Quais são as tecnologias utilizadas para proteger a identidade do denunciante?
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  • 14/03/2025

Quais são as tecnologias utilizadas para proteger a identidade do denunciante?

  • Tempo de Leitura: 05 Minutos
  • 14/03/2025

Quando o assunto é escutar o coração das empresas, devemos lembrar que a proteção da identidade do denunciante é um dos fatores mais importantes para incentivar denúncias de irregularidades no ambiente de trabalho.

Para dar voz às pessoas, precisamos dar segurança a elas, em primeiro lugar.

Ao relatar qualquer situação, seja ela uma dúvida, sugestão ou denúncia, num Canal, o usuário precisa ter a opção de anonimato em denúncias no trabalho: caso contrário, é improvável que deseje seguir com o relato.

Quando não optar pelo anonimato, o denunciante precisa ter a garantia de confidencialidade — de que apenas pessoas autorizadas terão acesso ao relato em questão.

Atualmente, existem tecnologias diversas, disponíveis no mercado, para proteger a identidade do denunciante, garantindo sua proteção contra retaliações.

Neste artigo, você vai entender que tecnologias são essas, e como elas estão aplicadas no Canal de Denúncias da Contato Seguro.

Vamos começar?

Principais tecnologias empregadas na proteção da  identidade do denunciante:

Vamos identificar e descrever agora as principais tecnologias empregadas na proteção da identidade do denunciante.

Canal de denúncias terceirizado

O primeiro arranjo a ser estabelecido quanto à proteção da identidade do denunciante é simplesmente a escolha de um Canal de Denúncias terceirizado, em vez de um Canal de Denúncias interno, da própria organização.

O Canal de Denúncias terceirizado garante que a denúncia será recebida e gerida por profissionais externos, sem ligação com a empresa de onde a denúncia surge.

Isso já é uma grande barreira contra análises e decisões enviesadas, e injustiças durante o processo de apuração e investigação.

Além disso, contratando uma plataforma externa e especializada, há ainda mais medidas de proteção para os dados e para os denunciantes.

Criptografia e privacidade dos dados

A criptografia é um dos principais mecanismos de segurança para a proteção dos dados, garantindo integridade e confidencialidade.

Criptografar é converter informações sensíveis em códigos ilegíveis para proteger a integridade e a confidencialidade dos dados. Dessa forma, apenas usuários credenciados podem descriptografar os dados e acessá-los.

Além disso, a privacidade dos dados é um direito garantido pela LGPD: mesmo quando o denunciante opta por se identificar, seus dados só podem ser utilizados para a finalidade específica da denúncia.

Veja mais sobre a privacidade de dados da Contato Seguro na nossa Política de Privacidade.

Anonimização

A anonimização é um processo que remove ou altera os elementos identificáveis dos dados, de modo que não seja possível associá-los a um indivíduo específico.

É o principal método para a proteção da identidade do denunciante.

Na Contato Seguro, o fluxo de anonimização começa no momento em que o manifestante opta pela realização do seu relato, seja este denúncia, dúvida, sugestão, etc.

Em qualquer Canal de manifestação (web, aplicativo, WhatsApp), o relator deparará com a pergunta: 

Você gostaria de se identificar?

É neste momento que o manifestante escolhe “não”, e segue como relator anônimo. 

O relato anônimo é então enviado para a própria empresa para que a apuração seja realizada.

Agora, quando o relato é realizado via Ouvidoria da Contato Seguro, com nossa equipe de psicólogos especializados, o manifestante conta ainda com uma etapa de revisão do conteúdo.

Nessa revisão, realiza-se uma ação de anonimização de termos que poderiam indicar e permitir a identificação, por exemplo, do gênero, cargo, e outras informações importantes.

Esta etapa é realizada antes do direcionamento do relato para a empresa (que possui relação com este manifestante).

Na Contato Seguro, o anonimato em denúncias no trabalho é uma opção em todo o decorrer da apuração

Colaboradores entendendo a tecnologia que ajuda na confidencialidade.

Desafios da anonimização

Alguns desafios surgem da anonimização. Um exemplo é a própria apuração do caso, que se torna mais limitada.

