Por que é importante termos um Canal de Ética?

Além das leis vigentes, nós contamos com um conjunto de normas que estão presentes em nosso Regulamento Interno e políticas.

Certas atitudes mal-intencionadas podem ocorrer no ambiente de trabalho, representando uma ameaça não apenas à empresa, mas também à você e seus colegas. Diante desse cenário, é fundamental contar com um Canal de Ética efetivo. Por meio dele, é possível denunciar situações impróprias, tais como discriminação, assédio, abuso, intimidação, violência e outros comportamentos indevidos, garantindo a segurança dos denunciantes e possibilitando a implementação de medidas efetivas para solucionar o problema.

Por isso o Canal de Ética existe! Para proteger a todos.

Através dele, você pode relatar de forma 100% anônima, as irregularidades que não condizem com as leis e nosso regulamento interno, nos ajudando a manter um ambiente de trabalho sempre seguro e saudável.

Como funciona o Canal de Ética?

O Canal é terceirizado, administrado pela Contato Seguro, uma empresa independente e imparcial.

Se você identificar qualquer irregularidade através dele, você pode relatar de forma 100% anônima.

Acesse contatoseguro.com.br/pettenati e faça o seu relato.
A ferramenta fica disponível 24h / 7 dias por semana.‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎

Minha identidade será protegida?

Sim! Todo o recebimento do relato é realizado pela Contato Seguro, uma organização totalmente isenta, sem nenhum tipo de vínculo com a empresa.

Sua identidade não será revelada em nenhuma hipótese.
O anonimato e o sigilo das informações são garantidos.
Você estará 100% protegido contra qualquer retaliação.
O IP do seu computador não será identificado.

Que tipo de casos eu posso relatar pelo canal?

Você pode e deve relatar qualquer atitude que não seja coerente com as leis ou com o nosso Regulamento Interno. Confira os exemplos:

Discriminação
Assédio moral ou sexual
Abuso
Intimidação
Violência
Entre outros ...

Preciso ter provas?

Não. A partir do seu relato, a Contato Seguro encaminhará as informações para um Comitê de Ética, que iniciará a investigação e dará o tratamento correto ao relato. As providências serão tomadas somente após a constatação da irregularidade.

Caso tenha alguma prova, o sistema permite que você anexe qualquer tipo de arquivo (como fotos, vídeos, áudios etc.).

Quais são os benefícios do canal?

Permite que os profissionais denunciem comportamentos inadequados, como assédio e discriminação, de forma segura e anônima. Isso ajuda a proteger os denunciantes de retaliação ou represálias, e garantir que suas preocupações sejam tratadas de forma justa e eficaz.

Melhora a cultura organizacional, criando um ambiente de trabalho mais ético, transparente e responsável.

O Canal de Ética é uma ferramenta valiosa para os profissionais, pois ajuda a proteger seus direitos e interesses, melhorar a cultura organizacional, e cumprir suas obrigações legais e éticas.

O resultado disso é um ambiente de trabalho cada vez mais saudável, acolhedor, transparente, ético e com mais oportunidades.

Como acompanhar a minha denúncia?

Ao fazer uma denúncia, será gerado um protocolo. Para acompanhar o andamento, siga o passo a passo:

1. Acesse o site contatoseguro.com.br/pettenati
2. Selecione a opção “Consultar Resposta”.
3. Insira o número.

É possível que o comitê solicite mais informações sobre o relato, através de mensagens que só poderão ser acessadas por meio do protocolo.