Canal de Ética da BP Bunge Bioenergia

0800 800 9797

Bem-vindo ao nosso Canal de Ética

0800 800 9797

CANAL DE ÉTICA BP Bunge Bioenergia | Ajude-nos a seguir pelo caminho da ética e da integridade

O Canal de Ética é uma ferramenta para relatos de práticas exemplares e de comportamentos incorretos que estejam em desacordo com o Código de Conduta da BP Bunge Bioenergia, com políticas internas ou com a legislação nacional e internacional às quais estamos sujeitos.

Atuamos para manter o ambiente de trabalho íntegro, seguro e sustentável. Por isso, disponibilizamos esse canal de comunicação independente e confidencial.

Esse Canal de Ética é um serviço realizado pela Contato Seguro, uma empresa independente e totalmente imparcial, de forma a garantir o sigilo e a confidencialidade de seu relato. A BP Bunge Bioenergia não tolera retaliações de qualquer natureza, bem como relatos feitos de má-fé, com intuito de prejudicar alguém.

O Canal de Ética é 100% sigiloso, está disponível 24 horas por dia e tem garantia de anonimato.

Aplicativo
Contato Seguro

Digitar o nome da companhia BP Bunge Bioenergia
quando solicitado o nome da Empresa.

Com seu relato, você contribui para um ambiente de trabalho cada vez melhor!



Por que a BP Bunge Bioenergia precisa de um canal de denúncias?

A BP Bunge Bioenergia dispõe de um Código de Conduta com o intuito de expressar seus princípios e valores. Além das leis vigentes, o documento serve como guia para as atitudes e os comportamentos de todos os nossos colaboradores, terceiros e parceiros de negócios.

Frente a isso, disponibilizamos um Canal de Ética, por meio do qual você pode fazer relatos de casos de qualquer natureza e que você acredita estarem indo contra as políticas internas da empresa, leis ou o nosso Código de Conduta.

Como funciona?

O Canal de Ética é gerenciado por uma empresa independente e totalmente imparcial chamada Contato Seguro. Ao identificar ou suspeitar de qualquer irregularidade, você pode fazer um relato de boa-fé, acessando o site www.contatoseguro.com.br/pt/bpbungebioenergia ou o aplicativo “Contato Seguro” disponível para sistemas IOS e Android ou pelo telefone 0800 800 9797. A ligação é gratuita.

O canal funciona 24h por dia, 7 dias por semana e os seus relatos são recebidos por especialistas da Contato Seguro que são responsáveis por encaminhá-los para análise, investigação e resolução.

Ao fazer uma denúncia, você recebe um número de protocolo, por meio do qual você pode acompanhar o andamento e a resolução do seu relato.

Como acompanhar minha denúncia / relato?

Ao fazer uma denúncia, você receberá um número de protocolo que poderá ser utilizado para acompanhar o andamento da sua denúncia. Para isso, você deverá acessar o site www.contatoseguro.com.br/bpbungebioenergia e escolher a opção CONSULTAR RESPOSTA.

Caso você faça uma denúncia via telefone, a ouvidora irá lhe informar o número de protocolo. Recomendamos que você o anote e faça acompanhamentos periódicos a fim de verificar o andamento de seu relato. Eventualmente, maiores informações poderão ser solicitadas por meio de mensagens que somente poderão ser acessadas com este protocolo e a sua contribuição será de extrema importância. Fique atento e continue ajudando a BP Bunge Bioenergia.

Caso você se lembre de algo importante ou tome conhecimento de algum fato novo após o envio de sua denúncia, novas informações poderão ser inseridas a partir do protocolo recebido no momento da realização do primeiro registro.

Em caso de perda do protocolo de acompanhamento, você terá que realizar outro registro.

Quem atende as ligações e ouve as denúncias / relatos?

A Contato Seguro dispõe de uma equipe própria de profissionais altamente qualificados para o recebimento de seus relatos. Estas pessoas não têm nenhuma relação com a nossa empresa e são totalmente isentas com relação ao conteúdo que será denunciado.

Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou até mesmo vazada por ninguém. O seu IP é totalmente protegido e, em hipótese alguma, o comitê responsável pela apuração de sua denúncia conseguirá descobrir quem fez qualquer relato anônimo por meio do sistema da Contato Seguro

Posso ser identificado?

Não. O contato é realizado por meio de uma empresa independente, totalmente isenta e com atendimento especializado para obter o máximo de informações sobre o caso sem comprometer seu anonimato. Em nenhuma hipótese o número do seu telefone ou o IP do seu computador serão compartilhados.

Que tipo de casos posso relatar pelo canal?

Você pode e deve relatar qualquer comportamento que perceba ser uma atitude incoerente frente ao esperado de colaboradores, terceiros e parceiros de negócio. Todas as situações que não estejam de acordo com as leis, políticas da BP Bunge Bioenergia ou com os princípios éticos e valores da nossa empresa devem ser reportadas também.

Veja alguns exemplos: fraude, desperdício de recursos, divulgação de assuntos sigilosos, discriminação, assédio de qualquer natureza, abuso de poder, retaliação, comportamento inadequado ou uso de linguagem inapropriada, ameaças, riscos à integridade física dos colaboradores e prestadores de serviço, aspectos relacionados com segurança do trabalho, etc. Além disso, você também pode utilizar o canal para sugerir melhorias que considera relevantes para o desenvolvimento da BP Bunge Bioenergia.

Preciso ter evidências?

Não. Após a Contato Seguro receber o seu relato, o caso é encaminhado para um grupo de investigação interna , que iniciará a análise, buscando todas as informações necessárias para dar o encaminhamento correto à denúncia. Providências só serão tomadas nos casos em que a conduta incorreta for constatada.

Caso você tenha alguma prova, o sistema da Contato Seguro permite que você anexe qualquer tipo de arquivo, foto, vídeo, áudio, etc. Mesmo que você faça a denúncia por telefone, o atendente vai lhe explicar como anexar as suas evidências.

Lembre-se que a BP Bunge Bioenergia não tolera denúncias / relatos de má-fé com o intuito de prejudicar alguém.

Quais são os benefícios?

Com o apoio do Canal de Ética, a BP Bunge Bioenergia promove a cultura da transparência, da ética e da integridade. Além disso, o Canal de Ética inibe condutas contrárias aos princípios e aos valores da empresa e, como resultado, mantemos um ambiente de trabalho melhor e livre de irregularidades.

Onde as denúncias são armazenadas? Quem pode acessá-las?

As denúncias são armazenadas diretamente no servidor da Contato Seguro, para impedir qualquer quebra de segurança.

A Contato Seguro irá disponibilizar essas denúncias para um pequeno grupo de investigação ligado à alta administração da BP Bunge Bioenergia que serão os responsáveis por avaliar e tratar as denúncias.

E se eu sofrer retaliações?

A BP Bunge Bioenergia não tolera qualquer tipo de ameaça ou retaliação contra qualquer pessoa que utilize o Canal de Ética para realizar denúncias de boa-fé. Se você acredita que sofreu qualquer tipo de retaliação, entre em contato conosco para que a situação possa ser apurada e as ações necessárias adotadas.