- 04/04/2024
O que é assédio verbal? Como isso acontece no ambiente de trabalho?
- Tempo de Leitura: 07 Minutos
- 04/04/2024
O assédio verbal pode ser entendido como uma tipificação do assédio moral e caracteriza-se como violência psicológica.
No ambiente de trabalho, o assédio é uma das condutas que podem ocorrer e, se não for evitado, gera prejuízos para os indivíduos e para a organização.
Neste artigo, você vai entender melhor o que é assédio verbal, como ocorre o assédio verbal no trabalho e o que fazer a respeito.
Vamos começar?
O que é assédio verbal?
O assédio verbal é um tipo de assédio moral ou psicológico. Se caracteriza pelo uso da comunicação violenta — crítica excessiva e infundada, xingamentos, humilhação, desrespeito, ameaça, entre outros. A manipulação, o engano e a falta de consideração pelo próximo são o padrão desse comportamento.
A prática do assédio verbal pode ser entendida como uma forma de perseguição, intimidação e violência.
Por meio das palavras, o agressor pode humilhar a vítima, gerar sentimentos de culpa injustificada, dúvida de si mesmo, baixa autoestima e auto-degradação.
Alguns comportamentos desse tipo de assédio são facilmente identificados:
- críticas excessivas e injustificadas;
- responsabilização injustificada por erros;
- insultos e xingamentos;
- linguagem manipulativa;
- interrogatório injusto, que leva à culpabilização errônea;
- piadas ofensivas;
- exposição da vítima.
O assédio verbal no trabalho é uma conduta grave, que pode implicar em prejuízos significativos para a vítima e para a organização.
O que é violência psicológica?
A violência psicológica ocorre quando, por meio de comportamentos como assédio, comunicação violenta ou abusiva, ameaça, condenação, entre outros, causam um abalo emocional e psíquico na vítima.
O assédio verbal é um tipo de assédio moral, que também é entendido como violência psicológica.
Sofrer violência psicológica pode levar a vítima a desenvolver quadros patológicos, como transtornos de ansiedade, de depressão, e outros problemas como baixa autoestima, perda do senso de valor pessoal, síndrome de burnout ou síndrome do pânico, e assim por diante.
Como acontece o assédio verbal no trabalho?
O assédio verbal no trabalho manifesta-se de diferentes maneiras. Os agressores e as vítimas podem ser qualquer membro da organização: líderes, de hierarquia mais alta ou mais baixa, colaboradores em todas as posições.
A violência verbal pode se expressar de maneira mais direta ou encoberta, mas, para ser considerado assédio moral e verbal, o comportamento deve ser repetitivo e ter uma vítima específica (seja um indivíduo ou um grupo).
Assim, o assédio verbal no trabalho chamará a atenção por ter um agressor que, em determinado momento, começa a tratar alguém (vítima), com desrespeito, insinuações, ameaças, linguagem violenta e outros comportamentos parecidos, com uma frequência identificável.
Tipos e exemplos de assédio verbal
São tipos e exemplos de assédio verbal:
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insultos: chamar a vítima de “idiota”, “burro”, “incompetente”, “preguiçoso”, dentre outras palavras pejorativas.
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insinuações: por exemplo, se algo some do local do trabalho, ou se um instrumento quebra, insinuar que foi a vítima que roubou ou quebrou o objeto. O agressor pode dizer coisas do tipo “Você foi o último a usar o objeto, não foi?”, “Fulano foi o último a sair do escritório ontem”, etc., insinuando a culpa da vítima e expondo-a dessa forma aos colegas. Isso pode ser feito em tom de “brincadeira”, mas que, com a repetição e outros comportamentos, caracteriza-se como assédio verbal.
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ameaças: ao confrontar um erro cometido pela vítima (real ou atribuído), o agressor pode dizer coisas do tipo “pode começar a procurar outro emprego”, “você achou que ia conseguir aquela promoção, não é?”, “vamos ver como vai ficar sua situação daqui pra frente”. Essas frases são ditas em tom de ameaça velada, de forma humilhante e agressiva. Com frequência, o agressor abre mão das advertências e conversas mais formais e repete insinuações e ameaças desse tipo cotidianamente.
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humilhação: da mesma maneira, a pessoa que comete o assédio verbal, ao avaliar o trabalho ou comportamento do seu subordinado ou colega, não fará uma avaliação formal e baseada nos critérios de competência. O assediador irá exagerar os erros do colaborador, associando-os a uma falta grave de caráter ou personalidade. Ele pode dizer coisas do tipo “você é um preguiçoso, por isso nunca vai conseguir fazer nada direito”, “você nunca presta atenção em nada”, “todo mundo consegue fazer e você não”. Isso qualifica a pessoa de forma definitiva, não deixando margem para pequenas correções.
O contrário do assédio verbal no trabalho é a comunicação não violenta. Veja alguns exemplos de frases que mudam completamente de sentido e de efeito quando são proferidas com respeito e consideração ao próximo:
Assédio verbal/Comunicação violenta | Comunicação NÃO violenta/ saudável |
---|---|
“Você não faz nada direito!” | “Você está cometendo alguns erros neste e naquele ponto. Como acha que é possível melhorar e como posso ajudar?” |
“Por que essa preguiça toda? Não dormiu direito hoje?” | “Percebi que você parece mais cansado e abatido hoje. Aconteceu alguma coisa?” |
“Você ainda não entregou a tarefa? Que lerdeza!” | “Você acredita que consegue acelerar essa entrega? É muito importante que seja feita hoje! Precisa de ajuda?” |
“Não aguenta a pressão? Pode pedir suas contas.” | “Você acha que está sobrecarregado pelo trabalho? Podemos negociar uma forma melhor para atingirmos os objetivos?” |
Quando há comunicação saudável no ambiente de trabalho, sempre se assume a melhor intenção da parte do outro, a princípio.
