser abordadas por meio desses Canais e podem ser identificadas dentro de 3 categorias:
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Relações interpessoais: relatos de assédio moral, assédio sexual, conflitos físicos, relações afetivas e questões práticas como irregularidades relacionadas à jornada de trabalho;
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Patrimonial e institucional: vazamento de informações, favorecimento de terceiros, desvios de ativos e fraudes, mau uso de ativos, violação das normas de segurança e violação de políticas internas.
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Legal e outros casos: violação de leis em geral, questões de SAC (temas típicos das relações de consumo) e demais situações.
Como colaborador(a), é fundamental reconhecer o momento adequado para recorrer ao Canal de Denúncias da empresa. Isso garantirá a boa conduta no ambiente de trabalho e fornecerá meios para a empresa solucionar questões internas de forma mais rápida e objetiva.
Confira também: 10 dicas sobre Canal de Denúncias por Wagner Giovanini.
Benefícios dos Canais de Denúncia para o Denunciante
A seguir, destacamos algumas das vantagens que os trabalhadores podem obter ao fazer uso desses recursos de transparência e ética empresarial:
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Segurança e confidencialidade: Os Canais de Denúncia oferecem um meio seguro e confidencial para relatar preocupações no ambiente de trabalho;
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Anonimato: Garantem o anonimato dos denunciantes, permitindo que expressem suas preocupações sem o medo de perseguição e retaliação dos colegas de trabalho;
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Contribuição para uma cultura ética: Ao denunciar, os colaboradores contribuem para promover uma cultura organizacional mais ética e transparente;
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Proteção dos interesses individuais: Ajuda a proteger os interesses individuais dos denunciantes, garantindo que suas manifestações sejam ouvidas e tratadas adequadamente;
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Amparo à reputação da empresa: A identificação e correção precoce de comportamentos antiéticos ajudam a preservar a reputação e a integridade da empresa;
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Sensação de empowerment (empoderamento): Os denunciantes são convidados a tomar uma posição contra comportamentos inadequados e apoiar a cultura participativa da empresa;
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Promoção de um ambiente de trabalho justo: Contribui para a construção de um local de trabalho mais respeitoso e seguro para todos os colaboradores, independente de raça, gênero, idade ou orientação sexual;
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Ferramenta para promover mudanças positivas: Proporciona aos colaboradores uma ferramenta para promover mudanças positivas no seu cotidiano e nas comunidades das quais faz parte (equipe de trabalho, departamento e organização como um todo).
Conclusão
Como pudemos ver, os Canais para Denúncia são um meio seguro e confidencial para os colaboradores manifestarem preocupações relacionadas a comportamento que descumprem os Códigos de Ética e Conduta da organização em que trabalham.
Ao adotar estratégias para utilizar esses Canais de forma eficaz, os colaboradores podem contribuir significativamente para o fortalecimento da ética corporativa e o bem-estar organizacional como um todo.
É importante ressaltar que a Contato Seguro se destaca como líder na implementação e gestão de Canais de Denúncias, oferecendo uma plataforma acessível e confiável para os denunciantes.
Com opções de denúncia via website, aplicativo ou telefone, disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, a Contato Seguro garante que os colaboradores tenham as ferramentas adequadas para construir um ambiente de trabalho saudável.
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