Perguntas Frequentes
O que são consideradas denúncias éticas?
São consideradas denúncias éticas as manifestações com indícios de crimes ou infrações à legislação vigente, tais como corrupção, lavagem de dinheiro, assédio, dentre outros ilícitos, assim como desvios de conduta que contrariem os preceitos da Declaração de Princípios Éticos e Código de Conduta Profissional da Gasmig ou suas normas internas.
É importante fornecer um relato o mais detalhado possível, indicando o que aconteceu, o(s) nome(s) da(s) pessoa(s) envolvida(s), onde, quando e como o fato ocorreu ou se ainda continua ocorrendo. Caso possua evidências, é possível anexá-las à denúncia.
A ausência de fatos objetivos e a apresentação de relatos sucintos, genéricos e repletos de juízos de valor comprometem a apuração e, por consequência, seus resultados.
Para consultar a Declaração de Princípios Éticos e Código de Conduta Profissional da Gasmig, clique aqui.
A denúncia pode ser anônima?
O anonimato é garantido tanto pela internet quanto pelo telefone 0800 515 0007.
Se optar pelo anonimato, faça seu relato sem oferecer informações que possam revelar a sua identidade.
Não é compartilhado número ou local de onde partiram as ligações telefônicas ou a identificação do computador utilizado.
ATENÇÃO
Diferentemente das denúncias de fraude e corrupção, que possibilitam, de modo geral, uma apuração com evidências objetivas, as investigações comportamentais como assédio moral, assédio sexual, discriminação ou violência física e psicológica, necessitam, para sua apuração, de informações como:
- nome do(a) suposto(a) agressor(a);
- situações concretas (relato detalhado sobre os episódios e como ocorreram);
- datas e locais das ocorrências;
- evidências, tais como documentos, fotos, áudios, ou indique onde localizá-las;
- nomes de eventuais testemunhas.
A ausência de fatos objetivos e a apresentação de relatos sucintos, genéricos e repletos de juízos de valor comprometem a apuração e, por consequência, seus resultados.
Importante esclarecer que, embora esse tipo de denúncia possa ser apresentado anonimamente, o Comitê de Ética da Gasmig recomenda a identificação dos envolvidos para que possa aprofundar a apuração do relato e garantir maiores possibilidades de um bom tratamento.
Nesse sentido, o Comitê de Ética ratifica seu compromisso de confidencialidade e, em qualquer circunstância que ocorrer a denúncia, será garantido o sigilo sobre sua identidade durante e após o processo de apuração.
Por que a Gasmig precisa de um canal de denúncias?
Nossa empresa dispõe de uma Declaração de Princípios Éticos e Código de Conduta Profissional com o intuito de expressar seus princípios e valores. Além das leis vigentes, o documento serve como guia para as atitudes e os comportamentos de todos as pessoas que agem em nome da Gasmig ou com ela interagem, quais sejam: administradores, conselheiros fiscais, empregados, estagiários, contratados, subcontratados, buscando a ética e a conformidade com a lei e com a regulamentação.
O Canal de Denúncias da Gasmig é um canal permanente de comunicação, dedicado ao recebimento de consultas e denúncias, com ou sem identificação do denunciante, por meio do qual você pode fazer relatos de casos de natureza ética que estejam descumprindo o nosso Código de Conduta, as normas internas ou as leis vigentes.
Como funciona o canal de denúncias?
O Canal de Denúncias é operado por uma empresa independente e totalmente imparcial, chamada Contato Seguro. Ao identificar ou suspeitar de qualquer irregularidade, você pode fazer um relato acessando o site www.contatoseguro.com.br/gasmig ou pelo telefone 0800 515 0007. A ligação é gratuita.
Ao fazer uma denúncia, você recebe um número de protocolo, por meio do qual você pode acompanhar o andamento e a resolução do seu relato.
O canal funciona 24h por dia, os 7 dias da semana e os seus relatos são recebidos por especialistas da Contato Seguro que são responsáveis por encaminhá-los para análise, investigação e resolução do Comitê de Ética da Gasmig.
Que tipo de casos posso relatar pelo canal de denúncias?
