Por que nossa instituição precisa de um Canal de Denúncias?

Além das leis vigentes, nós contamos com um conjunto de normas que estão presentes no nosso Código de Ética e Conduta Institucional:

Um guia que determina os comportamentos que devem ser seguidos por todos.

Mesmo assim, algumas atitudes mal-intencionadas podem acontecer, colocando em risco não só a instituição, mas também você e outras pessoas.

Por isso o Canal de Contato existe! Para proteger a todos.

Através dele, você pode relatar de forma 100% anônima, as irregularidades que não condizem com os nossos valores e as leis, nos ajudando a manter um ambiente de convivência sempre seguro e saudável.

Como funciona?

O Canal é terceirizado, administrado pela Contato Seguro, uma empresa independente e imparcial.

Se você identificar ou souber de qualquer irregularidade:

Acesse contatoseguro.com.br/fepam.
Ou ligue gratuitamente para 0800 810 8428 e faça o seu relato.
A ferramenta fica disponível 24h / 7 dias por semana.
O atendimento é feito por psicólogos-ouvidores, que recebem o relato e enviam as informações para análise, investigação e resolução.

Minha identidade será protegida?

Sim! Todo o recebimento do relato é realizado pela Contato Seguro, uma organização totalmente isenta, sem nenhum tipo de vínculo com a instituição.

Sua identidade não será revelada em nenhuma hipótese.
O anonimato e o sigilo das informações são garantidos.
Você estará 100% protegido contra qualquer retaliação.
O número do seu telefone ou o IP do seu computador não serão identificados.

Que tipo de casos eu posso relatar pelo canal?

Você pode e deve relatar qualquer atitude que não seja coerente com as leis ou com o nosso Código de Ética e Conduta Institucional. Confira os exemplos:

Fraudes.
Desperdício de recursos.
Divulgação de assuntos sigilosos.
Discriminação.
Assédio moral ou sexual.
Abuso de poder.
Agressão.
Entre outros.

Preciso ter provas?

Não. A partir do seu relato, a Contato Seguro encaminhará as informações para a equipe responsável pela tratativa, que iniciará a investigação e dará o tratamento correto ao relato. As providências serão tomadas somente após a constatação da irregularidade.

Caso tenha alguma prova, o sistema permite que você anexe qualquer tipo de arquivo (como fotos, vídeos, áudios etc.).

Caso seja via telefone, o especialista explicará como fazer o envio das evidências.

Quais benefícios o canal traz?

O Canal nos ajuda a criar e manter a empresa mais segura e livre das irregularidades, prevenindo e combatendo atitudes que podem prejudicar a todos nós.

O resultado disso é um ambiente de trabalho cada vez mais saudável, acolhedor, transparente, ético e com mais oportunidades.

Quem recebe os realtos pelo telefone?

A Contato Seguro conta com uma equipe de psicólogos, prontos para acolher você. Estes profissionais não têm nenhuma relação conosco, e o recebimento do relato acontece de forma 100% confidencial.

Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou vazada por ninguém.

Em nenhuma circunstância, nossa instituição ou a equipe responsável pelas trativas saberá quem fez o relato anônimo pelo Canal.

Como acompanhar o meu relato?

Ao fazer um relato, será gerado um protocolo. Para acompanhar o andamento, siga o passo a passo:

1. Acesse o site contatoseguro.com.br/fepam
2. Role até a seção “Acompanhar relato”
3. Insira o número do seu protocolo
4. Clique na seta para avançar

Se o relato tiver sido feita pelo telefone, o especialista informará o protocolo! Anote o número para poder acompanhar depois.

É possível que seja solicitado mais informações sobre o relato, através de mensagens que só poderão ser acessadas por meio do protocolo.