- 07/08/2024
Principais tipos de denúncias no ambiente de trabalho: saiba identificar
- Tempo de Leitura: 04 Minutos
- 07/08/2024
Ambientes de trabalho em qualquer tipo de empresa estão sujeitos a sofrer com irregularidades, más condutas e desvios.
Denúncias são importantes instrumentos para detecção, combate e prevenção desses problemas.
Empresas que fornecem Canais de Denúncias realizam estudos sobre suas ferramentas para coletar e aferir dados sobre as irregularidades nas organizações.
Essas pesquisas são importantes, porque mostram o quanto os Canais são efetivos dentro das empresas, quais são os principais tipos de desvios constatados e a porcentagem de denúncias anônimas.
Organizações podem utilizar esses insights para promover melhorias na recepção e apuração das denúncias, bem como melhorar o próprio Canal de Denúncias.
Neste artigo, vamos analisar alguns estudos para indicar:
-
os principais tipos de denúncias no ambiente de trabalho;
-
quem são os autores das irregularidades;
-
se houve mudança significativa nos números; e
-
estabelecer um panorama geral para estrategizar instrumentos de denúncias dentro da sua organização.
Vamos começar? Boa leitura!
Principais tipos de denúncias no ambiente de trabalho: como estão os índices?
Estudos diversos¹,²,, inclusive o Estudo do Cenário de Denúncias nas Empresas da Contato Seguro, apontaram padrões nas denúncias realizadas no ambiente de trabalho.
Aqui, vamos destacar três dados que se assemelham entre essas pesquisas: tipo de irregularidade, perfil dos autores apontados e tipo de denúncia (anônima versus identificada).
Tipo de irregularidade
Quanto ao tipo de problema reportado, a grande maioria é sobre Relacionamentos Interpessoais.
Denúncias sobre relacionamentos interpessoais envolvem:
- assédio sexual e moral;
- abuso de poder;
- agressões físicas; e
- outros desvios comportamentais.
Os 2º e 3º lugares em tipos de denúncias no ambiente de trabalho variam entre violações de legislações externas e internas, desvios de outras naturezas, questões de segurança do trabalho, e assim por diante.
Perfil dos autores apontados
Em geral, são os líderes e gestores os autores (apontados) da maior parte das irregularidades.
Importante lembrar que nem sempre as denúncias são apuradas e procedentes. Uma parte delas é improcedente e portanto não podemos dizer que todas as denúncias de líderes e gestores correspondem a irregularidades reais.
Tipo de denúncia (anônima versus identificada)
As denúncias anônimas continuam sendo campeãs em número.
Grande parte dos manifestantes preferem as denúncias anônimas, pois isso protege sua identidade, e os coloca fora do risco de retaliação.
Sem revelar a própria identidade, manifestantes asseguram que ninguém agirá mal contra eles por vingança.
Por outro lado, um estudo mostrou que a maior parte dos manifestantes aponta nominalmente o autor da irregularidade — o infrator. Isso demonstra a confiança no instrumento.
O que é um canal de denúncias no ambiente de trabalho?
Um Canal de Denúncias é um importante meio para identificar irregularidades, desvios e más condutas no ambiente de trabalho.
Trata-se de uma plataforma especializada para relatos sobre ocorrências dentro das empresas.
Como ele funciona?
Funciona assim: imagine que você está no seu setor, trabalhando num dia qualquer, e vê um colega adulterando uma folha de pagamento.
Ou, outra situação: você vê um líder assediando um liderado, ou um colega negligenciando o uso do Equipamento de Proteção Individual.
Os diretores da organização, responsáveis últimos para a resolução desse tipo de problema, não possuem meios para descobrir ou averiguar essas situações.
O Canal de Denúncias é, portanto, o meio possível de conectar colaboradores, fornecedores e parceiros à alta direção para contar sobre esse tipo de situação.
É claro que isso não é feito de forma direta. O colaborador não liga diretamente para o diretor da empresa e conta o que viu. Quase ninguém está disposto a arriscar dessa maneira a própria posição.
Especialmente no caso em que os infratores são superiores hierárquicos, há muito temor (justificado) de se sofrer retaliação — de perder o emprego, benefícios, ou de ser alienado no local de trabalho, após a denúncia, pelo próprio infrator.
Dessa maneira, o Canal sistematiza as denúncias, permitindo o anonimato e a confidencialidade, e estruturando o relato, para que ele fique mais completo, mais específico, e pronto para a apuração.
É o Canal de Denúncias que realiza a gestão dos relatos, deixando-os prontos para a análise pelo Comitê de Ética, que só após verificar a validade da denúncia, repassa a situação para os diretores aplicarem medidas preventivas, responsabilização, etc.
Por que ter um Canal de Denúncias é tão importante?
Ter um Canal de Denúncias é tão importante porque, sem ele, as irregularidades, más condutas e desvios passam despercebidos pela direção e, portanto, continuam acontecendo.
A mera presença de um Canal de Denúncias na organização já desmotiva potenciais infratores a cometerem irregularidades.
Portanto, ele é um instrumento preventivo.
Se funcionar bem, o Canal é capaz de identificar as irregularidades e atuar diretamente sobre elas.
Assim, o número de desvios diminui radicalmente, gerando, dentre outros benefícios:
- melhorias no clima organizacional;
- mais motivação e produtividade;
- melhores condições (materiais e interpessoais) de trabalho;
- fortalecimento da reputação e da imagem da organização; e
- minimiza problemas com o Ministério do Trabalho, além de multas e sanções.
Principais tipos de canais disponíveis
Canais de Denúncia podem ter estruturas diversas, mas idealmente, deve ser disponibilizado 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, e os relatos podem ser realizados via:
- site;
- 0800;
- aplicativo.
Hoje, o Canal de Denúncias da Contato Seguro permite a denúncia 100% anônima e confidencial via Whatsapp, inovando completamente a experiência da denúncia para o relator.
No aplicativo mais usado pelos brasileiros, disponibilizamos uma Assistente Virtual com IA Generativa, que auxilia no passo a passo da denúncia, compreendendo as mensagens mesmo quando confusas ou com erros gramaticais, gerando perguntas pertinentes para a qualificação da denúncia, e gerando resumos e feedbacks durante o processo.
Tudo isso torna a denúncia mais fácil, dá confiança aos manifestantes e qualifica o relato para melhores resultados.
Conclusão
Canais de Denúncias bem estruturados geram benefícios diversos às organizações.
Estudos demonstram padrões nas denúncias, mas é preciso se atentar para os dados que variam: podem ter a ver com a especificidade da sua organização.
Os padrões permitem que empresas compreendam a natureza das irregularidades dentro de seus limites e apliquem estratégias eficazes de enfrentamento e prevenção.
Com a implementação do Canal de Denúncias, o processo de melhoria nos comportamentos, processos e fluxos da organização se torna constante, pois as irregularidades sempre estão sob a lupa da direção.
Se a sua empresa ainda não possui um Canal de Denúncias, preencha o formulário ao lado e fale diretamente com um de nossos especialistas. A Contato Seguro pode ajudar!
Referências: