Por que nossa empresa precisa de um Canal de Ética?

Além das leis vigentes, nós contamos com um conjunto de normas que estão presentes nos nossos valores:

Um guia que determina os comportamentos que devem ser seguidos por nossos colaboradores, fornecedores e parceiros de negócios.

Mesmo assim, algumas atitudes mal-intencionadas podem acontecer, colocando em risco não só a empresa, mas também você e outros colegas.

Por isso o Canal de Ética existe! Para proteger a todos.

Através dele, você pode denunciar de forma 100% anônima, as irregularidades que não condizem com os nossos valores e as leis, nos ajudando a manter um ambiente de trabalho sempre seguro e saudável.

Como funciona?

O Canal é terceirizado, administrado pela Contato Seguro, uma empresa independente e imparcial.

Se você identificar ou souber de qualquer irregularidade, ou desejar registrar o recebimento de algum brinde, ou presente, ou declarar um possível conflito de interesses:

Acesse contatoseguro.com.br/conasa.
Ou ligue gratuitamente para 0800 602 6911. e faça a sua denúncia.
A ferramenta fica disponível 24h / 7 dias por semana.
O atendimento é feito por psicólogos-ouvidores, que recebem a denúncia e enviam as informações para análise, investigação e resolução.

Minha identidade será protegida?

Sim! Todo o recebimento da sua comunicação é realizado pela Contato Seguro, uma organização totalmente isenta, sem nenhum tipo de vínculo com a empresa.

Sua identidade não será revelada em nenhuma hipótese.
O anonimato e o sigilo das informações são garantidos.
Você estará 100% protegido contra qualquer retaliação.
O número do seu telefone ou o IP do seu computador não serão identificados.

Que tipo de casos eu posso denunciar pelo Canal?

Você pode e deve denunciar qualquer atitude que não seja coerente com as leis ou com os nossos valores. Confira os exemplos:

Fraudes.
Desperdício de recursos.
Divulgação de assuntos sigilosos.
Discriminação.
Assédio moral ou sexual.
Abuso de poder.
Agressão.
Entre outros.

Por meio deste canal, você, também, poderá:

Registrar brindes e presentes: Caso você tenha recebido ou esteja prestes a receber um brinde, ou presente em nome da empresa, utilize este formulário para registrar a oferta. Isso garante que seguimos as diretrizes da empresa e evitamos qualquer possível mal-entendido sobre influências ou benefícios indevidos.
Declarar de conflito de interesses: Este formulário é utilizado para declarar situações em que seus interesses pessoais possam potencialmente entrar em conflito com os da empresa. A transparência nesses casos é fundamental para proteger a integridade tanto do colaborador quanto da empresa.

Preciso ter provas?

Não. A partir da sua denúncia a Contato Seguro encaminhará as informações para um Comitê de Ética, que iniciará a investigação e dará o tratamento correto ao relato/declaração. As providências serão tomadas somente após a constatação da irregularidade.

Caso tenha alguma prova, o sistema permite que você anexe qualquer tipo de arquivo (como fotos, vídeos, áudios etc.).

Caso seja via telefone, o especialista explicará como fazer o envio das evidências.

Quais benefícios o Canal traz?

O Canal nos ajuda a criar e manter a empresa mais segura e livre das irregularidades, prevenindo e combatendo atitudes que podem prejudicar a todos nós.

O resultado disso é um ambiente de trabalho cada vez mais saudável, acolhedor, transparente, ético e com mais oportunidades.

Quem recebe as comunicações pelo telefone?

A Contato Seguro conta com uma equipe de psicólogos, prontos para acolher você. Estes profissionais não têm nenhuma relação conosco, e o recebimento da comunicação acontece de forma 100% confidencial.

Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou vazada por ninguém.

Em nenhuma circunstância, nossa empresa ou o comitê responsável pela apuração saberá quem fez a denúncia anônima pelo Canal.

Como acompanhar a minha solicitação?

Ao fazer um relato ou declaração, será gerado um protocolo. Para acompanhar o andamento, siga o passo a passo:

Acesse o site contatoseguro.com.br/conasa.
Role até a seção “Acompanhar denúncia/relato”.
Insira o número do seu protocolo.
Clique na seta para avançar.

Caso sua comunicação tiver sido feita pelo telefone, o especialista informará o protocolo! Anote o número para poder acompanhar depois.

É possível que o comitê solicite mais informações sobre o seu relato, ou declaração, através de mensagens que só poderão ser acessadas por meio do protocolo.