Perguntas Frequentes

ponto Por que nossa empresa precisa de um Canal de Denúncias?

Nossa empresa dispõe de um Código de Conduta e Ética com o objetivo de expressar seus princípios e valores. Além das leis vigentes, o documento serve como guia para as atitudes e os comportamentos de todos os nossos colaboradores, terceiros e parceiros de negócios.

Entretanto, sempre há alguém mal-intencionado que pode colocar em risco outros colegas e a empresa. Por isso, disponibilizamos um Canal de Denúncias, por meio do qual você pode relatar, de boa-fé, situações que você acredita que contrariam as leis ou o nosso Código de Conduta.

ponto Como funciona?

O Canal de Denúncias é gerenciado por um comitê especializado, de forma independente e totalmente imparcial, chamado de comitê de apuração. Seus relatos são recebidos por agentes especializados responsáveis por encaminhá-los para análise, investigação e resolução.

Ao identificar ou suspeitar de qualquer irregularidade, você pode fazer uma denúncia acessando o site www.contatoseguro.com.br/krona ou pelo telefone 0800 643 7446. A ligação é gratuita.

Ao fazer uma denúncia, você recebe um número de protocolo para acompanhar o andamento e a resolução da sua denúncia ou sugestão.

ponto Eu posso ser identificado?

Não! Seu contato com o canal é administrado por um agente independente, totalmente isento e com atendimento especializado para obter o máximo de informações sobre o caso, sem comprometer seu anonimato.

Em nenhuma hipótese o número do seu telefone ou o IP do seu computador serão compartilhados.

ponto Que tipo de casos eu posso relatar pelo canal?

Você pode e deve relatar qualquer comportamento que perceba ser uma atitude incoerente frente ao esperado de colaboradores, terceiros e parceiros de negócio.

Todas as situações que não estejam de acordo com as leis ou com os princípios éticos e valores da nossa empresa, devem ser reportadas também.

Veja alguns exemplos de irregularidades: fraude, desperdício de recursos, divulgação de assuntos sigilosos, discriminação, coação moral, assédio sexual, abuso de poder, agressão, etc. Além disso, você também pode utilizar o canal para sugerir melhorias que considera relevantes para o desenvolvimento da nossa empresa.

ponto Preciso ter evidências?

Não. Após receber um relato, o caso é encaminhado para o Comitê de Apuração, que iniciará a análise, buscando todas as informações necessárias para dar o encaminhamento correto à denúncia. Providências só serão tomadas nos casos em que a conduta incorreta for constatada.

Caso você tenha alguma prova, o sistema da Contato Seguro permite que você anexe qualquer tipo de arquivo, foto, vídeo, áudio, etc. Mesmo que você faça a denúncia por telefone, o atendente explicará como anexar suas evidências.

ponto Quais os benefícios?

Com o apoio do Canal de Denúncias, nossa empresa promove a cultura da transparência, da ética e da integridade. Além disso, o canal inibe condutas contrárias aos princípios e aos valores da empresa e, como resultado, mantemos um ambiente de trabalho melhor, livre de irregularidades e mantemos a imagem da Krona intacta.

ponto Quem atende o telefone e ouve as denúncias?

Você ouvirá uma gravação e poderá fazer seu relato. Seu número não é identificado. O sistema grava sua ligação e envia para o Comitê de apuração analisar e tratar.

A identificação não é necessária e o assunto será conduzido no mais absoluto sigilo. A partir das denúncias e relatos recebidos, a Krona buscará prevenir e banir atitudes impróprias ao nosso Código de Conduta.

O seu telefone ou o IP são totalmente protegidos e, em hipótese alguma, o comitê responsável pela apuração conseguirá descobrir quem fez qualquer relato anônimo pelo sistema da Contato Seguro.

ponto Como acompanhar minha denúncia?

Ao fazer uma denúncia, você receberá um número de protocolo que poderá ser utilizado para acompanhar o andamento da sua denúncia.

Para isso, você deverá acessar o site contatoseguro.com.br/krona e escolher a opção ACOMPANHE SUA DENÚNCIA.

Eventualmente, o comitê poderá solicitar mais informações por meio de mensagens que poderão ser acessadas apenas com este protocolo. Saiba que sua contribuição será de extrema importância. Então, fique atento e continue ajudando a nossa empresa!