Conheça a Ouvidoria

A Ouvidoria Grupo Globo é um canal de comunicação para que os nossos funcionários e parceiros possam esclarecer suas dúvidas e relatar questões que acreditem estar em desacordo com nosso compromisso ético, de forma que possamos tomar conhecimento e atuar no que for necessário.

Independência, confidencialidade e segurança são os principais pilares da Ouvidoria Grupo Globo para que todos possam se manifestar de forma livre e responsável.

Disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana através deste website ou pela Linha Gratuita 0800 251 2021, a Ouvidoria pode ser acessada de qualquer local com internet, telefone fixo ou móvel de qualquer ponto do Brasil.

Saiba mais sobre a Ouvidoria!


  • + Por que o Grupo Globo criou a Ouvidoria?

    Para possibilitar aos seus funcionários e parceiros em geral a livre manifestação de suas dúvidas e preocupações sobre eventuais violações do Código de Ética e Conduta, bem como perceber possíveis riscos e atuar de forma preventiva.

  • + Este canal é realmente seguro e confidencial?

    Sim. Para garantir independência, segurança e reforçar o sigilo do canal, o Grupo Globo contratou a "Contato Seguro", empresa especializada em sistemas de monitoramento para receber, preservar e encaminhar ao Grupo Globo os relatos recebidos.

    Importante: Somente a "Contato Seguro" e os profissionais da Ouvidoria do Grupo Globo têm acesso ao conteúdo do seu relato.

  • + Quando eu devo utilizar a Ouvidoria?

    Você deve usar sempre que vivenciar, presenciar ou perceber situações desalinhadas com o Código de Ética e Conduta do Grupo Globo, ou ainda quando tiver alguma dúvida de interpretação sobre o Código.

    Lembre-se: Se possível, converse primeiramente com seus gestores.

  • + Preciso ter provas para fazer um relato?

    Não. É importante relatar fatos e dados que justifiquem a sua preocupação.

    Lembre-se: Utilize o canal com responsabilidade.

  • + O que é importante ter no meu relato?

    É importante fornecer o máximo de informações possíveis, descrever de forma detalhada o que aconteceu, indicando nome(s) da(s) pessoa(s) envolvida(s) quando for o caso, onde e quando os fatos ocorreram.

    Lembre-se: É importante citar caso tenha ciência de que outras pessoas têm conhecimento dos fatos relatados.

  • + Sou obrigado a me identificar ao fazer um relato?

    Não. A identificação é opcional, mas se identificado poderá dar agilidade ao processo de apuração e resposta, pois facilitará caso sejam necessárias informações complementares.

    Sua identidade será mantida no mais absoluto sigilo.

    Importante: Em nenhuma hipótese será tolerada retaliação àqueles que de boa-fé fizerem uso deste canal.

  • + Quais cuidados eu devo ter após fazer um relato?

    • Guarde seu protocolo em um local seguro.
    • Não comente com ninguém, assim você ficará ainda mais protegido.
    • Aja naturalmente.

  • + Quem faz a análise do meu relato?

    Todos os relatos são recebidos por profissionais independentes e especializados.

    Após o recebimento serão encaminhados para área de Compliance do Grupo Globo.

  • + Consigo acompanhar o andamento da análise do meu relato?

    Sim. Ao enviar seu relato, você receberá um protocolo. Com ele você pode responder possíveis perguntas feitas pelo especialista e ainda consultar o andamento e/ou receber sua resposta ao final do processo.

  • + Como será a resposta ao final do processo?

    A resposta pode vir formalmente, quando se tratar de uma dúvida, por exemplo, ou através de mudanças e ações que você perceberá no dia a dia.

    Lembre-se: Em nenhuma hipótese daremos respostas que possam expor ou constranger alguém ou área.

  • + Suspeito que meu colega esteja fraudando a empresa. Devo relatar aqui neste Canal?

    Sim, você deve relatar e demonstrar seu compromisso com a ética, valores e princípios do Grupo Globo.

    Lembre-se: É permitido o relato de suspeita de não conformidade, desde que de tal suspeita seja possível fornecer detalhes, indícios ou evidências que possam levar o Grupo à identificação dos fatos.

  • + Acabei de identificar uma situação de 'risco de vida' na minha área. Isso deve ser reportado neste canal?

    Em princípio não. Se a situação representa perigo à vida de pessoas, você deve comunicar imediatamente seu gestor ou a equipe de Saúde e Segurança do Trabalho. Essas situações são urgentes e, como tal, devem receber atenção imediata.

    Importante: Somente após você fazer isso, e caso não tenha retorno rápido e/ou satisfatório, você deve fazer um relato.

  • + Na minha área estão circulando comentários desagradáveis e constrangedores sobre uma característica minha. O que devo fazer?

    Converse com seu gestor ou com a equipe de Recursos Humanos de sua empresa. Você pode e deve exigir um tratamento respeitoso de seus pares e gestores.

    Importante: Caso os comentários continuem, ou você se sinta desconfortável em falar com seu gestor, comunique a Ouvidoria.

Comissão de Ética e Conduta

A Comissão de Ética e Conduta foi criada para dar agilidade na avaliação e respostas às manifestações recebidas pela Ouvidoria do Grupo Globo e tem sua agenda totalmente focada em dilemas que envolvam a ética e a conduta, sendo responsável por:

  • Promover a disseminação das diretrizes de conduta do Grupo Globo;
  • Garantir o funcionamento da Ouvidoria, a confidencialidade e respostas aos relatos recebidos;
  • Esclarecer os dilemas éticos e dúvidas de interpretação do Código de Ética e Conduta;
  • Analisar os riscos percebidos e recomendar as ações necessárias;
  • Avaliar os casos de violações ao Código, elaborar pareceres e deliberar sobre o tema.

Formada por membros da Alta Administração do Grupo Globo, a Comissão de Ética e Conduta está subordinada ao Comitê de Auditoria e Compliance que responde diretamente ao Conselho de Administração do Grupo Globo.