Como identificar sinais de Retaliação no Ambiente de Trabalho
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  • 14/06/2024

Como identificar sinais de Retaliação no Ambiente de Trabalho

  • Tempo de Leitura: 04 Minutos
  • 14/06/2024

A retaliação é a forma clássica de reação negativa a uma denúncia ou queixa formal no ambiente de trabalho.

Por exemplo, um colaborador é vítima de assédio moral por seu líder e registra uma queixa no setor de Gente e Gestão (RH).

Imagine que não há uma política de confidencialidade e anonimato das denúncias nos Recursos Humanos, e a queixa é revelada com o nome do autor.

O assediador sofre uma medida disciplinar, mas continua em sua posição e passa a retaliar o colaborador.

O assédio moral, específica e explicitamente, para de ocorrer, porém outras atitudes negativas começam a ser tomadas, de maneira sutil, para vingança.

Neste artigo, vamos abordar a retaliação e como ela ocorre no ambiente de trabalho — entenda como um Canal de Denúncias pode ajudar a evitar a retaliação e seus efeitos nocivos na sua organização!

O que é Retaliação?

Os primeiros estudos empíricos sobre retaliação organizacional foram realizados por Skarlicki e Folger (1997) e caracterizavam o fenômeno como um subconjunto de comportamentos negativos, que têm o objetivo de punir a organização ou seus representantes, como uma resposta à injustiça percebida.

Transpondo esse conceito para a retaliação no ambiente de trabalho, pode-se entender que essa acontece quando, por vingança, um profissional trata o outro de forma injusta e punitiva.

Um colaborador pode, por exemplo, questionar uma decisão do seu coordenador e se recusar a fazer algo que ele acredita ser incorreto.

O coordenador, a partir dessa situação, passa a cometer ações injustas e tratar o colaborador de forma negativamente distinta.

A retaliação ocorre frequentemente frente à exposição de irregularidades, más condutas ou desvios.

Um colaborador de boa fé expõe ou denúncia a situação, e pode ser retaliado pelo infrator ou agressor.

Diferença entre Retaliação e Conflitos Comuns de Trabalho

A retaliação acontece quando um colaborador ou líder de uma organização toma uma atitude negativa contra outro colaborador que queixou-se formalmente ou denunciou alguma situação irregular ou má conduta.

São sinais clássicos da retaliação:

  • Impedir o colaborador de ir a reuniões e outros eventos da organização
  • Transferência do colaborador para outro departamento ou local de trabalho
  • Barrar promoção ou aumento de salário
  • Avaliar o colaborador negativamente de forma injusta
  • Tornar o ambiente de trabalho inseguro ou desconfortável
  • Limitar horário de trabalho
  • Impor novas condições para benefícios já estabelecidos

A demissão, é claro, também pode ser um dos resultados do comportamento vingativo.

Dessa maneira, entende-se que punições ou medidas disciplinares justas, baseadas em dados ou avaliações reais da situação de um * funcionário, não podem ser consideradas retaliação.

A retaliação ocorre quando há ações negativas e injustas contra um colaborador que denunciou ou relatou um problema no ambiente de trabalho, e em relação ao infrator.

Como Identificar Sinais de Retaliação

O grande problema com a retaliação é que esse comportamento frequentemente pode ocorrer de forma dissimulada.

A tentativa de se vingar contra o colaborador que denunciou ou expôs um comportamento irregular ou má conduta não pode ser explícita, já que poderia demonstrar a culpa do agressor.

Assim, os comportamentos de retaliação podem começar imperceptíveis e tornarem-se cada vez mais graves com o tempo.

Por isso, é importante se atentar para as maneiras mais sutis de se retaliar alguém no ambiente de trabalho:

  • Atribuir à vítima metas e tarefas mais desafiadoras, mais difíceis ou mais irrelevantes do que aos colegas
  • Impedir sutilmente a liberdade de expressão da vítima
  • Realizar micro-agressões características de assédio moral
  • Ter um tratamento discriminatório sutil

Se a empresa não for capaz de evitar a retaliação, práticas de integridade como a denúncia de boa fé e o monitoramento de irregularidades são inibidos.

Inibindo os comportamentos de integridade, as más condutas e desvios na organização passam a ocorrer com mais frequência e levar a problemas mais graves e mais profundos.

Por isso, é fundamental ter as estratégias certas para prevenir a retaliação no ambiente de trabalho. A melhor ferramenta para prevenir e combater irregularidades e retaliação é o Canal de Denúncias.

sinais de retaliação

Canal de Denúncias: Prevenindo a Retaliação

O Canal de Denúncias externo é a ferramenta mais eficaz para prevenir e combater irregularidades e retaliação no ambiente de trabalho.

A ferramenta é uma plataforma para o recebimento e gestão de denúncias que envolvem irregularidades, más condutas e desvios dentro de uma organização.

Pessoas que são vítimas de assédio, discriminação, ou testemunham um colega cometendo irregularidades quanto à regulamentos, fraudes, roubo, dentre outros, podem usar o Canal para informar à direção sobre o ocorrido.

Esses relatos podem ser feitos de forma completamente anônima e com confidencialidade garantida.

Isso significa que a identidade do denunciante jamais é descoberta ou revelada.

Uma vez feitos os relatos, eles são encaminhados para a apuração do Comitê de Ética ou por um responsável da própria organização.

Dessa maneira, a direção pode tomar providências e aplicar medidas disciplinares aos agressores e infratores, combatendo a irregularidade, evitando retaliação, e prevenindo esses problemas adiante.

Assim, as irregularidades podem continuar sendo reportadas, e a cultura de integridade pode florescer na organização.

Como Proceder ao Identificar Sinais de Retaliação

A retaliação também é uma irregularidade e deve ser denunciada.

Alguém que engaja numa denúncia ou relato para proteger a si mesmo e sua organização de más condutas deve ser protegido, e esse comportamento deve ser encorajado.

Se você identificar sinais de que está sendo retaliado, tente se munir de provas, demonstrar a decorrência da retaliação após a denúncia, e relate o que está acontecendo.

Conclusão

A retaliação é uma atitude injusta de vingança contra alguém que escolheu denunciar ou queixar-se formalmente de uma irregularidade no trabalho.

O Canal de Denúncias protege os denunciantes da retaliação ao proteger sua identidade no processo do relato.

A garantia do anonimato e da confidencialidade são elementos fundamentais para se evitar a retaliação.

Por isso, um Canal externo e com essas garantias é a melhor ferramenta para prevenir e combater irregularidades e retaliações.

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