Vantagens da Profissionalização


A terceirização do serviço de registro anônimo de informações, mediante a contratação da Contato Seguro, demonstra que a organização está realmente preocupada com a instauração de um ambiente que promova e estimule a honestidade e o comportamento ético de todos os seus funcionários e colaboradores, em todos os níveis hierárquicos.

Os resultados obtidos por ouvidorias externas são incomparavelmente melhores aos obtidos por ouvidorias internas, constituídas por funcionários da própria organização. As razões para essa maior eficiência são diversas:

  • Os ouvidores externos são especialmente treinados para desenvolverem essa atividade, estando preparados para formular as perguntas corretas e pertinentes ao seu interlocutor.
  • Os ouvidores da Contato Seguro possuem formação universitária em Psicologia, nas mais renomadas faculdades brasileiras.
  • A Contato Seguro está à disposição 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, pela Internet, e por um telefone 0800 gratuito, distinto e exclusivo para cada organização contratante.
  • Os funcionários e colaboradores sabem que não serão identificados e, portanto, não sofrerão qualquer tipo de retaliação.
  • Não há risco de cooptação dos ouvidores por parte dos fraudadores, como eventualmente poderia ocorrer internamente.
  • Os ouvidores externos não estão envolvidos emocionalmente, historicamente ou pessoalmente com os funcionários, colaboradores ou parceiros da organização contratante, ou seja, são imparciais.
  • A ouvidoria externa não se encontra no mesmo local onde os funcionários, colaboradores e parceiros prestam os seus serviços, o que lhes transmite uma sensação de segurança adicional.
  • Os funcionários, colaboradores e parceiros têm a segurança de que as suas denúncias não serão interceptadas ou abortadas, em especial pelos colaboradores da organização que estejam se beneficiando com a fraude ou má prática denunciada.
  • A ligação para um número de telefone fornecido pela ouvidoria interna não transmite a mesma confiança necessária aos colaboradores, funcionários e parceiros quanto ao não rastreamento do número de telefone de origem, ou seja, o anonimato e a confidencialidade são postos em dúvida, o que inibe as ligações.
  • Não há custos nem processos trabalhistas envolvidos.