Por isso, existem procedimentos para abordar o decréscimo de produtividade, ou a ocorrência de erros mais frequentes.
Dessa maneira, é preciso lidar com esses problemas de maneira objetiva e com empatia.
Problemas desse tipo devem ser investigados junto com a pessoa: ela pode estar passando por um momento difícil na vida pessoal, estar com alguma doença, não se adaptou a um processo de trabalho, etc.
Caso se perceba que existe verdadeiramente um problema de comportamento que se aproxima da má conduta, da recusa às obrigações e responsabilidades, aí sim é preciso tomar as medidas formais e protocolares, como treinamentos, advertências, e assim por diante.
Portanto, não há justificativa para importunar e assediar verbalmente nem aquele funcionário ou colega que tem culpa ou que está agindo mal no ambiente de trabalho.
Algumas situações não se configuram como assédio verbal no trabalho
Situações pontuais de agravamento emocional que resultem em uma verbalização mais agressiva, culpabilização injustificada, na discussão agressiva (o que chamamos de bate-boca), etc., não devem ser consideradas como assédio verbal.
Muitas vezes acontece de, frente a um projeto, entrega ou período mais difícil, o ambiente de trabalho tornar-se mais tenso, e os colaboradores submetidos a maior pressão.
Isso pode levar à hipersensibilidade emocional pontual, que gera essas situações. Quando não se trata de assédio, essas situações serão apaziguadas pelos pedidos de desculpas, conversas, e pela instauração imediata da ordem anterior.
Impactos negativos no ambiente de trabalho
Os impactos negativos do assédio verbal no trabalho atingem desde os indivíduos (vítimas e pessoas ao redor), até a organização como um todo.
Para o trabalhador:
Para a vítima que sofre a agressão, podemos ter como resultados o que acontece em geral quando se sofre violência e trauma:
- baixa autoestima;
- desgaste psicológico;
- abalo emocional;
- desenvolvimento ou desencadeamento de transtornos psíquicos (ansiedade, depressão, burnout)
- ameaça sua condição de empregado;
- diminuição da qualidade de vida.
Para empresas e empregadores:
Para as empresas e empregadores, uma ou várias situações de assédio verbal podem abalar as equipes e a organização como um todo, por meio de:
- redução da produtividade;
- piora do clima organizacional;
- desmotivação;
- perda de talentos (se as vítimas e colegas pedirem demissão);
- desestabilização dos processos;
- multas e sanções decorrentes, caso a vítima denuncie no Ministério do Trabalho e Emprego.
O que fazer em caso de assédio verbal no ambiente de trabalho?
Casos de assédio moral, psicológico e verbal devem ser denunciados, pois constituem uma prática nociva para os indivíduos e para o ambiente de trabalho.
É importante lembrar que nem toda denúncia gera impactos radicais, como a demissão das pessoas envolvidas. Frequentemente, uma advertência ou outra consequência disciplinar mais branda pode ser a escolha mais correta, é claro, a depender do caso.
A necessidade de denunciar aparece justamente para que esses comportamentos sejam corrigidos — para que algo seja feito a seu respeito, para que o assédio não continue acontecendo sem nenhum entrave — e para que sejam prevenidos.
Existe um prazo para a denúncia?
A denúncia pode ser realizada a qualquer momento. Mas, para a resolução, cada relato, a depender da gravidade do caso, terá um prazo diferente.
O andamento da apuração e o resultado dependerão da quantidade de demanda para o Comitê de Ética, do tamanho do Comitê, de quantos profissionais estão engajados nesses processos, etc.
Forma correta de apresentar uma denúncia de assédio verbal
Para apresentar uma denúncia de assédio moral ou verbal, assim como qualquer tipo de denúncia, é fundamental que você tenha uma boa descrição de o que aconteceu, quando, e como.
Detalhes sobre o local, as pessoas envolvidas, testemunhas, e assim por diante, também são importantes.
Sempre que possível, o Canal solicitará que você apresente documentos, fotografias, vídeos e outros materiais que possam provar que o assédio aconteceu.
O Canal de Denúncias é intuitivo e auto-explicativo, portanto você não terá muitas dúvidas ao utilizá-lo. A ferramenta te ajuda em todos os passos da denúncia.
Caso você fale com um psicólogo-ouvidor, ele ou ela também irá conduzir a entrevista para te ajudar a responder a todos os itens necessários.
É possível evitar assédio verbal?
A melhor maneira de se evitar assédio verbal é pela implementação do Canal de Denúncias e o fortalecimento do Código de Conduta, com treinamentos de sensibilização e conscientização sobre essa má conduta.
Em primeiro lugar, os colaboradores devem saber o que é o assédio verbal, seus malefícios, e a importância de não incorrer na prática.
Depois disso, o Canal de Denúncias servirá para detectar e combater os casos insistentes.
Quando o Canal identifica e apura os casos, levando a consequências disciplinares reais, a tendência é que a má conduta ocorra cada vez menos.
Conclusão
Más condutas fazem parte do ambiente corporativo, e embora talvez seja impossível erradicá-las, as organizações têm o dever de combatê-las e preveni-las.
Uma das más condutas nocivas que podem ocorrer é o assédio verbal — uma tipificação do assédio moral e da violência psicológica.
Pode-se abordar o problema pelo fortalecimento do Código de Conduta e treinamentos, mas, a principal ferramenta para identificar e combater o assédio verbal no trabalho é o Canal de Denúncias.
A Contato Seguro possui uma plataforma completa para que sua empresa comece a identificar as irregularidades presentes, e efetivamente reduza esses casos.
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