Por que temos um Canal de Ética?
Para garantir o cumprimento de nosso Código de Conduta Ética e da legislação vigente em nosso país.
Entretanto, para aqueles(as) que, propositalmente ou não, descumpram as diretrizes previstas no documento, disponibilizamos um Canal de Ética, por meio do qual você pode relatar fatos que contrariem as leis ou o nosso Código de Conduta Ética.
Como funciona?
O Canal de Ética é gerenciado pela Contato Seguro, empresa independente que garante anonimato da seu relato e lisura no processo de apuração.
Ao identificar ou suspeitar de irregularidades, você pode relatar através do site: contatoseguro.com.br/pt/coopercitrus ou pelo telefone 0800 601 6895.
Seu relato será recebido por especialistas. Eles darão sequência na análise, investigação e resolução. Você receberá um número de protocolo para acompanhar o andamento e, se necessário, adicionar mais informações sobre o fato, incluindo anexos de todos os tipos de formatos.
Eu posso ser identificado?
•Não! Seu contato com o Canal de Ética é realizado por meio de uma empresa independente, totalmente isenta e com atendimento especializado para obter o máximo de informações sobre o caso, sem comprometer o seu anonimato.
•A Contato Seguro não compartilha o número do IP do seu computador, nem rastreia os telefones das ligações realizadas.
Que tipo de casos eu posso relatar pelo canal?
Você pode e deve relatar qualquer comportamento incoerente frente ao esperado de colaboradores, terceiros e parceiros de negócio, pois todas as situações que não estejam de acordo com as leis ou com os princípios éticos e valores da nossa cooperativa, devem ser reportadas.
Exemplos: Fraude, uso indevido de recursos, divulgação de assuntos sigilosos, compartilhamento de senha, tratamento desrespeitoso, discriminação, assédio sexual ou moral, abuso de poder, agressão, entre outros.
Você também pode utilizar o canal para tirar dúvidas relacionados ao Código de Conduta Ética e os normativos relacionados ao Programa de Integridade.
Preciso ter evidências?
Não. Seu relato é colhido pela Contato Seguro, analisada e recebida por um Comitê Interno, que iniciará a análise. Providências serão tomadas com a constatação de conduta inadequada.
Apesar de não ser um requisito, o envio de provas e evidências pode auxiliar na assertividade da apuração. Por isso, o sistema da Contato seguro permite que fotos, vídeos e áudios sejam anexados junto ao relato. Em casos de denúncias por telefone, o atendente te explicará como proceder.
Quais benefícios o canal traz?
Com um Código de Conduta Ética e um Canal de Ética eficiente, a Coopercitrus promove a cultura da transparência, ética e integridade em seu ambiente de trabalho, inibindo atos e condutas contrárias aos princípios e valores da cooperativa.
Quem recebe as denúncias pelo telefone?
A Contato Seguro possui equipe de especialistas para o recebimento de seu relato. Estes profissionais não possuem nenhuma ligação com a Coopercitrus e são completamente isentos em relação ao conteúdo relatado.
Assim, você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou até mesmo vazada.
O seu IP (número que identifica o computador) é totalmente protegido e nossa empresa ou o comitê responsável pela apuração não tem acesso a quem fez qualquer relato anônimo pelo sistema da Contato Seguro.
Como acompanhar a minha denúncia?
Ao finalizar seu relato, você receberá um número de protocolo que poderá ser utilizado para acompanhar o andamento da seu relato.
Para isso, você deverá acessar o site contatoseguro.com.br/pt/coopercitrus/ e escolher a opção CONSULTAR RESPOSTA.
Eventualmente, o comitê poderá solicitar mais informações por meio de mensagens que poderão ser acessadas apenas com este protocolo.
Saiba que sua contribuição será de extrema importância. Então, fique atento e continue ajudando a nossa empresa!
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