O que denunciar?

Na Eneva, valorizamos um ambiente de trabalho ético, seguro e respeitoso para todos. Esta página tem o objetivo de orientar sobre as condutas que devem ser reportadas por meio do nosso Canal de Denúncias. Incentivamos que todos expressem livremente suas preocupações e, assim informem qualquer comportamento ou situação que possa estar em conflito com os valores da Eneva ou que viole as nossas normas, as leis ou os regulamentos aplicáveis. Entre elas:

1. Condutas abusivas, assédio e discriminação

Agressão física ou verbal
Qualquer forma de violência física ou verbal. Inclui gritos, insultos, xingamentos, intimidações ou qualquer comportamento que cause constrangimento ou medo.

Ameaça
Ameaça é qualquer ato, gesto, comunicação ou comportamento que tenha como objetivo intimidar, causar medo ou coagir uma pessoa, seja de forma verbal, escrita, física ou simbólica, com a intenção de causar dano físico, psicológico, moral ou profissional.

Assédio moral
São ações abusivas, praticadas de maneira repetida e prolongada, que afetam a dignidade ou a integridade física ou psíquica de uma pessoa, colocando-a em uma situação constrangedora e/ou humilhante, com potencial de desestabilizar a vítima e prejudicar o ambiente de trabalho.

Assédio sexual
Constranger alguém para obter vantagem ou favorecimento sexual. Inclui toques inadequados, compartilhamento de imagens, objetos ou materiais obscenos, bem como avanços sexuais.

Importunação sexual
Realizar, contra alguém e sem o seu consentimento, ato libidinoso com o objetivo de satisfazer desejo próprio ou de terceiros. Violência sexual contra crianças e adolescentes Qualquer ato de natureza sexual cometido contra crianças e adolescentes, com ou sem o uso de violência física, incluindo abuso, exploração ou exposição a conteúdo sexual.

Retaliação
Qualquer ação punitiva, direta ou indireta, contra uma pessoa que tenha feito uma denúncia de boa-fé ou colaborado com uma investigação. Pode incluir demissão, rebaixamento, isolamento, ameaças ou qualquer forma de represália.

Discriminação ou preconceito
Tratamento desigual ou injusto a colaboradores ou terceiros, com base em etnia, religião, orientação sexual, identidade de gênero, convicções políticas ou ideológicas, situação familiar ou atuação sindical.

2. Direitos Humanos e relações de trabalho

Trabalho Infantil
Toda forma de trabalho exercida por crianças e adolescentes abaixo da idade mínima permitida ou que comprometa sua formação, saúde, segurança ou desenvolvimento.

Trabalho Escravo ou Condições Análogas
Situações em que a pessoa é submetida a trabalho forçado, jornadas exaustivas, condições degradantes ou restrição de liberdade, mesmo que haja aparente consentimento.

Violações aos Direitos Humanos
Qualquer conduta que atente aos direitos fundamentais, universais e inerentes a todos os seres humanos, reconhecidos internacionalmente pela Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas e outros normativos aplicáveis, a serem assegurados a todos, independentemente de classe social, raça, nacionalidade, religião, cultura, profissão, gênero, orientação sexual ou qualquer outra condição que possa diferenciar os seres humanos.

3. Desvios éticos e de integridade

Conflito de interesses
Situação na qual a independência ou imparcialidade de uma pessoa em um processo decisório da Companhia é comprometida devido a interesses pessoais ou relacionais. Isso pode acontecer quando essa pessoa possui o poder de decidir, influenciar ou direcionarum resultado que possa gerar benefício direto ou indireto para si, para um familiar ou para um terceiro com o qual tenha vínculo, ou quando suas decisões são guiadas por interesses próprios que divergem dos objetivos da Companhia, podendo impactar sua integridade e transparência.

Relacionamento íntimo
Envolvimento pessoal entre empregados com subordinação direta.

Desvio de comportamento
Atitudes que contrariem os valores, princípios ou normas de conduta da Eneva.

Favorecimento de Fornecedores
Escolha ou priorização de fornecedores com base em interesses pessoais, relações familiares ou troca de favores, em detrimento da transparência e da competitividade.

Recebimento ou oferecimento indevido de presentes, brindes ou hospitalidades
Aceitar ou oferecer itens de valor, convites, viagens ou benefícios que possam influenciar decisões profissionais ou criar a aparência de favorecimento ou em desacordo com a Política de Recebimento de Brindes e Presentes da Eneva.

4. Crimes financeiros e práticas ilícitas

Suborno
Promessa, pagamento, concessão, entre outros, de algo de valor que possa gerar um benefício ou vantagem comercial, feito com o intuito de influenciar de forma inapropriada um funcionário de governo ou qualquer outra pessoa com a intenção de obter ou manter alguma vantagem.

Propina
Pagamento ilegal destinado a um agente público (político ou funcionário público) com o objetivo de influenciar uma decisão, ação ou omissão em benefício próprio ou de terceiros.

Corrupção
Ato ou efeito de se oferecer, prometer dar, direta ou indiretamente, vantagem indevida a Agente Público, ou a terceira pessoa a ele relacionada

Lavagem de dinheiro
Ato de ocultar ou dissimular a natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de ilícito penal, como por exemplo, atos de Corrupção.

Fraude
Ato intencional de enganar, omitir ou manipular informações com o objetivo de obter vantagem indevida, causar prejuízo ou mascarar irregularidades.

Erro ou fraude nas demonstrações financeiras
Manipulação ou distorção intencional de dados contábeis e financeiros da empresa, com o objetivo de enganar investidores, auditores ou órgãos reguladores.

Práticas Anticoncorrenciais / Antitruste / Irregularidades em Licitações
Acordos ou condutas que prejudiquem a livre concorrência, como formação de cartel, combinação de preços ou manipulação de processos licitatórios.

5. Desvio, apropriação e uso indevido de ativos e informações

Roubo
Subtração de materiais/ativos/valores da Eneva com emprego de violência física.

Furto
Subtração de materiais/ativos/valores da Eneva sem o emprego de violência física.

Uso indevido de bens e/ou serviços
Utilização de recursos da empresa (como veículos, equipamentos, sistemas ou mão de obra) para fins pessoais ou não autorizados.

Desvio de materiais / ativos / valores
Desviar bens da Eneva para obtenção de proveito próprio.

Vazamento ou uso indevido de informações
Divulgação ou utilização não autorizada de informações comerciais, confidenciais ou estratégicas da Eneva.

6. Saúde, Segurança e Meio Ambiente

Inobservância de padrões e regras de saúde e segurança
Descumprimento de normas internas ou legais que garantem a integridade física e mental dos colaboradores no ambiente de trabalho.

Uso de entorpecentes ou substâncias proibidas no ambiente de trabalho
Consumo, posse ou tráfico de substâncias ilícitas durante o expediente ou nas dependências da empresa.

Violação às leis ambientais e degradação do meio ambiente
Ações ou omissões que resultem em impactos negativos significativos ao meio ambiente, de forma direta ou indireta.

7. Outros

Outros desvios ao Código de Conduta, normativos internos ou legislação aplicável.
Qualquer comportamento que viole as diretrizes da Eneva, mesmo que não esteja listado especificamente, incluindo infrações legais, éticas ou regulatórias.