Somos uma empresa feita de pessoas e para as pessoas. Por isso, nos preocupamos em manter um ambiente de trabalho livre de irregularidades e que respeita cada indivíduo.

Este espaço é feito para você e nossos parceiros de negócio se comunicarem com a gente. Nele, você pode fazer qualquer relato que não esteja de acordo com os nossos valores como empresa, leis, Código de Conduta Ética ou Políticas da Companhia, tais como: assédio, conflito de interesses, corrução, discriminação, fraude, lavagem de dinheiro ou quaisquer outras condutas inadequadas.

Acreditamos que as pessoas fazem nosso espaço ser um ambiente melhor. Por isso, queremos te ouvir para evoluirmos a cada dia.

De acordo com o Código de Conduta Ética da Mosaico, a Mosaico não tolera qualquer forma de retaliação contra o denunciante que tenha feito uma comunicação de boa-fé, ainda que ao final seja considerada improcedente. Por essa razão, eventual retaliação será considerada uma violação ao Código da Companhia, sujeitando os infratores a sanções.

Se desejar, sua denúncia também pode ser feita, de forma gratuita, pelo telefone: 0800 700 4114.

Este canal é exclusivo para o recebimento de denúncias. Para outros assuntos, clique aqui.

Abaixo estão algumas orientações para facilitar encaminhamento e tratamento dos relatos:

Como funciona o canal de denúncias?

O Canal de Denúncia é gerenciado por uma empresa independente e totalmente imparcial chamada Contato Seguro. Ao identificar ou suspeitar de qualquer irregularidade, você pode fazer um relato acessando o site www.contatoseguro.com.br/pt/mosaico ou pelo telefone 0800 700 4114. A ligação é gratuita.

O canal funciona 24h por dia e os seus relatos são recebidos por especialistas da Contato Seguro que são responsáveis por encaminhá-los para análise, investigação e resolução.

Ao fazer uma denúncia, você recebe um número de protocolo. Através deste número você pode acompanhar o andamento e a resolução do seu relato.

Quem atende o telefone e ouve as denúncias?

A Contato Seguro dispõe de uma equipe própria de profissionais altamente qualificados para o recebimento de seus relatos. Estas pessoas não têm nenhuma relação com a nossa empresa e são totalmente isentas com relação ao conteúdo que será denunciado.

Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou até mesmo vazada por ninguém. O seu IP é totalmente protegido e, em hipótese alguma, nossa empresa ou o comitê responsável pela apuração conseguirão descobrir quem fez qualquer relato anônimo pelo sistema da Contato Seguro.

Que tipos de condutas posso relatar neste canal?

Você pode e deve relatar qualquer comportamento que perceba ser uma atitude incoerente frente ao esperado de colaboradores, terceiros e parceiros de negócio. Todas as situações que não estejam de acordo com as leis ou com os princípios éticos e valores da nossa empresa, ou mesmo casos ou informações que possam gerar prejuízo a Mosaico ou seus públicos.

Veja alguns exemplos: fraudes, desperdício de recursos, divulgação de assuntos sigilosos, discriminação, assédio moral, assédio sexual, abuso de poder, agressão, etc.

Você deve incluir em seu relato todas as informações necessárias para a apuração objetiva do caso, detalhando a situação, quando, como e onde ela ocorreu, e quem são as pessoas envolvidas. Além disso, informações sobre testemunhas e evidências/provas que possam ser obtidas são valiosas e devem ser informadas.

Você não deve incluir em seu relato quaisquer detalhes de sua vida pessoal ou dos envolvidos (como por exemplo, detalhes sobre o estado de saúde, orientação sexual, escolha religiosa, entre outros), a não ser que tais informações sejam necessárias para a compreensão e apuração do caso.

Preciso ter evidências para denunciar?

Não. Após a Contato Seguro receber um relato, o caso é encaminhado para um Comitê Interno, que iniciará a análise e se encarregará de obter as evidências necessárias.

Caso você tenha alguma evidência, o sistema da Contato Seguro permite que você anexe qualquer tipo de arquivo, foto, vídeo, áudio, etc. Mesmo que você faça a denúncia por telefone, o atendente vai explicar como anexar as suas evidências.

A denúncia é realmente sigilosa? Posso ser identificado?

As informações registradas no canal são recebidas por uma empresa independente, especializada e totalmente isenta, a Contato Seguro. Seu atendimento será realizado de forma a obter o máximo de informações sobre o caso sem comprometer seu anonimato. Em nenhuma hipótese o número do seu telefone ou o IP do seu computador serão compartilhados.

Como faço para acompanhar um relato?

Ao fazer uma denúncia, você receberá um número de protocolo que pode ser utilizado para acompanhar o andamento da sua denúncia. Para isso, você deve acessar o site www.contatoseguro.com.br e escolher a opção ACOMPANHAR SUA DENÚNCIA.

Caso você faça uma denúncia via telefone, ao final de ligação, os atendentes informarão o número de protocolo. Recomendamos que você o anote e faça acompanhamentos periódicos a fim de verificar o andamento de seu relato. Eventualmente, o comitê poderá solicitar maiores informações por meio de mensagens que somente poderão ser acessadas com este protocolo e a sua contribuição será de extrema importância.

Após a leitura e entendimento das orientações sobre o que deve ser registrado neste canal, clique no botão abaixo para: