POR QUE NOSSA EMPRESA PRECISA DE UM CANAL DE DENÚNCIA?

O Grupo Eternit dispõe de um Código de Ética com o intuito de expressar seus princípios e valores. Além das leis vigentes, o documento serve como guia para as atitudes e os comportamentos de todos os nossos colaboradores, fornecedores, clientes e parceiros de negócios.

Entretanto, sempre pode haver alguma parte mal intencionada, podendo colocar em risco outros colegas e a empresa como um todo. Frente a isso, disponibilizamos um Canal de Denúncia, por meio do qual você pode fazer relatos de casos de qualquer natureza e que você acredita estarem indo contra as leis ou o nosso Código de Ética.

COMO FUNCIONA?

O Canal de Denúncia é gerenciado por uma empresa independente e totalmente imparcial chamada Contato Seguro. Ao identificar ou suspeitar de qualquer irregularidade, você pode fazer um relato acessando o site www.contatoseguro.com.br/grupoeternit ou pelo telefone 0800 600 3254. A ligação é gratuita.

O canal funciona 24h por dia e os seus relatos são recebidos por especialistas da Contato Seguro que são responsáveis por encaminhá-los para análise, investigação e resolução.

Ao fazer um relato, você recebe um número de protocolo, por meio do qual você pode acompanhar o andamento e a resolução do seu relato.

POSSO SER IDENTIFICADO?

Não. O contato é realizado por meio de uma empresa independente, totalmente isenta e com atendimento especializado para obter o máximo de informações sobre o caso sem comprometer seu anonimato. Em nenhuma hipótese o número do seu telefone ou o IP do seu computador serão compartilhados.

QUE TIPOS DE CASOS POSSO RELATAR PELO CANAL?

Você pode e deve relatar qualquer comportamento que perceba ser uma atitude incoerente frente ao esperado de colaboradores, fornecedores, clientes e parceiros de negócios. Todas as situações que não estejam de acordo com as leis ou com os princípios éticos e valores da nossa empresa devem ser reportadas também.

Veja alguns exemplos: fraude, desperdício de recursos, divulgação de assuntos sigilosos, discriminação, coação moral, assédio sexual, abuso de poder, agressão, etc. Além disso, você também pode utilizar o canal para sugerir melhorias que considera relevantes para o desenvolvimento da nossa empresa.

PRECISO TER EVIDÊNCIAS?

Não. Após a Contato Seguro receber um relato, o caso é encaminhado para um Comitê Interno, que iniciará a análise, buscando todas as informações necessárias para dar o encaminhamento correto ao relato. Providências só serão tomadas nos casos em que a conduta incorreta for constatada.

Caso você tenha alguma prova, o sistema da Contato Seguro permite que você anexe qualquer tipo de arquivo, foto, vídeo, áudio, etc. Mesmo que você faça o relato por telefone, o atendente vai lhe explicar como anexar as suas evidências.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?

Com o apoio do Canal de Denúncia, nossa empresa promove a cultura da transparência, da ética e da integridade. Além disso, o canal inibe condutas contrárias aos princípios e aos valores da empresa e, como resultado, mantemos um ambiente de trabalho melhor e livre de irregularidades.

QUEM ATENDE O TELEFONE E OUVE OS RELATOS?

A Contato Seguro dispõe de uma equipe própria de profissionais altamente qualificados para o recebimento de seus relatos. Estas pessoas não têm nenhuma relação com a nossa empresa e são totalmente isentas com relação ao conteúdo que será denunciado.
Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou até mesmo vazada por alguém. O seu IP é totalmente protegido e, em hipótese alguma, o comitê responsável pela apuração de sua denúncia conseguirá descobrir quem fez qualquer relato anônimo por meio do sistema da Contato Seguro

COMO ACOMPANHAR O MEU RELATO?

Ao fazer um relato, você receberá um número de protocolo que poderá ser utilizado para acompanhar o andamento de seu relato. Para isso, você deverá acessar o site www.contatoseguro.com.br/grupoeternit e escolher a opção CONSULTAR RESPOSTA.

Caso você faça um relato via telefone, a ouvidora irá lhe informar o número de protocolo. Recomendamos que você o anote e faça acompanhamentos periódicos a fim de verificar o andamento de seu relato. Eventualmente, o comitê poderá lhe solicitar mais informações por meio de mensagens que somente poderão ser acessadas com este número de protocolo e a sua contribuição será de extrema importância. Fique atento e continue ajudando a nossa empresa.