Perguntas Frequentes:

ponto Por que nossa empresa precisa de um Portal de Ouvidoria?

Nossa empresa dispõe de um Código de Conduta e Ética com o objetivo de expressar seus princípios e valores. Além das leis vigentes, o documento serve como guia para as atitudes e os comportamentos de todos os nossos funcionários, terceiros e parceiros de negócios.

O Portal de Ouvidoria é um canal que nos ajuda a identificar fatos e comportamentos que contrariam as leis vigentes, os nossos valores ou as diretrizes e normas do Código de Conduta e Ética.

ponto Como funciona?

O Portal de Ouvidoria é gerenciado por uma empresa independente e totalmente imparcial, chamada Contato Seguro.

Ao identificar ou suspeitar de qualquer irregularidade, você poderá fazer uma relato acessando o site www.contatoseguro.com.br/argenta ou pelo telefone 0800 515 0017. A ligação é gratuita.

O canal funciona 24h por dia e os relatos são recebidos por especialistas da Contato Seguro responsáveis por encaminhá-los para análise, investigação e resolução.

Ao fazer uma denúncia, você receberá um número de protocolo, através do qual poderá acompanhar o andamento e a resolução da sua denúncia ou sugestão.

ponto Eu posso ser identificado?

Não! Seu contato com o canal é realizado através de uma empresa independente, totalmente isenta e com atendimento especializado para obter o máximo de informações sobre o caso, garantindo seu anonimato.

Em hipótese alguma, o número do seu telefone ou o IP do seu computador serão compartilhados.

ponto Que tipos de casos posso relatar pelo canal?

Você pode e deve relatar qualquer comportamento que perceba ser uma atitude incoerente frente ao esperado de funcionários, terceiros e parceiros de negócio.

Todas as situações que estejam em desacordo com as leis ou com os princípios éticos e valores da nossa empresa, devem ser reportadas também.

Veja alguns exemplos de irregularidades: fraude, desperdício de recursos, divulgação de assuntos sigilosos, discriminação, coação moral, assédio sexual, abuso de poder, agressão, etc. Além disso, você também poderá utilizar o canal para sugerir melhorias que considera relevantes para o desenvolvimento da nossa empresa.

ponto Preciso ter evidências?

Não. Após a Contato Seguro receber um relato, o caso é encaminhado para um Comitê Interno, que iniciará a análise, buscando todas as informações necessárias para dar o encaminhamento correto à denúncia. Providências só serão tomadas nos casos em que a conduta incorreta for constatada.

Caso você tenha alguma evidência, o sistema da Contato Seguro permitirá anexar qualquer tipo de arquivo, foto, vídeo, áudio, etc. Mesmo que você faça a denúncia por telefone, o atendente explicará como anexar as suas evidências.

ponto Quais são os benefícios?

Com o Portal de Ouvidoria, nossa empresa promove a cultura da transparência, da ética e da integridade. Além disso, o canal inibe condutas contrárias aos princípios e aos valores da empresa e, como resultado, mantemos um ambiente de trabalho melhor e livre de irregularidades.

ponto Quem atende o telefone e ouve as denúncias?

A Contato Seguro dispõe de uma equipe própria de profissionais altamente qualificados para o recebimento de seus relatos.

Estas pessoas não têm nenhuma relação com a nossa empresa e são totalmente isentas com relação ao conteúdo que será denunciado.

Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou até mesmo vazada por ninguém.

O seu IP é protegido e, em hipótese alguma, o comitê responsável pela apuração conseguirá descobrir quem fez qualquer relato anônimo pelo sistema da Contato Seguro.

ponto Como acompanhar minha denúncia?

Ao fazer uma denúncia, você receberá um número de protocolo que poderá ser utilizado para acompanhar o andamento da sua denúncia.

Para isso, você deverá acessar o site www.contatoseguro.com.br/omie/acompanhar-relato/ e escolher a opção CONSULTAR RESPOSTA.

Caso você faça uma denúncia via telefone, a ouvidora informará o número de protocolo. Recomendamos que você o anote e faça acompanhamentos periódicos a fim de verificar o andamento de seu relato.

Eventualmente, o comitê poderá solicitar mais informações por meio de mensagens que poderão ser acessadas apenas com este protocolo. Saiba que sua contribuição será de extrema importância. Então, fique atento e continue ajudando a nossa empresa!