Principais tipos de denúncias no ambiente de trabalho: saiba identificar
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  • 07/08/2024

Principais tipos de denúncias no ambiente de trabalho: saiba identificar

  • Tempo de Leitura: 04 Minutos
  • 07/08/2024

Ambientes de trabalho em qualquer tipo de empresa estão sujeitos a sofrer com irregularidades, más condutas e desvios.

Denúncias são importantes instrumentos para detecção, combate e prevenção desses problemas.

Empresas que fornecem Canais de Denúncias realizam estudos sobre suas ferramentas para coletar e aferir dados sobre as irregularidades nas organizações.

Essas pesquisas são importantes, porque mostram o quanto os Canais são efetivos dentro das empresas, quais são os principais tipos de desvios constatados e a porcentagem de denúncias anônimas.

Organizações podem utilizar esses insights para promover melhorias na recepção e apuração das denúncias, bem como melhorar o próprio Canal de Denúncias.

Neste artigo, vamos analisar alguns estudos para indicar:

  • os principais tipos de denúncias no ambiente de trabalho;

  • quem são os autores das irregularidades;

  • se houve mudança significativa nos números; e

  • estabelecer um panorama geral para estrategizar instrumentos de denúncias dentro da sua organização.

Vamos começar? Boa leitura!

Principais tipos de denúncias no ambiente de trabalho: como estão os índices?

Estudos diversos¹,²,, inclusive o Estudo do Cenário de Denúncias nas Empresas da Contato Seguro, apontaram padrões nas denúncias realizadas no ambiente de trabalho.

Aqui, vamos destacar três dados que se assemelham entre essas pesquisas: tipo de irregularidade, perfil dos autores apontados e tipo de denúncia (anônima versus identificada).

Tipo de irregularidade

Quanto ao tipo de problema reportado, a grande maioria é sobre Relacionamentos Interpessoais.

Denúncias sobre relacionamentos interpessoais envolvem:

  • assédio sexual e moral;
  • abuso de poder;
  • agressões físicas; e
  • outros desvios comportamentais.

Os 2º e 3º lugares em tipos de denúncias no ambiente de trabalho variam entre violações de legislações externas e internas, desvios de outras naturezas, questões de segurança do trabalho, e assim por diante.

Perfil dos autores apontados

Em geral, são os líderes e gestores os autores (apontados) da maior parte das irregularidades.

Importante lembrar que nem sempre as denúncias são apuradas e procedentes. Uma parte delas é improcedente e portanto não podemos dizer que todas as denúncias de líderes e gestores correspondem a irregularidades reais.

tipos de denuncias no ambiente de trabalho

Tipo de denúncia (anônima versus identificada)

As denúncias anônimas continuam sendo campeãs em número.

Grande parte dos manifestantes preferem as denúncias anônimas, pois isso protege sua identidade, e os coloca fora do risco de retaliação.

Sem revelar a própria identidade, manifestantes asseguram que ninguém agirá mal contra eles por vingança.

Por outro lado, um estudo mostrou que a maior parte dos manifestantes aponta nominalmente o autor da irregularidade — o infrator. Isso demonstra a confiança no instrumento.

O que é um canal de denúncias no ambiente de trabalho?

Um Canal de Denúncias é um importante meio para identificar irregularidades, desvios e más condutas no ambiente de trabalho.

Trata-se de uma plataforma especializada para relatos sobre ocorrências dentro das empresas.

Como ele funciona?

Funciona assim: imagine que você está no seu setor, trabalhando num dia qualquer, e vê um colega adulterando uma folha de pagamento.

Ou, outra situação: você vê um líder assediando um liderado, ou um colega negligenciando o uso do Equipamento de Proteção Individual.

Os diretores da organização, responsáveis últimos para a resolução desse tipo de problema, não possuem meios para descobrir ou averiguar essas situações.

O Canal de Denúncias é, portanto, o meio possível de conectar colaboradores, fornecedores e parceiros à alta direção para contar sobre esse tipo de situação.

É claro que isso não é feito de forma direta. O colaborador não liga diretamente para o diretor da empresa e conta o que viu. Quase ninguém está disposto a arriscar dessa maneira a própria posição.

Especialmente no caso em que os infratores são superiores hierárquicos, há muito temor (justificado) de se sofrer retaliação — de perder o emprego, benefícios, ou de ser alienado no local de trabalho, após a denúncia, pelo próprio infrator.

Dessa maneira, o Canal sistematiza as denúncias, permitindo o anonimato e a confidencialidade, e estruturando o relato, para que ele fique mais completo, mais específico, e pronto para a apuração.

É o Canal de Denúncias que realiza a gestão dos relatos, deixando-os prontos para a análise pelo Comitê de Ética, que só após verificar a validade da denúncia, repassa a situação para os diretores aplicarem medidas preventivas, responsabilização, etc.

Por que ter um Canal de Denúncias é tão importante?

Ter um Canal de Denúncias é tão importante porque, sem ele, as irregularidades, más condutas e desvios passam despercebidos pela direção e, portanto, continuam acontecendo.

A mera presença de um Canal de Denúncias na organização já desmotiva potenciais infratores a cometerem irregularidades.

Portanto, ele é um instrumento preventivo.

Se funcionar bem, o Canal é capaz de identificar as irregularidades e atuar diretamente sobre elas.

Assim, o número de desvios diminui radicalmente, gerando, dentre outros benefícios:

  • melhorias no clima organizacional;
  • mais motivação e produtividade;
  • melhores condições (materiais e interpessoais) de trabalho;
  • fortalecimento da reputação e da imagem da organização; e
  • minimiza problemas com o Ministério do Trabalho, além de multas e sanções.

Principais tipos de canais disponíveis

Canais de Denúncia podem ter estruturas diversas, mas idealmente, deve ser disponibilizado 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, e os relatos podem ser realizados via:

  • site;
  • 0800;
  • aplicativo.

Hoje, o Canal de Denúncias da Contato Seguro permite a denúncia 100% anônima e confidencial via Whatsapp, inovando completamente a experiência da denúncia para o relator.

No aplicativo mais usado pelos brasileiros, disponibilizamos uma Assistente Virtual com IA Generativa, que auxilia no passo a passo da denúncia, compreendendo as mensagens mesmo quando confusas ou com erros gramaticais, gerando perguntas pertinentes para a qualificação da denúncia, e gerando resumos e feedbacks durante o processo.

Tudo isso torna a denúncia mais fácil, dá confiança aos manifestantes e qualifica o relato para melhores resultados.

Quer fazer uma denuncia?

Conclusão

Canais de Denúncias bem estruturados geram benefícios diversos às organizações.

Estudos demonstram padrões nas denúncias, mas é preciso se atentar para os dados que variam: podem ter a ver com a especificidade da sua organização.

Os padrões permitem que empresas compreendam a natureza das irregularidades dentro de seus limites e apliquem estratégias eficazes de enfrentamento e prevenção.

Com a implementação do Canal de Denúncias, o processo de melhoria nos comportamentos, processos e fluxos da organização se torna constante, pois as irregularidades sempre estão sob a lupa da direção.

Se a sua empresa ainda não possui um Canal de Denúncias, preencha o formulário ao lado e fale diretamente com um de nossos especialistas. A Contato Seguro pode ajudar!

Referências:

  1. Estudo revela principais denúncias no trabalho em 2023 com assédio moral em primeiro lugar
  2. Como implementar um Canal de Denúncias nas empresas.
  3. Contato Seguro. Canal de Denúncias: um estudo do cenário de denúncias nas empresas.
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