Contato seguro

Por que nossa empresa precisa de um Canal de Ética?

Nossa empresa dispõe de um Código de Conduta com o intuito de expressar seus princípios e valores. Além das leis vigentes, o documento serve como guia para as atitudes e os comportamentos de todas as partes interessadas da Unimed Volta Redonda (cooperados, colaboradores, fornecedores, parceiros, clientes e comunidade).

Entretanto, sempre pode haver alguma parte mal intencionada, podendo colocar em risco outros colegas e a empresa como um todo. Frente a isso, disponibilizamos um Canal de Ética, por meio do qual Você pode fazer denúnicas de casos de qualquer natureza e que Você acredita estarem indo contra as leis ou o nosso Código de Conduta.

Como funciona?

O Canal de Ética é gerenciado por uma empresa independente e totalmente imparcial chamada Contato Seguro. Ao identificar ou suspeitar de qualquer irregularidade, Você pode fazer um relato acessando o site contatoseguro.com.br/unimedvr ou pelo telefone 0800 800 8101. A ligação é gratuita.

O Canal funciona 24h por dia (7 dias por semana) e os seus relatos são recebidos por especialistas da Contato Seguro que são responsáveis por encaminhá-los para análise, investigação e resolução.

Ao fazer uma denúncia, Você recebe um número de protocolo, por meio do qual Você pode acompanhar o andamento e a resolução do seu relato.

Posso ser identificado?

Somente nos casos em que o relator opte em fazer o registro sem ser anônimo. Caso o relator opte pelo anonimato, sua identidade será preservada, ou seja, em nenhuma hipótese o número do seu telefone ou o IP do seu computador serão compartilhados. O contato é realizado por meio de uma empresa independente, totalmente isenta e com atendimento especializado para obter o máximo de informações sobre o caso sem comprometer seu anonimato.

Que tipos de casos posso relatar pelo canal?

Você pode e deve denunciar qualquer comportamento que perceba ser uma atitude incoerente com as leis, diretrizes do código de conduta e valores da Unimed Volta Redonda.

Veja alguns exemplos: fraude, desperdício de recursos, divulgação de assuntos sigilosos, discriminação, assédio moral e sexual, abuso de poder, agressão e etc. Além disso, Você também pode utilizar o Canal para sugerir melhorias que considera relevantes para o desenvolvimento da nossa cooperativa.

Preciso ter evidências?

Não. Após a Contato Seguro receber um relato, o caso é encaminhado para um Comitê Interno, que iniciará a análise, buscando todas as informações necessárias para dar o encaminhamento correto . Providências só serão tomadas nos casos em que a conduta incorreta for constatada.

Caso Você tenha alguma prova, o sistema da Contato Seguro permite que Você anexe qualquer tipo de arquivo, foto, vídeo, áudio e etc. Mesmo que Você faça o relato por telefone, o atendente vai lhe explicar como anexar as suas evidências.

Quais são os benefícios?

Com o apoio do Canal de Ética, a Unimed Volta Redonda promove a cultura da transparência, da ética e da integridade. Além disso, o Canal inibe condutas contrárias aos princípios e aos valores da Cooperativa e, como resultado, mantemos um ambiente de trabalho melhor e livre de irregularidades.

Quem atende o telefone e ouve os relatos?

A Contato Seguro dispõe de uma equipe própria de profissionais altamente qualificados para o recebimento de seus relatos. Estas pessoas não têm nenhuma relação com a Unimed Volta Redonda e são totalmente isentas com relação ao conteúdo que será relatado.

Você não corre nenhum risco de ter sua voz identificada, revelada ou até mesmo vazada por ninguém. O seu IP é totalmente protegido e, em hipótese alguma, o comitê responsável pela apuração de sua denúncia conseguirá descobrir quem fez qualquer relato anônimo por meio do sistema da Contato Seguro

Como acompanhar minha denúncia?

Ao fazer uma denúncia, você receberá um número de protocolo que poderá ser utilizado para acompanhamento. Para isso, Você deverá acessar o site contatoseguro.com.br/unimedvr e escolher a opção ACOMPANHE SEU RELATO.

Caso Você faça uma denúncia via telefone, a equipe especializada da Contato Seguro irá lhe informar o número de protocolo. Recomendamos que Você o anote e faça acompanhamentos periódicos a fim de verificar o andamento de seu relato. Eventualmente, o Comitê poderá lhe solicitar maiores informações por meio de mensagens que somente poderão ser acessadas com este protocolo e a sua contribuição será de extrema importância. Fique atento e continue ajudando a Unimed Volta Redonda.