Libras Voz

POR QUE PRECISAMOS DE UM CANAL DE ÉTICA?

Nosso Código de Conduta traz princípios e valores que são fundamentais para nós como companhia e que devem guiar as atitudes e comportamentos dos nossos colaboradores, terceiros e parceiros comerciais e de negócios.

Esperamos e incentivamos que todas as pessoas ajam em conformidade com o Código de Conduta. No entanto, nos casos em que forem praticadas condutas incompatíveis com o Código e com as leis vigentes, levamos muito a sério todas as denúncias, inclusive possíveis denúncias envolvendo membros da Alta Administração do Grupo.

Todos os colaboradores, sejam eles lideranças ou não, estão sujeitos às diretrizes aqui expostas, bem como ao processo de averiguação de denúncias do Compliance e às possíveis sanções que isso envolve. Por isso, sempre que algo for reportado, investigaremos o assunto de maneira confidencial. É muito importante enfatizar, novamente, que o Grupo Eleva Educação não aceita nenhum tipo de retaliação aos relatos feitos por meio deste canal.

Contamos com um Comitê de Conduta do Eleva, que tomará as medidas adequadas quando acreditar que esses preceitos não estão sendo seguidos corretamente.

COMO FUNCIONA?

O Canal de Ética é gerenciado pela Contato Seguro, uma empresa independente e totalmente imparcial. Ao identificar ou suspeitar de qualquer irregularidade, você pode fazer um relato acessando o site www.contatoseguro.com.br/pt/eleva ou pelo telefone 0800 700 4242. A ligação é gratuita.

O portal do canal funciona 24 horas por dia e seus relatos são recebidos por especialistas da Contato Seguro, que são responsáveis por encaminhá-los para a Equipe de Compliance que fará a análise e investigação.

Ao fazer uma denúncia, você recebe um número de protocolo, e, com ele, pode acompanhar o andamento e a resolução do seu relato.

PRECISO ME IDENTIFICAR?

Não. Entretanto, caso decida se identificar, nós poderemos entrar em contato com você para obter mais detalhes da denúncia. Caso não se identifique, o contato poderá ser estabelecido pela própria plataforma do Canal de Ética, utilizando apenas o número de protocolo informado pelo aplicativo ou atendente. Como esta é uma ferramenta independente, não há compartilhamento de número de IP ou armazenamento de cookies.

QUE TIPO DE CASOS POSSO RELATAR PELO CANAL?

Você pode e deve relatar qualquer comportamento que perceba ser uma atitude incompatível com o comportamento esperado de colaboradores, terceiros e parceiros de negócios. Todas as situações que não estejam de acordo com as leis ou com os princípios éticos e valores da nossa companhia devem ser reportadas também.

Veja alguns exemplos: fraude, desperdício de recursos, divulgação de assuntos sigilosos, discriminação, coação moral, assédio sexual, abuso de poder, agressão etc. Além disso, você também pode utilizar o canal para sugerir melhorias que considera relevantes para o desenvolvimento da nossa empresa.

PRECISO TER EVIDÊNCIAS?

Não. Após a Contato Seguro receber um relato, o caso é encaminhado para nossa Equipe de Compliance, que iniciará a análise, buscando todas as informações necessárias para dar o encaminhamento correto à denúncia.

Caso você tenha alguma prova, o sistema da Contato Seguro permite que você anexe qualquer tipo de arquivo, foto, vídeo, áudio etc. Mesmo que você faça a denúncia por telefone, o atendente vai explicar como anexar suas evidências.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?

Com o apoio do Canal de Ética, nossa empresa promove a cultura da transparência, da ética e da integridade. Além disso, o canal inibe condutas contrárias aos princípios e aos valores da empresa e, como resultado, mantemos um ambiente de trabalho cada vez melhor e livre de irregularidades.

QUEM ATENDE O TELEFONE E OUVE AS DENÚNCIAS?

A Contato Seguro dispõe de uma equipe própria de profissionais altamente qualificados para o recebimento de seus relatos. O atendimento é humanizado, feito por psicólogos. Essas pessoas não têm nenhuma relação com o Eleva e são totalmente isentas com relação ao conteúdo que será denunciado.

Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou até mesmo vazada por ninguém. O seu IP é totalmente protegido e, em hipótese alguma, o Eleva ou a Equipe de Compliance conseguirão descobrir quem fez qualquer relato anônimo pelo sistema da Contato Seguro.

COMO ACOMPANHAR MINHA DENÚNCIA?

Ao fazer uma denúncia, você receberá um número de protocolo que pode ser utilizado para acompanhar o andamento da sua denúncia. Para isso, você deverá acessar o www.contatoseguro.com.br/pt/eleva e escolher a opção “Acompanhe seu relato''.

Caso a denúncia seja feita por telefone, o atendente lhe informará o número de protocolo. Recomendamos que você o anote e acompanhe periodicamente, a fim de verificar o andamento de seu relato. Eventualmente, o comitê poderá solicitar mais informações por meio de mensagens que somente poderão ser acessadas com esse protocolo. A sua contribuição será de extrema importância, portanto fique atento e continue ajudando a nossa empresa.