- 01/06/2024
Você sabe o que é Mobbing?
- Tempo de Leitura: 04 Minutos
- 01/06/2024
Mobbing é um dos termos utilizados para descrever uma série de comportamentos nocivos no ambiente de trabalho.
Neste artigo, você vai entender o significado de mobbing, como acontece o mobbing no ambiente de trabalho, exemplos e como lidar com a má conduta no ambiente de trabalho.
Vamos começar?
Boa leitura!
O que é mobbing?
Mobbing é um tipo de violência psicológica, marcada pelo comportamento de perseguição, em que um colaborador é ameaçado e perseguido por outros colaboradores, geralmente de forma secreta.
Este tipo de assédio psicológico que acontece quando um ou mais colegas atacam uma pessoa de forma repetida e intencional, com o objetivo de prejudicar sua saúde mental e profissional.
Conceito de mobbing
O conceito de mobbing se aproxima de termos mais comuns atualmente: assédio moral, assédio psicológico e psicoterrorismo são alguns deles.
Pode-se entender o mobbing como a representação de uma situação na qual, no ambiente de trabalho, um profissional se sente ameaçado por outro trabalhador ou grupo de trabalhadores.¹
De onde surgiu o termo mobbing?
O termo surgiu da Etologia, que é o estudo do comportamento animal em seu habitat natural.
O pesquisador Konrad Lorenz quis nomear um fenômeno observado mais frequentemente em aves, bovinos e suricatas: um grupo de animais se unia para praticar assédio contra um animal solitário, maior e mais forte que o grupo.
Mais adiante, o médico sueco Heineman incorporou esse conceito à conduta de crianças em escolas, que também apresentavam o comportamento de perseguir e assediar uma criança solitária nos pátios.
O termo passou a ser utilizado também para caracterizar condutas semelhantes no ambiente de trabalho, em 1980.
Mobbing, no ambiente de trabalho, é entendido como uma conduta de violência verbal que um trabalhador sofre de outro (ou outros).
Mas, o que significa exatamente essa violência verbal, e como isso ocorre no ambiente de trabalho? Veja a seguir!
O objetivo do assédio é o isolamento da vítima do grupo social e, por fim, eliminar ou excluir a vítima do grupo — o trabalhador se sente forçado a deixar o emprego.¹
Pessoas que se destacam de um grupo, que apresentam diferenças marcantes do restante, estão em risco maior de ser alvo de mobbing.
Qual a diferença entre violência psicológica, mobbing e assédio moral?
Esses são termos que se referem, de forma geral, à violência psicológica e verbal e à perseguição.
Esses comportamentos podem ocorrer na esfera familiar, interpessoal, escolar, e também no ambiente de trabalho.
Os casos específicos determinarão se a terminologia mais correta é mobbing, assédio moral, e assim por diante.
Tipos de mobbing
O mobbing pode se manifestar de diversas maneiras no ambiente de trabalho.
- Agressões verbais: sarcasmo, indiretas, insultos passivo-agressivos, tom de voz hostil, apelidos, são alguns deles.
- Agressão relacional: ocorre quando um grupo se une para agredir verbalmente a vítima. Em geral, há um líder no grupo, responsável por instigar o comportamento nos restantes.
- Fofocas e rumores: espalhar boatos e rumores, tentativas de destruição da reputação.
Sinais de mobbing no ambiente de trabalho
Os sinais de mobbing podem ser identificados pelo resultado que o fenômeno causa sobre o comportamento da vítima e do ambiente de trabalho.
A vítima apresentará sinais de baixa autoestima, falta de motivação, evitamento do contato grupal (isolamento), perda de produtividade e diminuição da proatividade.
É provável que a ocorrência de mobbing no ambiente de trabalho tenha, da mesma maneira, um impacto negativo sobre o restante da equipe. Entenda como a seguir.
Como o mobbing impacta o ambiente de trabalho?
A presença de mobbing no ambiente de trabalho cria uma série de impactos negativos.
O comportamento se caracteriza por criar uma atmosfera de ameaça e intimidação não somente para a vítima, mas para todos os outros colegas.
Para o trabalhador:
Impacto emocional do mobbing
Diversos estudos verificaram que o trabalhador pode sofrer de estresse e perturbação emocional, até dois anos após ser vítima de mobbing.
Transtornos do sono, depressão e ansiedade, fadiga, transtornos de humor e de adaptação também foram consequências de destaque.
Pessoas que sofrem mobbing no ambiente de trabalho também estão mais propensas a tomar medicamentos psicotrópicos/psiquiátricos.
Impacto físico do mobbing
Além de impactos para a saúde mental e emocional, sofrer mobbing também está associado a um prejuízo da saúde física.
Encontrou-se que as vítimas tendem a ter mais queixas de saúde, como: dores no pescoço, queixas musculoesqueléticas, fibromialgia, dores e doenças cardiovasculares.
Para empresas e empregadores:
Para empresas e empregadores, o mobbing no ambiente de trabalho pode causar prejuízos para a Cultura e Clima Organizacional, maiores taxas de rotatividade e absenteísmo, e perda de produtividade.
Dessa forma, a empresa também pode encontrar mais dificuldades de alcançar objetivos e metas, e de atrair e reter talentos.
Como lidar com mobbing nas empresas?
Há diversas formas de lidar com o mobbing nas empresas.
- A organização deve estabelecer um Código de Conduta sólido, que aborde esses e outros problemas comportamentais de risco para a empresa, e treinar colaboradores e líderes para compreender e evitar o problema.
- O setor de Gente e Gestão ou Recursos Humanos pode estabelecer treinamentos de assertividade, comunicação não-violenta e fomentar uma cultura anti-assédio no ambiente de trabalho.
- Implementar um Canal de Denúncias efetivo também diminuirá as ocorrências de más condutas como mobbing e assédio. O Canal é um meio pelo qual colaboradores podem relatar irregularidades e más condutas de forma anônima e segura, encaminhá-las para o Comitê de Ética e gerar medidas disciplinares necessárias.
Conclusão
Todo ambiente de trabalho pode ser um terreno para o surgimento de comportamentos nocivos e prejudiciais.
O mobbing é um fenômeno que ocorre no trabalho e gera diversas consequências negativas para vítimas e empregadores.
Organizações devem se preparar e traçar estratégias eficazes para prevenir e combater o mobbing, assegurando a proteção de seus colaboradores e o sucesso da empresa.
O Canal de Denúncias é o instrumento mais eficiente para detectar, combater e prevenir mobbing e outras más condutas no ambiente de trabalho.
Portanto, se sua empresa ainda não possui um Canal de Denúncias, preencha o formulário ao lado e fale diretamente com um dos nossos especialistas.