O que é o Canal de Denúncias da Swap?

É um veículo de comunicação independente, seguro e confiável, para o relato de preocupações relacionadas aos valores das empresas do Grupo Swap, seu Código de Ética e Conduta, políticas internas e leis aplicáveis.

Por que denunciar?

Para que a organização identifique e trate comportamentos, práticas ou situações que violem leis, normas internas ou princípios éticos. A denúncia permite que o problema seja analisado de forma adequada e que as medidas necessárias sejam tomadas para corrigi-lo. Você pode denunciar sempre que observar algo que não esteja de acordo com as regras, e não precisa se identificar, se preferir.

Quem pode utilizar o Canal de Denúncias Swap?

Não existem restrições nesse sentido. O canal pode ser usado por colaboradores, sócios, investidores, fornecedores e prestadores de serviços, clientes e a comunidade em geral.

O que deve ser denunciado no Canal?

O Canal deve ser utilizado para a comunicação do conhecimento ou a suspeita de violação ao Código de Ética e Conduta, às políticas internas ou à legislação aplicável e vigente, tais como: assédio e outras condutas abusivas, corrupção, suborno, fraude interna, discriminação, lavagem de dinheiro, dentre outras.

Nota: O Canal não é um serviço de emergência, por isso não deve ser utilizado para casos como: acidentes, incêndios, ameaças à integridade física ou à vida, ou similares.

Em quais meios o usuário-denunciante poderá registrar suas preocupações?

As denúncias podem ser relatadas pelo telefone 0800 155 0018 (ligação gratuita), aplicativo da Contato Seguro ou Formulário online disponível no site contatoseguro.com.br/swap.

Quando posso registrar denúncias? Em que horário?

O Canal está disponível todos os dias da semana, 24h por dia, 365 dias no ano. Você poderá fazer o registro do relato a qualquer momento.

É possível fazer denúncia anônima?

Sim. O usuário-denunciante pode optar por revelar a sua identidade ou mantê-la em sigilo.

Nota: A Contato Seguro não compartilha o IP dos computadores dos usuários-denunciantes, tampouco rastreia os telefones de origem das ligações recebidas. A empresa é independente e, por essa razão, atua conforme suas políticas e sem a ingerência da sua contratante. 

Minha identidade será protegida?

Sim! Todo o recebimento da denúncia é realizado pela Contato Seguro, uma organização totalmente isenta, sem nenhum tipo de vínculo com a empresa.

Sua identidade não será revelada em nenhuma hipótese
O anonimato e o sigilo das informações são garantidos
Você estará 100% protegido contra qualquer retaliação
O número do seu telefone ou o IP do seu computador não serão identificados.

Quais informações devo fornecer quando registrar uma denúncia?

É importante que seja apresentado um relato claro, rico em informações e, quando possível, acompanhado de provas (cópia de documentos, prints de tela do compuador ou celular, filmagens e fotografias, etc.).

Além disso, é recomendável indicar se (i) o evento/fato sendo reportado aconteceu mais de uma vez (sua frequência), (ii) se o fato continua acontecendo, (iii) foi reportado ou é de conhecimento de um superior, (iv) tem/teve testemunhas e quais os nomes delas.

Há limite ou número de denúncias por pessoa?

Não há limite para o número de denúncias por pessoa.

O Canal de Denúncias da Swap é confidencial?

Sim. Todas as informações registradas no Canal são classificadas como confidenciais e seu acesso é limitado a um grupo restrito de profissionais (especialistas da Contato Seguro, colaboradores do Compliance da Swap e integrantes do Comitê de Ética e Compliance da Swap). Todos seguem as diretrizes internas e obrigações relacionadas aos deveres de confidencialidade, privacidade e segurança.

Serei prejudicado por fazer uma denúncia?

Não. O denunciante de boa-fé, que é aquele que reporta um fato que, em bases razoáveis, acredita ser verdadeiro e uma infração às políticas da Swap ou às leis que a empresa deve cumprir, é protegido de retaliação.

Como faço para acompanhar a minha denúncia?

Na conclusão do registro da sua denúncia, será atribuído automaticamente um número de protocolo. Ele permitirá o acompanhamento pelo site do Canal de Denúncia da Swap.

O que devo fazer se perdi o número de protocolo da minha denúncia?

Caso tenha perdido o seu número de protocolo, entre em contato diretamente com a Contato Seguro, pelo e-mail suporte@contatoseguro.com.br. Explique a situação e a empresa poderá lhe auxiliar.

É possível saber o resultado das apurações?

As informações identificadas na apuração das denúncias e sua consequências são confidenciais. Isso reflete o cumprimento das diretrizes internas relacionados à confidencialidade e privacidade.

Quem é responsável pelo gerenciamento e apuração das denúncias?

As denúncias recebidas e registradas nos Canais da Contato Seguro são recebidas e analisadas por especialistas do provedor. Após o recebimento, ela é liberada aos profissionais de Compliance da Swap autorizados, para que seja realizada a apuração conforme políticas internas.

Onde posso reportar situações relacionadas a produtos e serviços da Swap?

A Swap coloca à disposição de seus clientes e usuários canal de atendimento especializado em demandas relacionadas aos seus produtos e serviços: o SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor, disponível pelo e-mail sac@contaswap.com.