SulAmérica 0800 512 7713
Como faço uma denúncia?

Para fazer uma denúncia, você pode ligar para o telefone 0800 512 7713 e fazer o seu relato ou fazer o registro por este canal. O canal funciona 24h por dia, 7 dias por semana. As denúncias são recebidas e registradas por especialistas, que as encaminham para apuração das áreas competentes. Durante o atendimento, você receberá um número de protocolo, e com ele é possível acompanhar o andamento e a resolução do seu caso.

O que posso denunciar no canal?

Você pode denunciar qualquer desvio de conduta ou violação ao Código de Ética e Conduta da SulAmérica, como casos de assédio, conflito de interesses, corrupção, discriminação, fraude, lavagem de dinheiro e qualquer outra conduta inadequada.

O que acontece depois da denúncia?

Uma equipe especializada da empresa Contato Seguro receberá as ligações ou as mensagens enviadas via site, fará uma primeira análise e direcionará os relatos para uma área específica estabelecida pela SulAmérica, responsável pela apuração. Essa área deverá analisar, investigar e tomar providências quando necessário. Nenhum colaborador será identificado, e todos que acessarem este canal receberão um número de protocolo para acompanhar a apuração da sua denúncia ou sugestão no mesmo site.

Como posso acompanhar uma denúncia realizada?

Ao realizar uma denúncia, você receberá um número de protocolo que poderá ser utilizado para acompanhá-la. Para isso, você deverá acessar o site https://contatoseguro.com.br/sulamerica e escolher a opção “Acompanhe sua Denúncia”. No caso de denúncia via telefone, o atendente irá lhe informar o número de protocolo. Recomendamos que você o anote e faça acompanhamentos periódicos a fim de verificar o andamento de seu relato. Eventualmente, poderão ser solicitadas mais informações por meio de mensagens que somente poderão ser acessadas com este protocolo, e a sua contribuição será de extrema importância.

Preciso me identificar para fazer uma denúncia?

Não. A decisão de identificar-se ou não cabe a você. Ao ligar para o Canal, o atendente perguntará se você deseja ou não se identificar. Este contato é realizado por meio de uma empresa independente, totalmente isenta e com atendimento especializado para obter o máximo de informações sobre o caso, sem comprometer seu anonimato. A empresa trabalha com alta proteção de dados. Em nenhuma hipótese serão compartilhados o número do seu telefone ou o IP do seu computador. No caso de denúncia por formulário, também será possível optar pelo anonimato ou não.

Quem são os responsáveis pelo atendimento no Canal de Denúncias?

O atendimento é realizado por uma empresa terceirizada e especializada, a Contato Seguro, que dispõe de uma equipe própria de profissionais qualificados para o recebimento de seus relatos. Os atendentes não possuem nenhuma relação com a SulAmérica e são totalmente isentos em relação ao conteúdo que será denunciado, não havendo risco de identificação de voz, situação divulgada ou até mesmo vazada por ninguém. O seu IP é totalmente protegido, e em hipótese alguma a SulAmérica ou a área responsável pela apuração, conseguirão ter acesso aos dados de quem realizou qualquer relato anônimo pelo sistema da Contato Seguro.

Preciso ter evidências?

Não é preciso ter evidências para fazer o seu relato. Mesmo assim, caso você tenha alguma prova, o sistema da Contato Seguro permite que você anexe qualquer tipo de arquivo, foto, vídeo, áudio, etc. Em caso de denúncia por telefone, o atendente explicará como anexar as provas.

O que pode ocorrer caso realize uma denúncia falsa e má intencionada?

A realização de uma denúncia falsa e má intencionada pode ter como resultado a aplicação de medidas disciplinares e/ou consequências legais.

Não tenho certeza se o relato de que tive conhecimento se caracteriza como uma conduta antiética. Como proceder?

Mesmo na dúvida, denuncie. A equipe responsável pela apuração é extremamente capacitada para avaliar o relato. Considere que em qualquer caso de suspeita de conduta antiética, você tem o dever de comunicar e lembre-se que qualquer conduta inadequada pode ter consequências.

Se eu compartilhar meu login e senha com terceiro, este terá acesso a meus dados pessoais?

Sim. Uma vez compartilhado seu login e senha com terceiro, este terá acesso a todos os seus dados pessoais e de seus dependentes, além de dados sobre seu plano, o que é um risco, pois poderá se passar por você em outros momentos. Por isso, nunca compartilhe seu login e senha.

É possível fazer o parcelamento do recibo e assim receber mais de um reembolso por consulta?

Não. Cada consulta deve gerar um único recibo, e o valor será reembolsado com o valor coberto pelo plano.

Colocar um valor maior no recibo para aumentar o valor do reembolso é fraude?

Sim. O recibo é um documento oficial em que deve constar o valor real de cada consulta e/ou procedimento. Alterar esse valor é crime.

Se eu fizer um procedimento que o plano não cobre, posso trocar por um procedimento de mesmo valor coberto pelo plano?

Não. Temos um protocolo que nos impede de fazer pagamentos para procedimentos não acordados com o fornecedor. Por isso, é importante que cada procedimento seja informado de forma correta.

Tenho um conhecido/familiar que me pediu para usar minha carteirinha do plano só para uma consulta. Como não estou usando sempre, posso compartilhar com ele?

Não. Seu plano é de uso pessoal e intransferível. Só você pode utilizá-lo em consultas e procedimentos. Portanto, você não deve emprestar seu documento.

Tenho uma doença preexistente e achei melhor não avisar o corretor, afinal ela está controlada. Tem algum problema?

Sim. Sua declaração de saúde é um documento oficial. Você deve informar todos os seus dados de saúde, sem omitir ou esconder alguma doença, mesmo que ela esteja controlada. É importante ser muito transparente nesse momento e contar toda a verdade.

Posso informar um outro CEP para ter uma condição mais vantajosa ao contratar o plano?

Não. Todos os dados informados devem ser verdadeiros, e você vai precisar usar documentos para provar cada um deles, inclusive seu endereço. Forjar esses documentos é crime.

Devo fazer uma consulta e procedimentos em breve, para adiantar resolvi já deixar as guias assinadas. Esse procedimento é correto?

Não. Esse tipo de procedimento é perigoso. As guias só devem ser assinadas após a realização de cada consulta e/ou procedimento. Assim, podemos garantir que nenhum pagamento indevido será efetuado.

Fiz uma consulta, mas na guia estava constando outro endereço. Devo desconfiar e informar o meu plano de saúde?

Sim. Adulterar o endereço de uma consulta ou procedimento é fraude. O endereço deve ser o mesmo cadastrado na rede que está disponível no seu plano.

Tenho dois filhos, posso usar uma única carteirinha para procedimento/consulta de ambos?

Não. A carteirinha deve ser de uso individual do beneficiário. Neste caso, cada um dos filhos deverá possuir sua carteirinha, com seus respectivos números de cadastro.