Por que a Combio precisa de um Canal de Ética?
Além das leis vigentes, nós contamos com um conjunto de normas que estão presentes em nosso Código de Conduta e em nossas políticas internas, que determinam os comportamentos que devem ser seguidos por nossos colaboradores, fornecedores e parceiros de negócios.
Mesmo assim, algumas atitudes mal-intencionadas podem acontecer, colocando em risco não só a companhia, mas também você e outros colegas. Por isso o Canal de Ética existe! Para proteger a todos. Por meio dele, você pode relatar de forma 100% anônima as irregularidades que não condizem com os nossos valores, as leis, nossas políticas internas e o nosso Código de Conduta, ajudando-nos a manter um ambiente de trabalho seguro e saudável.
Como funciona o Canal de Ética?
O Canal é terceirizado, administrado pela Contato Seguro, uma empresa independente e imparcial.
Se você identificar ou souber de qualquer irregularidade:
• Acesse contatoseguro.com.br/combio; ou
• Ligue gratuitamente para 0800 900 9292 e faça o seu relato.
A ferramenta fica disponível 24h / 7 dias por semana
e o atendimento é feito por psicólogos-ouvidores, que recebem o relato e enviam as informações para análise, investigação e resolução.
Minha identidade será protegida?
Sim! Todo o recebimento do relato é realizado pela Contato Seguro, uma organização totalmente isenta, sem nenhum tipo de vínculo com a Combio. O anonimato e o sigilo das informações são garantidos, de modo que nem o número do seu telefone ou o IP do seu computador serão identificados.
Que tipo de casos eu posso relatar pelo Canal?
Você pode e deve relatar qualquer atitude que viole (ou possa violar) a legislação vigente, nosso Código de Conduta e/ou políticas internas, como:
• Assédio (moral e/ou sexual);
• Discriminação;
• Corrupção e/ou fraude; ou
• Favorecimento de fornecedores ou clientes.
Preciso ter provas?
Não é obrigatório anexar provas ao relato. Entretanto, as provas e demais evidências ajudam a investigação a ter um desfecho mais efetivo.
Caso tenha alguma prova, o sistema permite que você anexe qualquer tipo de arquivo (como fotos, vídeos, áudios etc.)
Caso o relato seja aberto via telefone, o especialista orientará o envio das evidências.
A partir da abertura do seu relato (com ou sem evidências), a Contato Seguro encaminhará as informações para um Comitê de Ética, que dará o devido tratamento e tomará as medidas cabíveis.
Quais benefícios o Canal traz?
O Canal nos ajuda a criar e manter a empresa mais segura e livre das irregularidades, prevenindo e combatendo atitudes que podem prejudicar a todos nós.
O resultado disso é um ambiente de trabalho cada vez mais saudável, acolhedor, transparente, ético e com mais oportunidades.
Quem recebe os relatos pelo telefone?
A Contato Seguro conta com uma equipe de psicólogos prontos para acolher você. Estes profissionais são independentes e não possuem qualquer vínculo com a Combio.
Em nenhuma circunstância, a Combio ou o Comitê de Ética terá acesso à informação de quem fez o relato anônimo pelo Canal.
Como acompanhar o meu relato?
Ao fazer um relato, será gerado um número de protocolo. Lembre-se de anotá-lo para que possa acompanhar o andamento da investigação.
Para acompanhar seu relato, favor seguir as etapas abaixo:
1. Acesse o site contatoseguro.com.br/combio;
2. Acesse a seção “Acompanhar seu relato”;
3. Insira o número do seu protocolo; e
4. Clique no ícone da seta para avançar.
É possível que o Comitê de Ética solicite mais informações sobre o relato por meio de mensagens que só poderão ser acessadas por meio do número de protocolo.