Por que o Sicredi precisa de um Canal de Denúncias?

Além das leis vigentes, nós contamos com um conjunto de diretrizes que estão presentes no nosso Código de Conduta do Sicredi:

Um guia que determina os comportamentos que devem ser seguidos pelas pessoas colaboradoras do Sicredi, bem como fornecedores e pessoas parceiras de negócios.

Mesmo assim, algumas atitudes mal-intencionadas podem acontecer, colocando em risco não só o Sicredi, mas também você e outras pessoas.

Por isso o Canal de Denúncias existe! Para proteger a todos.

Através dele, você pode relatar de forma 100% anônima, as irregularidades que não condizem com os nossos valores e as leis, nos ajudando a manter um ambiente sempre seguro e saudável.

Como funciona?

O Canal de Denúncias é terceirizado, administrado pela Contato Seguro, uma empresa independente e imparcial.

Se você identificar ou souber de qualquer irregularidade:

Acesse contatoseguro.com.br/sicredi e faça o seu relato.
Ou ligue gratuitamente para 0800 602 6918 e faça o seu relato.
A ferramenta fica disponível 24h / 7 dias por semana.
O atendimento é feito por psicólogos-ouvidores, que recebem o relato e enviam as informações para análise, investigação e resolução.

Minha identidade será protegida?

Sim! Todo o recebimento da denúncia é realizado pela Contato Seguro, uma organização totalmente isenta, sem nenhum tipo de vínculo com o Sicredi.

Sua identidade será sempre preservada e somente será utilizada caso você autorize.
O anonimato e o sigilo das informações são garantidos.
O número do seu telefone ou o IP do seu computador não serão identificados.

Que tipo de casos eu posso relatar pelo Canal de Denúncias?

Você pode e deve denunciar qualquer atitude que não seja coerente com as leis ou com o nosso Código de Conduta do Sicredi. Confira os exemplos:

Assédio moral.
Assédio sexual.
Conflito de interesses.
Corrupção.
Discriminação.
Lavagem de dinheiro.
Entre outros.

Preciso ter provas?

Não. A partir do seu relato, a Contato Seguro encaminhará as informações para a equipe responsável do Sicredi, que iniciará a investigação e dará o tratamento correto à denúncia. As providências serão tomadas somente após a constatação da irregularidade.

Caso tenha alguma prova, o sistema permite que você anexe qualquer tipo de arquivo (como fotos, vídeos, áudios etc.).

Caso seja via telefone, o especialista explicará como fazer o envio das evidências.

Quais benefícios que o Canal de Denúncias traz?

O Canal de Denúncias nos ajuda a criar e manter o Sicredi mais seguro e livre das irregularidades, prevenindo e combatendo atitudes que podem prejudicar a todos nós.

O resultado disso é um Sicredi cada vez mais acolhedor, transparente e ético.

Quem recebe as denúncias pelo telefone?

A Contato Seguro conta com uma equipe de psicólogos, prontos para acolher você. Estes profissionais não têm nenhuma relação conosco, e o recebimento da denúncia acontece de forma 100% confidencial.

Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou vazada por ninguém.

Em nenhuma circunstância, o Sicredi ou a equipe responsável do Sicredi saberá quem fez o relato anônimo pelo Canal de Denúncias.

Como acompanhar a minha denúncia?

Ao fazer uma denúncia, será gerado um protocolo. Para acompanhar o andamento, siga o passo a passo:

1. Acesse o site contatoseguro.com.br/sicredi
2. Role até a seção “Acompanhar denúncia”
3. Insira o número do seu protocolo
4. Clique na seta para avançar

Se a denúncia tiver sido feita pelo telefone, o especialista informará o protocolo! Anote o número para poder acompanhar depois.

É possível que a equipe responsável do Sicredi solicite mais informações sobre o relato, através de mensagens que só poderão ser acessadas por meio do protocolo.