Você pode e deve relatar quaisquer ações ou atitudes em desconformidade com a Declaração de Princípios Éticos e Código de Conduta Profissional da Gasmig que sejam de seu conhecimento. Também devem ser reportadas todas as situações que não estejam de acordo com as leis, as normas internas, os princípios éticos ou os valores da Companhia.
Veja alguns exemplos: fraude, corrupção, conflito de interesse, discriminação, assédio moral ou, sexual, abuso de poder, agressão, entre outros. Além disso, você também pode utilizar o canal para realizar consultas sobre o Código de Conduta ou sugerir melhorias que considera relevantes para o desenvolvimento da nossa empresa.
Preciso ter evidências?
Não. Após a Contato Seguro receber um relato, o caso é encaminhado para o Comitê de Ética, que iniciará a análise, buscando todas as informações necessárias para o tratamento correto da denúncia. Providências serão tomadas nos casos em que o desvio de conduta for constatado.
A fundamentação da denúncia é essencial para a sua apuração e, por isso, é importante fornecer um relato o mais detalhado o possível, indicando o que aconteceu, o(s) nome(s) da(s) pessoa(s) envolvida(s), onde, quando e como o fato ocorreu ou se ainda continua ocorrendo.
Contudo, caso possua evidências, é possível anexá-las à denúncia. O sistema da Contato Seguro permite que você anexe qualquer tipo de arquivo, foto, vídeo, áudio, entre outros. Mesmo que você faça a denúncia por telefone, o atendente vai lhe explicar como anexar as suas evidências. A ausência de fatos objetivos e a apresentação de relatos sucintos, genéricos e repletos de juízos de valor comprometem a apuração e, por consequência, seus resultados.
Quais são os benefícios de denunciar irregularidades?
O Canal de Denúncias é um dos pilares de um programa de compliance e pode ser compreendido como um canal de comunicação para relatar fraudes, condutas antiéticas ou outras irregularidades em desconformidade com a lei, regulamentos ou, ainda, normas internas da Companhia e que possam afetar a imagem, o resultado financeiro ou o ambiente de trabalho da Gasmig.
Com a institucionalização do Canal de Denúncias, a Gasmig promove seu compromisso com a ética e a transparência. Além disso, o canal inibe condutas contrárias aos princípios e aos valores da Companhia e, como resultado, mantém um ambiente de trabalho íntegro e livre de irregularidades.
Quem atende o telefone e ouve as denúncias?
A Contato Seguro dispõe de uma equipe própria de profissionais altamente qualificados para o recebimento de seus relatos. Estas pessoas não têm nenhuma relação com a Gasmig e são totalmente isentas com relação ao conteúdo que será denunciado.
Não há nenhum risco de identificação da voz ou relato anônimo, sendo restrita à equipe da Contato Seguro as informações coletadas durante o recebimento da denúncia. O seu Protocolo de Internet (IP) é totalmente protegido e, em hipótese alguma, a Gasmig ou o Comitê de Ética conseguirão descobrir quem fez qualquer relato anônimo pelo sistema da Contato Seguro.
Como acompanhar minha denúncia?
Ao fazer uma denúncia, você receberá um número de protocolo que poderá ser utilizado para acompanhar o andamento da sua denúncia. Para isso, você deverá acessar o site www.contatoseguro.com.br/gasmig e escolher a opção: Acompanhe seu protocolo.
Caso você faça uma denúncia via telefone, a ouvidora irá lhe informar o número de protocolo. Recomendamos que você o anote e faça acompanhamentos periódicos a fim de verificar o andamento de seu relato. Eventualmente, o Comitê de Ética da Gasmig poderá lhe solicitar maiores informações por meio de mensagens que somente poderão ser acessadas com este protocolo e a sua contribuição será de extrema importância.
Fique atento e continue ajudando a Gasmig na manutenção de um ambiente ético e em conformidade com a lei e com a regulamentação.
LEMBRE-SE
Este canal é reservado exclusivamente para avaliação de questões éticas e não deve ser utilizado para dúvidas, reclamações, sugestões ou críticas relacionadas aos produtos e serviços fornecidos. Nesses casos, você deve entrar em contato através de nossos canais de atendimento, clicando aqui ou ligando gratuitamente para o número 117.