Os investigadores, quando têm acesso à identidade do denunciante, podem solicitar mais informações, entrevistas e consultas mais aprofundadas.

Dessa forma, o relato anônimo pode carecer de informações preciosas, e o tempo de apuração tende a aumentar.

A única forma possível de “reidentificação” é se um manifestante anônimo passar seus dados diretamente, via conversação, a um membro do Comitê de Ética na página de consulta do protocolo.

Assim, a depender de quais informações são compartilhadas com os investigadores, estes têm a possibilidade de cruzar informações internas.

Lembramos aqui, que o processo de investigação do relato é de total responsabilidade das próprias empresas que contrataram o Canal de Denúncias da Contato Seguro.

Redes Privadas Virtuais (VPNs)

As Redes Privadas Virtuais (VPNs - Virtual Private Networks) são tecnologias que estabelecem uma conexão segura e criptografada entre um dispositivo (celular, notebook) e a internet.

Elas protegem a privacidade do usuário, ocultando o endereço IP e garantindo a segurança dos dados transmitidos no acesso à rede.

O uso dessas redes é realizado pelos Ouvidores da empresa, em seu trabalho cotidiano de receber ligações. Esse processo contempla os requisitos de segurança internos e bloqueios nos acessos.

Inteligência Artificial (IA)

A inteligência artificial é utilizada em algumas etapas do processo, como: recebimento, apuração e gestão dos relatos

O tráfego de informações é criptografado, respeitando protocolos de segurança indicados nos controles da ISO 27001 e 27018.

Legislação e regulamentações sobre denúncias anônimas no trabalho

As principais legislações e regulamentações sobre denúncias anônimas no trabalho são:

  • Lei 14.457/22: tornou obrigatória a presença de Canais de Denúncias para relatos de assédio no trabalho em empresas com CIPA, principalmente como medida de proteção às mulheres no ambiente de trabalho.

  • Lei 14.611/23: fortalece o combate à desigualdade salarial entre homens e mulheres, e insere um Canal de Denúncias como mecanismo para relatos de situações que envolvem desigualdade salarial.

  • Portaria MTE nº 1.504/2024: esta portaria vale para o serviço público, e reforça a importância de mecanismos de proteção da identidade do denunciante e o tratamento adequado das denúncias recebidas.

Além da tecnologia: Medidas de segurança complementares

Para além da tecnologia, há medidas de segurança que se fazem absolutamente necessárias quando o objetivo é a proteção da identidade do denunciante.

Entenda quais são elas:

✅Política de não retaliação: a empresa deve garantir formalmente que os relatores não irão sofrer retaliação, como demissões injustas, perda de benefícios, rebaixamentos ou isolamento no ambiente de trabalho.

✅Compromisso da alta gestão: tudo isso inicia pelo compromisso da alta gestão – é a partir do topo que essa postura é transmitida a todos na organização. A alta gestão deve levar a sério o Canal de Denúncias e garantir a proteção da identidade do denunciante.

✅Treinamento e conscientização: nesse sentido, os treinamentos e conscientização são fundamentais para educar os colaboradores sobre a importância de denunciar de forma anônima, sobre os Canais de Denúncias e sobre a proteção da identidade do denunciante e contra retaliação. Neles, é importante reforçar o Código de Conduta.

✅Processo justo e confidencial: destacar que, além da tecnologia, a empresa deve ter um protocolo claro para investigar denúncias de maneira imparcial, garantindo que o processo seja sigiloso e respeitoso com todos os envolvidos.

As tecnologias estão presentes para apoiar o compromisso e a determinação da organização em manter processos íntegros e éticos.

Quer fazer uma denuncia?

Conclusão

Ao escutar o coração das empresas, todo cuidado é bem-vindo

As tecnologias utilizadas para proteger a identidade do denunciante hoje são múltiplas, e estabelecem um bom nível de segurança para os processos.

Essas medidas estão ali para assegurar que o compromisso e a determinação da alta gestão em elevar o nível moral e a integridade da organização se manifestem na prática.

Permitir que a empresa escute sua parte mais importante, as pessoas, é o compromisso da Contato Seguro, e nos aliamos à tecnologia para aprimorar os resultados.

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