Por que nossa empresa precisa de um Canal de Denúncias?
Além das leis vigentes, nós contamos com um conjunto de normas que estão presentes no nosso Código de Conduta:
• Um guia que determina os comportamentos que devem ser seguidos por nossos colaboradores, fornecedores e parceiros de negócios.
Mesmo assim, algumas atitudes mal-intencionadas podem acontecer, colocando em risco não só a empresa, mas também você e outros colegas.
• Por isso o Canal de Denúncias existe! Para proteger a todos.
Através dele, você pode relatar de forma 100% anônima, as irregularidades que não condizem com os nossos valores e as leis, nos ajudando a manter um ambiente de trabalho sempre seguro e saudável.
Como funciona?
O Canal é terceirizado, administrado pela Contato Seguro, uma empresa independente e imparcial.
Se você identificar ou souber de qualquer irregularidade:
• Acesse contatoseguro.com.br/gruponc
• Mande mensagem para denuncia.gruponc@falepraeles.com.br
• Ou ligue gratuitamente para 0800 517 1301 e faça o seu relato.
• A ferramenta fica disponível 24h / 7 dias por semana.
• O atendimento é feito por psicólogos especializados, que recebem o relato e enviam as informações para análise, investigação e resolução.
Minha identidade será protegida?
Sim! Todo o recebimento do relato é realizado pela Contato Seguro, uma organização totalmente isenta, sem nenhum tipo de vínculo com a empresa.
• Sua identidade não será revelada em nenhuma hipótese.
• O anonimato e o sigilo das informações são garantidos.
• Você estará 100% protegido contra qualquer retaliação.
• O número do seu telefone ou o IP do seu computador não serão identificados.
Que tipo de casos eu posso relatar pelo canal?
Você pode e deve relatar qualquer violação às leis vigentes ou Código de Conduta do Grupo NC. Alguns exemplos são:
• Assédio moral ou sexual, agressão física ou discriminação envolvendo parceiros;
• Corrupção, suborno ou pagamento ou recebimento impróprio;
• Desvio de comportamento e conduta;
• Desvios em processos de concorrência e licitações;
• Favorecimento ou conflito de interesses;
• Fraudes;
• Lavagem de dinheiro;
• Não conformidade com procedimentos e políticas internas;
• Vazamento ou uso indevido de informações sigilosas e sensíveis.
Preciso apresentar evidências/provas?
Não. A partir do seu relato, a Contato Seguro encaminhará as informações para o Comitê Responsável, que iniciará a investigação e dará o tratamento correto ao relato. Fique atento nas interações com o canal, pois através dele serão solicitadas complemento de informações, quando necessário.
Entretanto, evidências são importantes para a apuração, materialização e constatação dos desvios relatados e o envio antecipado ajuda o seu relato ser finalizado com mais agilidade.
Caso você possua evidências, a Contato Segura disponibiliza os seguintes caminhos para o envio:
• Relatos via sistema (formulário web ou app), é possível anexar qualquer tipo de arquivo (como fotos, vídeos, áudios etc.)
• Relatos via telefone, o especialista explicará como fazer o envio das evidências.
Quais benefícios o canal traz?
O Canal nos ajuda a criar e manter a empresa mais segura e livre das irregularidades, prevenindo e combatendo atitudes que podem prejudicar a todos nós.
O resultado disso é um ambiente de trabalho cada vez mais saudável, acolhedor, transparente, ético e com mais oportunidades.
Quem recebe as denúncias pelo telefone?
A Contato Seguro conta com uma equipe de psicólogos, prontos para acolher você. Estes profissionais não têm nenhuma relação conosco, e o recebimento da denúncia acontece de forma 100% confidencial.
• Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou vazada por ninguém.
• Em nenhuma circunstância, nossa empresa ou o comitê responsável pela apuração saberá quem fez o relato anônimo pelo Canal.
Como acompanhar a minha denúncia?
Ao fazer uma denúncia, será gerado um protocolo. Para acompanhar o andamento, siga o passo a passo:
1. Acesse o site contatoseguro.com.br/gruponc
2. Selecione a opção “Consultar Resposta”.
3. Insira o número.
Se a denúncia tiver sido feita pelo telefone, o especialista informará o protocolo! Anote o número para poder acompanhar depois.
• É possível que o comitê solicite mais informações sobre o relato, através de mensagens que só poderão ser acessadas por meio do protocolo.
Como fazer meu relato pelo aplicativo da Contato Seguro?
Realize o download do app “Contato Seguro” na Google Play Store ou App Store, pesquise o nome da empresa “Grupo NC”, selecione e poderá realizar o seu relato de forma segura e anônima.
Por que fazer uma denúncia?
A sua colaboração faz toda a diferença. Juntos criamos um ambiente de trabalho saudável e livre de bullying, assédio, fraudes, entre outros.
com o SAC
Precisa falar com o Grupo NC? Clique no botão e acesse os canais de atendimento.
Falar com o SAC