O Canal Aberto das Empresas Usiminas pode ser utilizado por qualquer pessoa, dentro ou fora da empresa, que queira registrar uma denúncia para reportar um caso de suspeita ou violação ao nosso Código de Ética e Conduta, bem como legislação vigente, incluindo, mas não se limitando a lei anticorrupção nº 12.846/13.
As denúncias são recebidas e registradas por uma empresa independente e encaminhadas para a equipe responsável pelas apurações. Quem usa o Canal Aberto tem a sua identidade preservada e as informações recebidas são tratadas com sigilo e confidencialidade. Você pode registrar uma denúncia pela internet (intranet ou site Usiminas ), aplicativo ( Android e iOs ) (smartphone e tablet) ou telefone ( 0800 900 9093 ). Os nossos ouvidores estão à disposição 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. As ligações são sempre gratuitas, de qualquer lugar do país. Não é necessário se identificar, sendo garantido o anonimato.
Ao finalizar a denúncia, você receberá um número de protocolo, que possibilita o acompanhamento do relato e o encaminhamento de informações adicionais, bem como verificar o status da denúncia. Importante: O número de protocolo é único, pessoal e intransferível, ou seja, somente você terá essa informação. Sugerimos anota-lo em um local seguro, que somente você tenha acesso. Caso o número de protocolo seja perdido, não será possível a sua recuperação.
Você sabe como realizar as denúncias de forma adequada?
Acesse abaixo o vídeo e/ou cartilha com passo a passo para realizar as denúncias. Aqui, foram reunidas informações essenciais para efetuar o relato de forma adequada. Não deixe de acessar!
Neste site você poderá:
- Realizar denúncias;
- Através do protocolo: i) Encaminhar informações adicionais; ii) verificar se a denúncia está em andamento ou finalizada.