Como faço uma denúncia?

Você deve ligar para o telefone 0800 512 7713 e relatar sua suspeita ou denúncia.

O canal funciona 24h por dia, as denúncias são recebidas por especialistas responsáveis por encaminhá-las para análise, investigação e resolução.

Durante o atendimento, você receberá um número de protocolo, por meio do qual você poderá acompanhar o andamento e resolução do seu caso.

Você também pode realizar a sua denúncia acessando o site www.contatoseguro.com.br.

O que devo denunciar no canal?

Você pode denunciar qualquer desvio de conduta ou violação ao Código de Ética da SulAmérica, como por exemplo assédio, conflito de interesses, corrupção, discriminação, fraude, lavagem de dinheiro e qualquer outra conduta inadequada.

Vou ser identificado?

Não. A decisão de identificar-se ou não, cabe a você. Ao ligar para o Canal, o atendente perguntará se você deseja ou não se identificar. Este contato é realizado por meio de uma empresa independente, totalmente isenta e com atendimento especializado para obter o máximo de informações sobre o caso, sem comprometer seu anonimato. A empresa trabalha com alta proteção de dados. Em nenhuma hipótese serão identificados o número do seu telefone ou o IP do seu computador. No caso de denúncia por formulário, também será possível optar pelo anonimato ou não.

Quem são os responsáveis pelo atendimento no Canal de Denúncias?

O atendimento é realizado por uma empresa terceirizada e especializada – a Contato Seguro - que dispõe de uma equipe própria de profissionais altamente qualificados para o recebimento de seus relatos. Os atendentes não possuem nenhuma relação com a SulAmérica e são totalmente isentos em relação ao conteúdo que será denunciado, não havendo risco de identificação de voz, situação divulgada ou até mesmo vazada por ninguém.

O seu IP é totalmente protegido e em hipótese alguma a SulAmérica ou a área responsável pela apuração, conseguirão ter acesso aos dados de quem realizou qualquer relato anônimo pelo sistema da Contato Seguro.

Preciso ter evidências?

Não. Caso você tenha alguma prova, o sistema da Contato Seguro permite que você anexe qualquer tipo de arquivo, foto, vídeo, áudio, etc. Em caso de denúncia por telefone, o atendente explicará como anexar as evidências.

Como acompanhar minha denúncia?

Ao realizar uma denúncia, você receberá um número de protocolo que poderá ser utilizado para acompanhá-la. Para isso, você deverá acessar o site www.contatoseguro.com.br/sulamerica e escolher a opção “Acompanhe sua Denúncia”.

No caso de denúncia via telefone, a atendente irá lhe informar o número de protocolo. Recomendamos que você o anote e faça acompanhamentos periódicos a fim de verificar o andamento de seu relato.

Eventualmente, poderão ser solicitadas mais informações por meio de mensagens que somente poderão ser acessadas com este protocolo e a sua contribuição será de extrema importância. Fique atento e continue ajudando a SulAmérica.

O que pode ocorrer caso realize uma denúncia falsa e má intencionada?

A realização de uma denúncia falsa e má intencionada pode ter como resultado a aplicação de medidas disciplinares e/ou consequências legais.

Não tenho certeza se o relato que tive conhecimento se caracteriza como uma conduta antiética. Como proceder?

Mesmo na dúvida, denuncie. A equipe responsável pela apuração é extremamente capacitada para avaliar a veracidade do relato. Considere que em qualquer caso de suspeita de conduta antiética, você tem o dever de comunicar às áreas competentes. Lembre-se que qualquer conduta inadequada pode ter graves consequências.