O que é o Canal Aberto?

O Canal Aberto é uma ferramenta de comunicação para tratar questões que impliquem no descumprimento do Código de Ética e Conduta das empresas Usiminas, atos lesivos à instituição e descumprimento da legislação e normas Internas. Ele é destinado aos públicos interno e externo e é administrada pela Contato Seguro, que atua de forma transparente, independente e imparcial.

O que pode ser denunciado por meio do Canal Aberto?

Atos de fraude, corrupção, suborno, assédio, desvio de comportamento, furto, etc, e outras práticas em desacordo com os princípios de ética estabelecidos no  Código de Ética e Conduta da Usiminas.

Quem pode utilizar a ferramenta?

Pode ser utilizado pelos públicos com os quais a companhia de relaciona – empregados, administradores, clientes, fornecedores, investidores, poder público, comunidade, imprensa e outros setores da sociedade civil organizada.

Caso eu queira relatar uma denúncia de corrupção, a Usiminas possui algum política para consulta?

Sim. A Usiminas possui informações claras a respeito da Política-Anticorrupção e demais irregularidades previstas na Lei n. 12.846/2013.

Há limites no número de denúncias por pessoas?

Não haverá limite no número de denúncias que uma pessoa poderá enviar, mas é importante que elas estejam de acordo com o propósito do Canal Aberto.

É possível fazer denúncias anônimas?

Sim. A identificação do denunciante é opcional. Todas informações recebidas são tratadas com sigilo.

Quem será responsável pelo gerenciamento das denúncias?

As denúncias são recebidas pela Contato Seguro e gerenciadas pelo Departamento de Integridade, que determinará a metodologia de apuração de acordo com a complexidade da questão.

Em quais meios os usuários poderão efetuar denúncias?

Estão disponíveis os seguintes meios de comunicação para se efetuar uma denúncia: Internet (Intranet e site da Usiminas), aplicativo (smartphone e tablet) e telefone 0800-9009093 (ligação gratuita).

Será possível acompanhar o andamento da apuração da denúncia?

Sim. Ao fazer uma denúncia você receberá um número de protocolo que poderá ser utilizado para acompanhar seu andamento através do site www.contatoseguro.com.br/usiminas. Ao realizar o acesso ao site selecione a opção: “Canal Aberto" e em seguida "Acompanhe o seu relato" onde será solicitado que digite o número do protocolo.

Os status das denúncias são classificados como: "Registrada", "Em Apuração", Concluída ou "Desclassificada".

Eventualmente o Departamento de Integridade poderá entrar em contato para solicitar informações adicionais por meio de mensagens que poderão ser acessadas somente com este protocolo e a sua contribuição será de extrema importância. Fique atento ao andamento de seu protocolo.

Quanto tempo pode demorar para que uma denúncia seja apurada?

Cada denúncia tem uma exigência ou um esforço de apuração particular. Portanto, não há um prazo definido para a apuração. Pretendem-se apurações rápidas, com eventuais reportes intermediários ao denunciante.

Quais critérios definem uma denúncia desqualificada?

Uma denúncia poderá ser confirmada, apenas após sua apuração. Porém, denúncias sem a mensagem informada ou com objetivos fora do propósito estabelecido pelo Canal Aberto serão consideradas desqualificadas pelo Departamento de Integridade ou aquelas com falta de informações.

Há alguma punição para quem fizer denúncias?

Não. O objetivo do Canal Aberto é facilitar a identificação de irregularidades que estejam em desacordo com o Código de Ética e Conduta das Empresas Usiminas. A identificação do denunciante é opcional. Não há aplicação de punições para denuncias realizadas de "boa fé".

O Canal Aberto indica todas as garantias de proteção das denúncias feitas pelos denunciantes?

Sim. Todas as informações são sigilosas e o anonimato dos denunciantes é preservado. As Empresas Usiminas não toleram retaliações a denúncias feitas de boa-fé. Por outro lado, falsas acusações ou informações inverídicas com o intuito de prejudicar terceiros constituem violações ao Código de Ética e Conduta da Companhia.

Dependendo da gravidade da denúncia a identidade do denunciante pode ser revelada?

Não. Todas as informações são sigilosas e é preservado o anonimato dos denunciantes. O Empresas Usiminas estimula a comunicação de todas as questões acima descritas e assegura que não tolera retaliações a denúncias feitas de boa-fé. Por outro lado, falsas acusações ou informações inverídicas com o intuito de prejudicar terceiros constituem violações ao Código de Ética e Conduta da Companhia.

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