Por que nossa empresa precisa de um Canal de Denúncias?
Um Canal de Denúncias oferece diversos benefícios para você e todos na empresa, como:
- Melhoria do clima e do relacionamento entre todos.
- Faz com que você se sinta seguro e protegido quando precisar relatar qualquer tipo de irregularidade.
- Mantém nosso compromisso de sempre fazer o que é certo.
Nosso Canal de Denúncias existe para proteger todos nós! Por meio dele, você pode denunciar de forma 100% anônima, os comportamentos que não condizem com nossos valores, nos ajudando a manter um ambiente de trabalho sempre seguro e saudável.
Veja como fazer uma denúncia:
A. Acesse contatoseguro.com.br/atina.
B. Ligue gratuitamente para .
C. Ou relate pelo WhatsApp, com total proteção das suas informações.
Como funciona o Canal de Denúncias terceirizado?
Nosso Canal é administrado pela Contato Seguro, uma empresa independente e imparcial que recebe os relatos com garantia de integridade. Sendo assim, a denúncia é recebida pela empresa terceirizada e depois é direcionada para nossa empresa seguir com a investigação, garantindo o sigilo do relato.
Por que isso é importante?
•Quem faz a denúncia não corre o risco de ter sua identidade descoberta.
•A denúncia será apurada de forma justa e imparcial pela Contato Seguro.
Como funciona na prática?
1. A Contato Seguro recebe sua denúncia.
2. Seu IP (número que identifica o computador) não é compartilhado e as ligações não são rastreadas, assim como o número de telefone para as denúncias por WhatsApp.
3. A denúncia é enviada para nossa empresa realizar a investigação.
Explicando de forma simples: imagine que você quer contar algo muito importante e prefere contar para alguém de fora, que não conhece ninguém da nossa empresa. Esse alguém é a Contato Seguro, que garante que seu segredo será bem guardado e investigado de maneira justa.
Eu devo seguir o Código de Conduta da minha empresa?
Seguir o Código de Conduta da empresa é fundamental para garantir um ambiente de trabalho saudável e ético. Este documento é muito importante porque estabelece os princípios e valores pelos quais a empresa se guia, promovendo a integridade, o respeito mútuo e a transparência em todas as nossas interações.
Ao seguir nosso Código de Conduta, você não apenas contribui para a cultura organizacional positiva da empresa, mas também demonstra seu compromisso com a ética.
Cada um de nós desempenha um papel importante na construção de uma empresa mais ética e responsável!
Por que eu preciso denunciar?
Para que o Canal de Denúncias cumpra seu propósito de proteger todos nós!
Através dele, você pode relatar de forma 100% anônima, as irregularidades que contrariam os nossos valores e as leis, nos ajudando a manter um ambiente de trabalho sempre seguro e saudável.
Se você identificar ou souber de qualquer irregularidade:
• Acesse contatoseguro.com.br/atina.
• Ligue gratuitamente para .
• Ou relate pelo WhatsApp +55 51 3376-9353 com garantia de anonimato e proteção das informações.
• A ferramenta fica disponível 24h / 7 dias por semana.
• O atendimento é feito por psicólogos-ouvidores, que recebem o relato e enviam as informações para análise, investigação e resolução.
Minha identidade será protegida contra retaliação?
Sim! O recebimento da denúncia é realizado pela Contato Seguro, uma organização totalmente isenta, sem nenhum tipo de vínculo com a nossa empresa.
Assim, nossa organização demonstra o compromisso com a ética, a integridade e o bem-estar das nossas equipes, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro, justo e inclusivo para todos nós. Lembre-se:
• Sua identidade não será revelada em nenhuma hipótese, caso opte por um relato anônimo.
• O anonimato e o sigilo das informações são garantidos.
• Você estará protegido contra qualquer retaliação.
• O número do seu telefone, informações do WhatsApp ou o IP do seu computador não serão identificados.
• Nunca serão coletadas informações sensíveis como origem racial, religião ou opinião política.
Se eu denunciar, sofrerei consequências?
Jamais! Valorizamos e protegemos os denunciantes porque essa atitude é essencial para garantir um ambiente de trabalho seguro e ético.
Garantimos total confidencialidade, proteção do seu anonimato e máximo sigilo de todas as informações. Você não precisa se preocupar com nenhuma consequência por denunciar qualquer tipo de comportamento inadequado ou antiético.
A denúncia é completamente segura! Não há risco de vazamento de dados e de retaliação. Então, não tenha medo de denunciar, seja como vítima ou testemunha.
O que eu posso denunciar pelo Canal?
Você pode e deve denunciar qualquer atitude que não seja coerente com nossos valores e com aquilo que acreditamos ser o certo a fazer. Veja alguns exemplos do que pode ser relatado pelo Canal:
• Fraudes.
• Desperdício de recursos.
• Divulgação de assuntos sigilosos.
• Discriminação.
• Assédio moral ou sexual.
• Abuso de poder.
• Agressão.
• Entre outros.
Preciso ter provas para fazer uma denúncia?
Não! A partir do seu relato, a Contato Seguro encaminhará as informações para o Comitê de Ética da empresa, que iniciará a investigação e dará o tratamento correto à denúncia. As providências serão tomadas somente após a confirmação da irregularidade.
• Caso tenha alguma prova, o sistema permite que você anexe qualquer tipo de arquivo como fotos, vídeos, áudios, etc.
