Canal de Denúncia Petrobras

A denúncia pode ser anônima?

O anonimato é garantido tanto pela internet como por telefone, já que não há registro dos IPs dos computadores dos denunciantes ou rastreamento das ligações.

Se optar pelo anonimato, não forneça, no relato, detalhes que possam revelar a sua identidade.

Atenção

Diferentemente das denúncias de fraude e corrupção, que possibilitam, de modo geral, uma apuração com evidências objetivas, questões comportamentais como assédio moral, assédio sexual, discriminação ou violência física e psicológica, necessitam, para sua apuração, de informações como:

  • nome do suposto agressor,
  • situações concretas (relato detalhado sobre os episódios e como ocorreram),
  • datas,
  • locais das ocorrências,
  • nomes de eventuais testemunhas,

A ausência de fatos objetivos e a apresentação de relatos sucintos, genéricos e repletos de juízos de valor comprometem a apuração e, por consequência, seus resultados.

Importante esclarecer que, embora esse tipo de denúncia possa ser apresentado anonimamente, a Ouvidoria-Geral da Petrobras recomenda a identificação e dados de contato do denunciante para que possa aprofundar os detalhes do relato e garantir maiores possibilidades de um bom tratamento.

Nesse sentido, a Ouvidoria-Geral ratifica seu compromisso de confidencialidade e de que não tratará de nenhuma denúncia de forma identificada com as áreas gestoras ou de apuração sem que haja o consentimento do denunciante.