0800 517 0036

  • Por que nossa cooperativa precisa de um Canal de Denúncias?

    Nossa cooperativa dispõe de um Código de Conduta com o objetivo de expressar seus princípios e valores. Além das leis vigentes, o documento serve como guia para as atitudes e os comportamentos de todos os nossos colaboradores, cooperados, terceiros e parceiros de negócios.

    Entretanto, sempre há alguém mal-intencionado que pode colocar em risco outros colegas e a empresa. Por isso, disponibilizamos um Canal de Denúncias, por meio do qual você pode relatar fatos que contrariem as leis ou o nosso Código de Conduta.

  • Como funciona?

    O Canal de Denúncias é gerenciado por uma empresa independente e totalmente imparcial, chamada Contato Seguro.

    Ao identificar ou suspeitar de qualquer irregularidade, você pode fazer uma denúncia acessando o site contatoseguro.com.br/unimedflorianopolis ou pelo telefone 0800 517 0036. A ligação é gratuita.

    O canal funciona 24h por dia e os seus relatos são recebidos por especialistas da Contato Seguro, responsáveis por encaminhá-los para análise, investigação e resolução. Você também pode realizar relatos no aplicativo da Contato Seguro, disponível na App Store e na Play Store.

    Ao fazer uma denúncia, você recebe um número de protocolo para acompanhar o andamento e a resolução da sua denúncia, dúvida ou sugestão.

  • Eu posso ser identificado?

    Não! Seu contato com o canal é realizado por meio de uma empresa independente, totalmente isenta e com atendimento especializado para obter o máximo de informações sobre o caso, sem comprometer seu anonimato.

    Em nenhuma hipótese o número do seu telefone ou o IP do seu computador serão identificados.

  • Que tipo de casos posso relatar pelo canal?

    Você pode e deve relatar qualquer comportamento que perceba ser uma atitude incoerente frente ao esperado de colaboradores, terceiros e parceiros de negócio.

    Todas as situações que não estejam de acordo com as leis ou com os princípios éticos e valores da nossa empresa, devem ser reportadas também.

    Veja alguns exemplos de irregularidades: fraude, desperdício de recursos, divulgação de assuntos sigilosos, discriminação, coação moral, assédio sexual, abuso de poder, agressão, etc.

  • Preciso ter evidências?

    Não. Após a Contato Seguro receber um relato, o caso é encaminhado para a área de Compliance da Unimed Grande Florianópolis, que iniciará a análise, buscando todas as informações necessárias para dar o encaminhamento correto à denúncia. Providências só serão tomadas nos casos em que a conduta incorreta for constatada.

    Caso você tenha alguma prova, o sistema da Contato Seguro permite que você anexe qualquer tipo de arquivo, foto, vídeo, áudio, etc. Mesmo que você faça a denúncia por telefone, o atendente explicará como anexar suas evidências.

  • Quais são os benefícios?

    Com o apoio do Canal de Denúncias, nossa cooperativa promove a cultura da transparência, da ética e da integridade. Além disso, o canal inibe condutas contrárias aos princípios e aos valores da empresa e, como resultado, mantemos um ambiente de trabalho melhor e livre de irregularidades.

  • Quem atende o telefone e ouve as denúncias?

    A Contato Seguro dispõe de uma equipe própria de profissionais altamente qualificados para o recebimento de seus relatos.

    Estas pessoas não têm nenhuma relação com a nossa cooperativa e são totalmente isentas com relação ao conteúdo que será denunciado.

    Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou até mesmo vazada por ninguém.

    O seu IP é totalmente protegido e, em hipótese alguma, nossa cooperativa ou o comitê responsável pela apuração conseguirão descobrir quem fez qualquer relato anônimo pelo sistema da Contato Seguro.

  • Como acompanhar minha denúncia?

    Ao fazer uma denúncia, você receberá um número de protocolo que poderá ser utilizado para acompanhar o andamento da sua denúncia.

    Para isso, você deverá acessar o site contatoseguro.com.br e escolher a opção CONSULTAR RESPOSTA.

    Caso você faça uma denúncia via telefone, a atendente também informará seu número de protocolo. Recomendamos que você o anote e faça acompanhamentos periódicos a fim de verificar o andamento de seu relato.

    Para fazer um relato via aplicativo da Contato Seguro, você precisará realizar o download deste na App Store ou na Play Store, ao iniciar o aplicativo você precisará escolher um idioma para prosseguir. Ao realizar seu primeiro acesso, aparecerá um breve tutorial informando sobre as possibilidades do app. No botão “Faça seu registro” você poderá realizar um relato, após aceitar os termos de condição. No botão “Acompanhe a resposta” você poderá consultar um relato através do seu número de protocolo. Na página “Faça seu registro” pesquise o nome da empresa para poder realizar o seu relato.

    Eventualmente, a área de Compliance poderá solicitar mais informações por meio de mensagens que poderão ser acessadas apenas com este protocolo. Saiba que sua contribuição será de extrema importância. Então, fique atento e continue ajudando a nossa cooperativa!