Por que o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas precisa de um Canal de Denúncias?
Além das leis vigentes, nós contamos com um conjunto de resoluções ao qual, entre elas, dispomos do Código de Ética Funcional dos Servidores e Código de Ética dos Membros do TCE/AM.
• As resoluções são guias que determinam os comportamentos que devem ser seguidos pelos membros e servidores do TCE/AM.
Mesmo assim, algumas atitudes mal-intencionadas podem acontecer, colocando em risco não só o órgão, mas também você e outros servidores.
• Por isso o Canal de Denúncias existe! Para proteger a todos.
Através dele, você pode relatar de forma 100% anônima, as irregularidades que não condizem com os nossos valores, resoluções e as leis, nos ajudando a manter um ambiente de trabalho sempre seguro e saudável.
Como funciona?
O Canal é terceirizado, administrado pela Contato Seguro, uma empresa independente e imparcial.
Se você identificar ou souber de qualquer irregularidade:
• Acesse www.contatoseguro.com.br/tceam
• Ou ligue gratuitamente para 0800 517 1018 e faça o seu relato
• A ferramenta fica disponível 24h / 7 dias por semana
• O atendimento é feito por psicólogos-ouvidores, que recebem o relato e enviam as informações para análise, investigação e resolução
Minha identidade será protegida?
Sim! Todo o recebimento da denúncia é realizado pela Contato Seguro, uma organização totalmente isenta, sem nenhum tipo de vínculo com o TCE/AM.
• Sua identidade não será revelada em nenhuma hipótese
• O anonimato e o sigilo das informações são garantidos
• Você estará 100% protegido contra qualquer retaliação
• O número do seu telefone ou o IP do seu computador não serão identificados
Que tipo de casos eu posso relatar pelo Canal?
Você pode e deve denunciar qualquer atitude que não seja coerente com as leis ou com nossas resoluções. Confira os exemplos:
• Assédio moral e Sexual
• Conflito de interesses
• Discriminação
• Qualquer forma de corrupção
• Assédio moral ou sexual
• Agressão
• Entre outros.
Preciso ter provas?
Não. A partir do seu relato, a Contato Seguro encaminhará as informações para um Comissão de Ética do Membros e Comissão de Ética Funcional dos Servidores do TCE/AM, que iniciará a investigação e dará o tratamento correto à denúncia. As providências serão tomadas somente após a constatação da irregularidade.
• Caso tenha alguma prova, o sistema permite que você anexe qualquer tipo de arquivo (como fotos, vídeos, áudios etc.)
• Caso seja via telefone, o especialista explicará como fazer o envio das evidências
Quais benefícios o Canal traz?
O Canal nos ajuda a criar e manter a empresa mais segura e livre das irregularidades, prevenindo e combatendo atitudes que podem prejudicar a todos nós.
O resultado disso é um ambiente de trabalho cada vez mais saudável, acolhedor, transparente, ético e com mais oportunidades.
Quem recebe as denúncias pelo telefone?
A Contato Seguro conta com uma equipe de psicólogos, prontos para acolher você. Estes profissionais não têm nenhuma relação com o TCE/AM, e o recebimento da denúncia acontece de forma 100% confidencial.
• Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou vazada por ninguém
• Em nenhuma circunstância, o TCE/AM ou a Comissão responsável pela apuração saberá quem fez o relato anônimo pelo Canal
Como acompanhar a minha denúncia?
Ao fazer uma denúncia, será gerado um protocolo. Para acompanhar o andamento, siga o passo a passo:
1 Acesse www.contatoseguro.com.br/tceam
2 Role até a seção “Acompanhar denúncia”
3 Insira o número do seu protocolo
4 Clique na seta para avançar
Se a denúncia tiver sido feita pelo telefone, o especialista informará o protocolo! Anote o número para poder acompanhar depois.
É possível que a Comissão responsável solicite mais informações sobre o relato, através de mensagens que só poderão ser acessadas por meio do protocolo.