• Caso seja via telefone, o psicólogo-ouvidor que atender sua ligação explicará como fazer o envio das evidências.
Quais benefícios o Canal traz?
O Canal nos ajuda a criar e manter a empresa mais segura e livre das irregularidades, prevenindo e combatendo atitudes que podem prejudicar a todos nós.
O resultado disso é um ambiente de trabalho cada vez mais saudável, acolhedor, transparente, ético e com mais oportunidades.
Quem recebe as denúncias feitas por telefone?
A Contato Seguro é uma empresa terceirizada que conta com uma equipe de psicólogos-ouvidores, prontos para te acolher da melhor forma possível. Estes profissionais não têm nenhuma relação conosco e o recebimento da denúncia acontece de forma 100% confidencial.
• Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou vazada por ninguém.
• Em nenhuma circunstância nossa empresa ou o comitê responsável pela apuração saberá quem fez o relato anônimo pelo Canal.
Como funciona a investigação de uma denúncia? Quem é responsável?
A Contato Seguro recebe as denúncias e registra todas as informações no sistema. Apenas o Comitê de Ética da nossa empresa tem acesso a essas informações, garantindo a confidencialidade dos seus dados.
Caso a irregularidade denunciada seja identificada, o Comitê de Ética começa a investigação com a coleta de provas adicionais e entrevistas. Este comitê também escolhe quais serão os profissionais responsáveis pela apuração (investigadores internos ou especialistas externos, conforme a gravidade).
Por fim, o Comitê de Ética analisa os resultados da investigação. Caso a irregularidade seja comprovada, adotam-se medidas disciplinares ou processuais, adequadas e implementam-se medidas preventivas - fundamentais para reforçar nossa cultura ética e promover a transparência e a integridade.
O que é um comitê e qual sua responsabilidade?
O comitê é um conjunto de pessoas da nossa empresa, escolhidas e preparadas para zelar pelas questões éticas, ou seja, pelo cumprimento dos nossos valores, normas internas e leis.
Esse grupo é responsável por investigar as denúncias recebidas. Ele inclui representantes das áreas estratégicas da empresa, alguns funcionários e, às vezes, um membro externo.
Os colaboradores que integram nosso Comitê de Ética são capacitados para garantir a imparcialidade e a objetividade de todo processo de apuração.
Como posso acompanhar a minha denúncia?
Quando você faz uma denúncia, recebe um número de protocolo. Esse número é essencial para acompanhar o andamento do seu relato. Veja como acompanhar a sua denúncia:
• Acesse o site contatoseguro.com.br/atina.
• Role a página até a seção “Acompanhar denúncia”.
• Insira o número do seu protocolo.
• Clique na seta para avançar.
Se a denúncia tiver sido feita por telefone, o especialista informará o protocolo. Anote o número para poder acompanhar depois.
• É possível que o comitê solicite mais informações sobre o relato, através de mensagens que só poderão ser acessadas por meio do protocolo.
Qual a diferença entre os formulários de denúncia, dúvida e sugestão?
Estes três formulários são muito importantes para o seu dia a dia, entenda o porquê:
• Formulário de denúncia: serve para você relatar qualquer comportamento que possa prejudicar nossos colaboradores ou empresa. Exemplos: assédio moral ou sexual, bullying, fraudes, etc. Não tenha receio de denunciar!
• Formulário de dúvida: use para perguntar qualquer coisa sobre o Canal de Denúncias ou sobre as regras que nossa empresa segue. Na dúvida, pergunte!
• Formulário de sugestão: queremos saber quais sugestões ou recomendações você tem para melhorar nosso Canal ou outras áreas da nossa empresa. Conte sua ideia para nós!
Você também pode falar conosco sobre o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) ou outros assuntos, clicando aqui!
Qual a importância da lei 14457/22, sobre empresas com CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes)?
Para as empresas que possuem uma CIPA, esta lei tem o objetivo de incentivar a instalação de um Canal de Denúncias. Isso porque o Canal serve para garantir a segurança e a confiança dos colaboradores ao fazer qualquer tipo de denúncia.
A ferramenta também serve para prevenir irregularidades e prejuízos aos colaboradores e à organização, garantindo mais transparência e integridade no ambiente de trabalho.
Quais são as medidas obrigatórias da Lei 14.540/23, que combate o assédio sexual?
Esta lei estabelece várias ações para combater o assédio sexual e outras formas de violência sexual no ambiente de trabalho como:
• Treinamentos para agentes públicos sobre prevenção e conscientização.
• Implementação e disseminação de práticas e campanhas educativas.
• Disponibilização e divulgação do Canal de Denúncias.
• Estabelecimento de procedimentos para a apuração e responsabilização em casos de assédio sexual.
• Programas de capacitação com conteúdos específicos sobre assédio sexual e violência de gênero.
• Manutenção de registros detalhados de frequência em programas de capacitação por um período de cinco anos.
O que determina a Lei 14.611/23 sobre igualdade salarial entre homens e mulheres?
A lei estabelece a igualdade salarial entre homens e mulheres quando exercem a mesma função ou quando realizam trabalho de igual valor.
Veja o que esta lei determina:
1. Que a vítima da discriminação salarial, além de ter direito de receber a diferença de salário, poderá entrar com ação indenizatória por danos morais.
2. Multa de maior valor para o empregador que violar a lei, podendo chegar até 10 vezes o valor do novo salário.