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POR QUE NOSSA COMPANHIA PRECISA DE UM CANAL TRANSPARÊNCIA?

Nossa Companhia dispõe de um Código de Conduta com o intuito de expressar seus princípios e valores. Além das leis vigentes, o documento serve como guia para as atitudes e os comportamentos de todos os nossos Colaboradores, terceiros, parceiros de negócios.

Entretanto, sempre pode haver alguma parte mal intencionada, podendo colocar em risco outros colegas e a empresa como um todo. Frente a isso, disponibilizamos um Canal Transparência, por meio do qual você pode fazer relatos de casos de qualquer natureza e que você acredita estarem indo contra as Leis, nosso Código de Conduta, Políticas e valores.

COMO FUNCIONA?

O Canal Transparência é gerenciado por uma empresa independente e totalmente imparcial chamada Contato Seguro. Ao identificar ou suspeitar de qualquer irregularidade, você pode fazer um relato acessando o site www.contatoseguro.com.br/pt/petroreconcavo ou pelo telefone 0800 515 2215. A ligação é gratuita.

O canal funciona 24h por dia e os seus relatos são recebidos por especialistas da Contato Seguro que são responsáveis por encaminhá-los para análise, investigação e resolução.

Ao fazer uma denúncia, você recebe um número de protocolo, por meio do qual você pode acompanhar o andamento e a resolução do seu relato.

POSSO SER IDENTIFICADO?

Não. O contato é realizado por meio de uma empresa independente, totalmente isenta e com atendimento especializado para obter o máximo de informações sobre o caso sem comprometer seu anonimato. Em nenhuma hipótese o número do seu telefone ou o IP do seu computador serão compartilhados.

QUE TIPO DE CASOS POSSO RELATAR PELO CANAL?

Você pode e deve relatar qualquer comportamento que perceba ser uma atitude incoerente frente ao esperado de colaboradores, terceiros e parceiros de negócio. Todas as situações que não estejam de acordo com as leis ou com os princípios éticos e valores, devem ser reportadas também.

Veja alguns exemplos: fraude, corrupção, desvio/desperdício de recursos, divulgação de assuntos sigilosos, discriminação, coação moral, assédio sexual, assédio moral, abuso de poder, agressão, condições inadequadas para o trabalho, etc.

Para sugerir melhorias que considera relevantes para o desenvolvimento da nossa Companhia, acesse o OUVIPETRO.

O canal da Ouvidoria existe para tratar as reclamações, sugestões, críticas e elogios internos e externos. As mensagens serão reportadas para a área de Comunicação.

Telefone: 0800-071-8028 (Horário de atendimento de 2ª a 6ª feira, das 07h30 às 16h30)
e-mail: ouvidoria@petroreconcavo.com.br

PRECISO TER EVIDÊNCIAS?

Caso você tenha alguma prova, o sistema da Contato Seguro permite que você anexe qualquer tipo de arquivo, foto, vídeo, áudio, etc. Mesmo que você faça a denúncia por telefone, o atendente vai lhe explicar como anexar as suas evidências.

Não é obrigatório anexar evidências, no entanto, anexá-las pode ajudar na apuração dos fatos.

Após a Contato Seguro receber um relato, o caso é encaminhado para a área de CCGRC – Compliance, Controles Internos e Gestão de Riscos Corporativos, que iniciará a análise, buscando todas as informações necessárias para dar o encaminhamento correto à denúncia.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?

Com o apoio do Canal Transparência, nossa empresa promove a cultura da transparência, da ética e da integridade. Além disso, o canal inibe condutas contrárias aos princípios e aos valores da empresa e, como resultado, mantemos um ambiente de trabalho melhor e livre de irregularidades.

QUEM ATENDE O TELEFONE E OUVE AS DENÚNCIAS?

A Contato Seguro dispõe de uma equipe própria de profissionais altamente qualificados para o recebimento de seus relatos. Estas pessoas não têm nenhuma relação com a nossa empresa e são totalmente isentas com relação ao conteúdo que será denunciado.

Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou até mesmo vazada por ninguém. O seu IP é totalmente protegido e, em hipótese alguma, os comitês responsáveis pela apuração conseguirão descobrir quem fez qualquer relato anônimo pelo sistema da Contato Seguro.

COMO ACOMPANHAR MINHA DENÚNCIA?

Ao fazer uma denúncia, você receberá um número de protocolo que poderá ser utilizado para acompanhar o andamento da sua denúncia. Para isso, você deverá acessar o site www.contatoseguro.com.br e escolher a opção CONSULTAR RESPOSTA.

Caso você faça uma denúncia via telefone, a ouvidora irá lhe informar o número de protocolo. Recomendamos que você o anote e faça acompanhamentos periódicos a fim de verificar o andamento de seu relato. Eventualmente, o comitê poderá lhe solicitar maiores informações por meio de mensagens que somente poderão ser acessadas com este protocolo e a sua contribuição será de extrema importância. Fique atento e continue ajudando a nossa empresa.