Bem vindo ao nosso canal de ética

Canal de Ética
Unimed Sorocaba

Ajude-nos a manter o ambiente de trabalho
íntegro e livre de irregularidades

 

Como funciona o Canal de Conduta e Ética?

O Canal de Conduta e Ética é gerenciado por uma empresa independente e totalmente imparcial chamada Contato Seguro. Ao identificar ou suspeitar de qualquer irregularidade, você pode fazer um relato acessando o site www.contatoseguro.com.br/unimedsorocaba, pelo telefone 0800 700 7047 (à ligação é gratuita) ou pelo aplicativo da Contato Seguro.

O canal funciona 24h por dia, 7 dias da semana e os seus relatos são recebidos por especialistas da Contato Seguro que são responsáveis por encaminhá-los para análise, investigação e resolução.

Ao fazer um relato, você recebe um número de protocolo, por meio do qual você pode acompanhar o andamento e sua resolução.

Posso ser identificado?

Não. O contato é realizado por meio de uma empresa independente, totalmente isenta e com atendimento especializado para obter o máximo de informações sobre o caso sem comprometer seu anonimato. Em nenhuma hipótese o número do seu telefone ou o IP do seu computador serão compartilhados.

Quais informações devo registrar em meu relato?

Você deve incluir em seu relato todas as informações necessárias para a apuração objetiva do caso, detalhando a situação, quando, como e onde ela ocorreu, e quem são as pessoas envolvidas. Além disso, informações sobre testemunhas e evidências/provas que possam ser obtidas são valiosas e devem ser informadas.

Você não deve incluir em seu relato quaisquer detalhes de sua vida pessoal ou dos envolvidos (como por exemplo, detalhes sobre o estado de saúde, orientação sexual, escolha religiosa, entre outros), a não ser que tais informações sejam necessárias para a compreensão e apuração do caso.

Qual meu dever?

Seu dever é utilizar este canal de boa-fé e registrar informações verdadeiras, apresentadas com riqueza de detalhes e suporte de evidências, sempre que possível.

Que tipo de casos posso relatar no canal?

Você pode e deve relatar qualquer comportamento que perceba ser uma atitude incoerente frente ao esperado de colaboradores, cooperados, fornecedores e prestadores de serviços. Todas as situações que não estejam de acordo com as leis ou com os princípios éticos e valores da instituição devem ser reportadas também.

Veja alguns exemplos: assédio moral, assédio sexual, fraude, vazamento de informação, discriminação entre outros.

Preciso ter evidências?

Não. Após a Contato Seguro receber um relato, o caso é encaminhado para a área de Compliance da instituição e consequentemente ao Comitê de Conduta, que iniciará a análise, buscando todas as informações necessárias para dar o encaminhamento correto à denúncia. Providências só serão tomadas nos casos em que a conduta incorreta for constatada.

Caso você tenha alguma prova, o sistema da Contato Seguro permite que você anexe qualquer tipo de arquivo, foto, vídeo, áudio etc. Se você fizer a denúncia por telefone, o atendente vai lhe explicar como anexar suas evidências.

Quem atende o telefone e ouve as denúncias?

A Contato Seguro dispõe de uma equipe própria de profissionais altamente qualificados para o recebimento de seus relatos. A empresa não tem nenhuma relação com a Unimed Sorocaba e é totalmente isenta com relação ao conteúdo que será denunciado.

Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou até mesmo vazada por ninguém. O seu IP é totalmente protegido e, em hipótese alguma, a Unimed Sorocaba ou o comitê responsável pela apuração conseguirão descobrir quem fez qualquer relato anônimo pelo sistema da Contato Seguro.

Como posso acompanhar minha denúncia?

Ao fazer uma denúncia, você receberá um número de protocolo que poderá ser utilizado para acompanhar o andamento do seu relato. Basta acessar o site www.contatoseguro.com.br/unimedsorocaba e escolher a opção ACOMPANHE SEU RELATO.

Caso você faça uma denúncia via telefone, será lhe informado o número de protocolo. Recomendamos que você o anote e faça acompanhamentos periódicos a fim de verificar o andamento de seu relato. Eventualmente, o comitê eleito pela Unimed Sorocaba, responsável pela apuração, poderá solicitar mais informações por meio de mensagens que poderão ser acessadas somente com este protocolo e a sua contribuição será de extrema importância. Fique atento e continue ajudando a Unimed Sorocaba.