Por que nossa empresa precisa de um Canal de Transparência?
Um Canal de Transparência oferece diversos benefícios para você e todos na empresa, como:
- Melhoria do clima e do relacionamento entre todos.
- Faz com que você se sinta seguro e protegido quando precisar relatar qualquer tipo de irregularidade.
- Mantém nosso compromisso de sempre fazer o que é certo.
Nosso Canal de Transparência existe para proteger todos nós! Por meio dele, você pode manifestar de forma 100% anônima, os comportamentos que não condizem com nossos valores, nos ajudando a manter um ambiente de trabalho sempre seguro e saudável.
Veja como fazer uma manifestação:
A. Acesse contatoseguro.com.br/apsen.
B. Ligue gratuitamente para 0800 512 7710.
Como funciona o Canal de Transparência terceirizado?
Nosso Canal é administrado pela Contato Seguro, uma empresa independente e imparcial que recebe os relatos com garantia de integridade. Sendo assim, a manifestação é recebida pela empresa terceirizada e depois é direcionada para nossa empresa seguir com a investigação, garantindo o sigilo do relato.
Por que isso é importante?
• Quem faz a manifestação não arrisca ter sua identidade descoberta.
• A solicitação será apurada de forma justa e imparcial pela Contato Seguro.
Como funciona na prática?
1. A Contato Seguro recebe sua manifestação.
2. Seu IP (número que identifica o computador) não é compartilhado e as ligações não são rastreadas.
3. A manifestação é enviada para nossa empresa realizar a investigação.
Explicando de forma simples: imagine que você quer contar algo muito importante e prefere contar para alguém de fora, que não conhece ninguém da nossa empresa. Esse alguém é a Contato Seguro, que garante que seu segredo será bem guardado e investigado de maneira justa.
Minha identidade será protegida contra retaliação?
Sim! O recebimento da manifestação é realizado pela Contato Seguro, uma organização totalmente isenta, sem nenhum tipo de vínculo com a nossa empresa.
Assim, nossa organização demonstra o compromisso com a ética, a integridade e o bem-estar das nossas equipes, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro, justo e inclusivo para todos nós. Lembre-se:
• Sua identidade não será revelada em nenhuma hipótese, caso opte por um relato anônimo.
• O anonimato e o sigilo das informações são garantidos.
• Você estará protegido contra qualquer retaliação.
• O número do seu telefone, ou o IP do seu computador não serão identificados.
• Nunca serão coletadas informações sensíveis como origem racial, religião ou opinião política.
Sofrerei consequências?
Jamais! Valorizamos e protegemos os manifestantes porque essa atitude é essencial para garantir um ambiente de trabalho seguro e ético.
Garantimos total confidencialidade, proteção do seu anonimato e máximo sigilo de todas as informações. Você não precisa se preocupar com nenhuma consequência por manifestar qualquer tipo de comportamento inadequado ou antiético.
A manifestação é completamente segura! Não há risco de vazamento de dados e de retaliação. Então, não tenha medo de manifestar, seja como vítima ou testemunha.
O que eu posso manifestar pelo Canal?
Você pode e deve manifestar qualquer atitude que não seja coerente com nossos valores e com aquilo que acreditamos ser o certo a fazer. Veja alguns exemplos do que pode ser relatado pelo Canal:
• Fraudes.
• Desperdício de recursos.
• Divulgação de assuntos sigilosos.
• Discriminação.
• Assédio moral ou sexual.
• Abuso de poder.
• Agressão.
• Entre outros.
Preciso ter provas para fazer uma manifestação?
Não! A partir do seu relato, a Contato Seguro encaminhará as informações para o Comitê de Ética da empresa, que iniciará a investigação e dará o tratamento correto à manifestação. As providências serão tomadas somente após a confirmação da irregularidade.
• Caso tenha alguma prova, o sistema permite que você anexe qualquer tipo de arquivo como fotos, vídeos, áudios, etc.
• Caso seja via telefone, o psicólogo-ouvidor que atender sua ligação explicará como fazer o envio das evidências.
Quais benefícios o Canal traz?
O Canal nos ajuda a criar e manter a empresa mais segura e livre das irregularidades, prevenindo e combatendo atitudes que podem prejudicar a todos nós.
O resultado disso é um ambiente de trabalho cada vez mais saudável, acolhedor, transparente, ético e com mais oportunidades.
Quem recebe as manifestações feitas por telefone?
A Contato Seguro é uma empresa terceirizada que conta com uma equipe de psicólogos-ouvidores, prontos para te acolher da melhor forma possível. Estes profissionais não têm nenhuma relação conosco e o recebimento da manifestação acontece de forma 100% confidencial.
• Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou vazada por ninguém.
• Em nenhuma circunstância nossa empresa ou o comitê responsável pela apuração saberá quem fez o relato anônimo pelo Canal.
O que é um comitê e qual sua responsabilidade?
O comitê é um conjunto de pessoas da nossa empresa, escolhidas e preparadas para zelar pelas questões éticas, ou seja, pelo cumprimento dos nossos valores, normas internas e leis.
Esse grupo é responsável por investigar as manifestações recebidas. Ele inclui representantes das áreas estratégicas da empresa, alguns funcionários e, às vezes, um membro externo.
Os colaboradores que integram nosso Comitê de Ética são capacitados para garantir a imparcialidade e a objetividade de todo processo de apuração.
Como posso acompanhar a minha manifestação?
Quando você faz uma manifestação, recebe um número de protocolo. Esse número é essencial para acompanhar o andamento do seu relato. Veja como acompanhar a sua manifestação:
• Acesse o site contatoseguro.com.br/apsen.
• Role a página até a seção “Acompanhar a sua manifestação”.
• Insira o número do seu protocolo.
• Clique na seta para avançar.
Se a manifestação tiver sido feita por telefone, o especialista informará o protocolo. Anote o número para poder acompanhar depois.
• É possível que o comitê solicite mais informações sobre o relato, através de mensagens que só poderão ser acessadas por meio do protocolo.