POR QUE A ASAAS PRECISA DE UM CANAL ABERTO?
Nossa empresa dispõe de um Código de Ética com o intuito de expressar seus princípios e valores. Além das leis vigentes, o documento serve como guia para as atitudes e os comportamentos de todos os nossos colaboradores, terceiros e parceiros de negócio.
Entretanto, sempre pode haver alguma parte mal intencionada, podendo colocar em risco outros colegas e a empresa como um todo. Por isso, disponibilizamos um canal aberto, por meio do qual você pode fazer relatos de casos de qualquer natureza e que estejam contra as leis ou o nosso Código de Ética.
COMO FUNCIONA?
O Canal Aberto é gerenciado por uma empresa independente e totalmente imparcial chamada Contato Seguro. Ao identificar ou suspeitar de qualquer irregularidade, você pode fazer um relato acessando o site www.contatoseguro.com.br/pt/asaas ou pelo telefone 0800 515 2210. A ligação é gratuita.
O canal funciona 24h por dia e os seus relatos são recebidos por especialistas da Contato Seguro que são responsáveis por encaminhá-los para análise, investigação e resolução.
Ao fazer um relato, você recebe um número de protocolo, por meio do qual você pode acompanhar o andamento e a resolução.
POSSO SER IDENTIFICADO(A)?
Não. O contato é realizado por meio de uma empresa independente, totalmente isenta e com atendimento especializado para obter o máximo de informações sobre o caso sem comprometer seu anonimato. Em nenhuma hipótese o número do seu telefone ou o IP do seu computador serão compartilhados.
QUE TIPO DE CASOS POSSO RELATAR PELO CANAL?
Você pode e deve relatar qualquer comportamento incoerente com o esperado de colaboradores(as), terceiros e parceiros de negócio. Todas as situações que não estejam de acordo com as leis ou com os princípios éticos e valores do Asaas também devem ser reportadas.
Veja alguns exemplos: fraude, desperdício de recursos, divulgação de assuntos sigilosos, discriminação, coação moral, assédio sexual, abuso de poder, agressão, etc. Além disso, você também pode utilizar o canal para sugerir melhorias para o desenvolvimento da empresa.
PRECISO TER EVIDÊNCIAS?
Não. Após a Contato Seguro receber um relato, o caso é encaminhado para um Comitê Interno, que iniciará a análise buscando todas as informações necessárias para dar o encaminhamento correto. Providências só serão tomadas nos casos em que a conduta incorreta for constatada.
Caso você tenha alguma prova, o sistema da Contato Seguro permite que você anexe qualquer tipo de arquivo, foto, vídeo, áudio etc. Mesmo que você faça o relato por telefone, o atendente vai lhe explicar como anexar as suas evidências.
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?
Com o apoio do Canal Aberto, o Asaas promove a cultura da transparência, da ética e da honestidade. Além disso, o canal inibe condutas contrárias aos nossos princípios e aos valores e, como resultado, mantemos um ambiente de trabalho melhor e livre de irregularidades.
QUEM ATENDE O TELEFONE E OUVE AS DENÚNCIAS?
A Contato Seguro dispõe de uma equipe própria de profissionais altamente qualificados para o recebimento de seus relatos. Estas pessoas não têm nenhuma relação com a nossa empresa e são totalmente isentas com relação ao conteúdo que será relatado.
Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou até mesmo vazada por ninguém. O seu IP é totalmente protegido e, em hipótese alguma nossa empresa ou o comitê responsável pela apuração conseguirão descobrir quem fez qualquer relato anônimo pelo sistema da Contato Seguro.
COMO ACOMPANHAR MINHA DENÚNCIA?
Ao fazer um relato, você receberá um número de protocolo que poderá ser utilizado para acompanhar o andamento dele. Para isso, você deverá acessar o site www.contatoseguro.com.br/pt/asaas e escolher a opção CONSULTAR RESPOSTA.
Caso você faça um relato via telefone, a ouvidora irá lhe informar o número de protocolo. Recomendamos que você o anote e faça acompanhamentos periódicos a fim de verificar o andamento de seu relato.
Eventualmente, o comitê poderá lhe solicitar mais informações por meio de mensagens que somente poderão ser acessadas com o protocolo, e a sua contribuição será de extrema importância. Fique atento e continue ajudando o Asaas a voar mais alto.