0800 900 9292

Canal de Ética da Rôgga

Por que precisamos do canal de ética?

A Rôgga dispõe de um Guia de Conduta e Valores com o intuito de expressar seus princípios e valores. Além das leis vigentes, o documento serve como guia para as atitudes e os comportamentos de todos os nossos colaboradores, terceiros e parceiros de negócios.

Entretanto, sempre pode haver alguma parte mal-intencionada, podendo colocar em risco outros colegas e a empresa como um todo. Frente a isso, disponibilizamos um Canal de Ética da Rôgga, por meio do qual você pode fazer relatos de casos de qualquer natureza e que você acredita estarem indo contra as leis, princípios éticos ou o nosso Guia de Conduta e Valores.

Como funciona?

O Canal de Ética é gerenciado por uma empresa independente e totalmente imparcial chamada Contato Seguro. Ao identificar ou suspeitar de qualquer irregularidade, você pode fazer um relato acessando o site www.contatoseguro.com.br/pt/rogga ou pelo telefone 0800 900 9292. A ligação é gratuita.

O canal funciona 24h por dia e os seus relatos são recebidos por especialistas da Contato Seguro que são responsáveis por encaminhá-los para análise, investigação e resolução.

Ao fazer uma denúncia, você recebe um número de protocolo, por meio do qual você pode acompanhar o andamento e a resolução do seu relato.

Se eu me identificar, isso ajudará?

Uma investigação geralmente é mais rápida e eficiente quando a questão pode ser tratada diretamente com a pessoa que efetuou o relato. Caso você tenha se identificado, o acesso ao seu nome será restrito ao comitê de ética da Rôgga, que poderão entrar em contato com você a fim de obter maiores detalhes da situação relatada para que seja feita uma análise com maior precisão dos fatos.

A Rôgga apoia esse tipo de iniciativa e não tolera nenhuma forma de retaliação por denúncias feitas de boa-fé.

Que tipo de casos posso relatar pelo canal?

Você pode e deve relatar qualquer comportamento que perceba ser uma atitude incoerente frente ao esperado de colaboradores, terceiros e parceiros de negócio. Todas as situações que não estejam de acordo com as leis ou com os princípios éticos e valores da Rôgga devem ser reportadas também.

Veja alguns exemplos: fraude, desperdício de recursos, divulgação de assuntos sigilosos, discriminação, coação moral, assédio sexual, abuso de poder, agressão, etc. Além disso, você também pode utilizar o canal para sugerir melhorias que considera relevantes para o desenvolvimento da nossa empresa ou tirar dúvidas sobre o Guia de Conduta e Valores Rôgga e suas políticas complementares.

Preciso ter evidências?

Não é necessário. Após a Contato Seguro receber um relato, o caso é encaminhado para um Comitê Interno, que iniciará a análise, buscando todas as informações necessárias para dar o encaminhamento correto à denúncia.

Caso você tenha alguma prova (isto facilitará a investigação e as ações a serem tomadas pela Rôgga), o sistema da Contato Seguro permite que você anexe qualquer tipo de arquivo, foto, vídeo, áudio, etc. Mesmo que você faça a denúncia por telefone, o atendente vai lhe explicar como anexar as suas evidências.

Por que devo relatar?

Com o apoio do Canal de Denúncia, a Rôgga promove a cultura da transparência, da ética e da integridade. Além disso, o canal inibe condutas contrárias aos princípios e aos valores da empresa e, como resultado, mantemos um ambiente de trabalho melhor e livre de irregularidades.

Nunca devemos tentar ocultar o não cumprimento do Guia de Conduta e Valores da Rôgga, suas políticas, procedimentos ou das leis. Sua ação em reportar alguma situação que você até tenha uma suspeita de não cumprimento ou de má conduta pode ajudar a evitar ou limitar danos à Rôgga e à sua reputação. O Canal de Ética da Rôgga foi justamente criado para receber e tratar seu relato.

Como acompanhar minha denúncia?

Ao fazer uma denúncia, você receberá um número de protocolo que poderá ser utilizado para acompanhar o andamento da sua denúncia. Para isso, você deverá acessar o site www.contatoseguro.com.br/rogga e escolher a opção ACOMPANHE SEU RELATO.

Caso você faça uma denúncia via telefone, a ouvidora irá lhe informar o número de protocolo. Recomendamos que você o anote e faça acompanhamentos periódicos a fim de verificar o andamento de seu relato. Eventualmente, o comitê poderá lhe solicitar maiores informações por meio de mensagens que somente poderão ser acessadas com este protocolo e a sua contribuição será de extrema importância. Fique atento e continue ajudando a nossa empresa.

E se eu perder o numéro de protocolo?

Para manter o nível mais alto de sigilo, você terá que registrar a questão novamente caso perca o número de protocolo. É necessário mencionar que a nova denúncia está relacionada àquela feita anteriormente.