Por que a Cruzeiro do Sul Educacional precisa de um canal de denúncias?
Nossa empresa dispõe de um Código de Conduta com o intuito de expressar seus princípios e valores. Além das leis vigentes, o documento serve como guia para as atitudes e os comportamentos de todos os nossos colaboradores, terceiros e parceiros de negócios.
Entretanto, sempre pode haver algum descompasso/ desalinhamento entre as diretrizes da Cruzeiro do Sul e o comportamento dos nossos colaboradores, terceiros e parceiros, decorrentes de desconhecimento, interpretação equivocada ou mesmo má intenção. Tal descompasso/desalinhamento, se desconhecido e não tratado, pode colocar você, seus colegas de trabalho e a Cruzeiro do Sul em risco.
Por isso, disponibilizamos um Canal Seguro que pode ser utilizado para esclarecer dúvidas e assim evitar desvios cometidos por falta de conhecimento, e também para compartilhar suspeitas ou ciência de comportamentos contrários as leis, diretrizes e normas estabelecidas.
Como o Canal Seguro funciona?
O Canal Seguro é gerenciado por uma empresa independente e totalmente imparcial chamada Contato Seguro. Ao identificar ou suspeitar de qualquer irregularidade, você pode registrar o seu relato acessando o site www.contatoseguro.com.br/cruzeiroeducacional ou pelo telefone 0800 900 9393. A ligação é gratuita.
O canal funciona 24h por dia, 7 dias por semana, e os seus relatos são recebidos por especialistas da Contato Seguro que são responsáveis por encaminhá-los para análise, investigação e resolução.
Ao fazer uma denúncia, você recebe um número de protocolo, por meio do qual você pode acompanhar o status, evolução e conclusão do seu relato.
Quais são os os benefícios?
O Canal Seguro é uma ferramenta que auxilia a Cruzeiro do Sul Educacional na promoção da cultura da transparência, da ética e da integridade.
Consideramos extremamente importante que todos os nossos colaboradores sintam liberdade e segurança para fazer perguntas quando tiverem dúvidas sobre a forma correta de agir e/ou para relatar preocupações quando souberem de algo de errado.
Essa relação de confiança e transparência nos dá a oportunidade de identificar e corrigir possíveis desvios antes que eles se tornem problemas maiores, diminuindo os riscos e impactos para outras pessoas e favorecendo a manutenção de um ambiente de trabalho melhor e livre de irregularidades.
Posso ser identificado?
A sua identidade será compartilhada apenas se você autorizar.
Nosso Canal Seguro permite que você escolha se quer registrar o seu relato de forma identificada ou anônima. Caso você opte por fazê-lo de forma anônima, sua identidade não será revelada, assim como em nenhuma hipótese o número do seu telefone ou o IP do seu computador serão compartilhados.
O contato é realizado por meio de uma empresa independente, totalmente isenta e com atendimento especializado para obter o máximo de informações sobre o caso sem comprometer seu anonimato.
Que tipos de caso posso relatar pelo canal?
Você pode e deve relatar qualquer comportamento que considere como errado ou contrário ao esperado de colaboradores, terceiros e parceiros de negócio. Todas as situações que não estejam de acordo com as leis, políticas internas e princípios éticos e valores da nossa empresa devem ser reportadas também.
Veja alguns exemplos: fraude, uso inadequado de recursos, divulgação de assuntos sigilosos, discriminação, assédio moral e sexual, abuso de poder, favorecimento, agressões físicas e verbais, etc. Além disso, você também pode utilizar o canal para esclarecer dúvidas sobre o Código de Conduta e demais políticas internas do Grupo.
Preciso ter evidências?
Não. Após a Contato Seguro receber um relato, o caso é encaminhado para a Área de Conformidade e para o Comitê de Ética e Conduta da Cruzeiro do Sul, que iniciarão a análise, buscando todas as informações necessárias para dar o encaminhamento correto à denúncia. Providências só serão tomadas nos casos em que a conduta incorreta for confirmada e constatada.
Contudo, ressaltamos a importância de você compartilhar todas as informações e detalhes dos quais tiver conhecimento, incluindo documentos, fotos, vídeos e outros tipos de evidências que possam auxiliar na compreensão e apuração da situação. O sistema da Contato Seguro permite que você anexe qualquer tipo de arquivo, foto, vídeo, áudio, etc. Mesmo que você faça a denúncia por telefone, o atendente vai lhe explicar como anexar as suas evidências.
Quanto mais informações você compartilhar mais rápida será a apuração e adoção das tratativas cabíveis.
Quem atende os telefones e ouve as denúncias?
A Contato Seguro dispõe de uma equipe própria de profissionais altamente qualificados para o recebimento de seus relatos. Estas pessoas não têm nenhuma relação com a Cruzeiro do Sul Educacional e são totalmente isentas com relação ao conteúdo que será denunciado.
Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou até mesmo vazada por ninguém. O seu IP é totalmente protegido e, em hipótese alguma, o comitê responsável pela apuração conseguirá descobrir quem fez qualquer relato anônimo pelo sistema da Contato Seguro.
Como acompanhar minha denúncia?
Ao fazer uma denúncia, você receberá um número de protocolo que poderá ser utilizado para acompanhar o andamento da sua denúncia. Para isso, você deverá acessar o site www.contatoseguro.com.br/cruzeiroeducacional e escolher a opção “Acompanhe o seu relato”.
Caso você faça uma denúncia via telefone, a ouvidora irá lhe informar o número de protocolo. Recomendamos que você o anote e faça acompanhamentos periódicos a fim de verificar o andamento de seu relato. Eventualmente, a equipe de Conformidade ou o Comitê de Conduta poderá lhe solicitar maiores informações por meio de mensagens que somente poderão ser acessadas com este protocolo e a sua contribuição será de extrema importância.