Por que nossa empresa precisa de um Canal?
Um Canal oferece diversos benefícios para você e todos na empresa, como:
- Melhoria do clima e do relacionamento entre todos.
- Faz com que você se sinta seguro e protegido quando precisar relatar qualquer tipo de irregularidade.
- Mantém nosso compromisso de sempre fazer o que é certo.
- Aprimoramento dos nossos canais de atendimento.
Nosso Canal existe para proteger todos nós! Por meio dele, você pode denunciar de forma 100% anônima, os comportamentos que não condizem com nossos valores, nos ajudando a manter um ambiente de trabalho sempre seguro e saudável.
Por meio deste Canal, você também poderá compartilhar relatos para melhoria dos nossos canais de atendimento.
Como funciona o Canal de Denúncias terceirizado?
Nosso Canal é administrado pela Contato Seguro, uma empresa independente e imparcial que recebe os relatos com garantia de integridade. Sendo assim, a denúncia, ou relato na Ouvidoria, são recebidos pela empresa terceirizada e depois é direcionada para nossa empresa seguir com a investigação, garantindo o sigilo do relato.
Por que isso é importante?
• Quem faz a denúncia ou relato não corre o risco de ter sua identidade descoberta.
• A denúncia ou relato será apurada de forma justa e imparcial pela Contato Seguro.
Como funciona na prática?
1. A Contato Seguro recebe sua denúncia ou relato.
2. Seu IP (número que identifica o computador) não é compartilhado.
3. A denúncia ou relato são enviados para nossa empresa realizar a investigação.
Explicando de forma simples: imagine que você quer contar algo muito importante e prefere contar para alguém de fora, que não conhece ninguém da nossa empresa. Esse alguém é a Contato Seguro, que garante que seu segredo será bem guardado e investigado de maneira justa.
Eu devo seguir as políticas internas da minha empresa?
Seguir as políticas internas da empresa é fundamental para garantir um ambiente de trabalho saudável e ético. Este documento é muito importante porque estabelece os princípios e valores pelos quais a empresa se guia, promovendo a integridade, o respeito mútuo e a transparência em todas as nossas interações.
Ao seguir nossas políticas, você não apenas contribui para a cultura organizacional positiva da empresa, mas também demonstra seu compromisso com a ética.
Cada um de nós desempenha um papel importante na construção de uma empresa mais ética e responsável!
Minha identidade será protegida contra retaliação?
Sim! O recebimento da denúncia ou relato pela Ouvidoria são realizados pela Contato Seguro, uma organização totalmente isenta, sem nenhum tipo de vínculo com o nosso grupo.
Assim, nossa organização demonstra o compromisso com a ética, a integridade e o bem-estar das nossas equipes, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro, justo e inclusivo para todos nós. Lembre-se:
• Sua identidade não será revelada em nenhuma hipótese, caso opte por um relato anônimo.
• O anonimato e o sigilo das informações são garantidos.
• Você estará protegido contra qualquer retaliação.
• Nunca serão coletadas informações sensíveis como origem racial, religião ou opinião política.
Se eu denunciar, sofrerei consequências?
Jamais! Valorizamos e protegemos os denunciantes porque essa atitude é essencial para garantir um ambiente de trabalho seguro e ético.
Garantimos total confidencialidade, proteção do seu anonimato e máximo sigilo de todas as informações. Você não precisa se preocupar com nenhuma consequência por denunciar qualquer tipo de comportamento inadequado ou antiético.
A denúncia é completamente segura! Não há risco de vazamento de dados e de retaliação. Então, não tenha medo de denunciar, seja como vítima ou testemunha.
O que eu posso denunciar pelo Canal?
Você pode e deve denunciar qualquer atitude que não seja coerente com nossos valores e com aquilo que acreditamos ser o certo a fazer. Veja alguns exemplos do que pode ser relatado pelo Canal:
• Fraudes.
• Desperdício de recursos.
• Divulgação de assuntos sigilosos.
• Discriminação.
• Assédio moral ou sexual.
• Abuso de poder.
• Agressão.
• Entre outros.
Preciso ter provas para fazer uma denúncia?
Não! A partir do seu relato, a Contato Seguro encaminhará as informações para o Comitê de Ética da empresa, que iniciará a investigação e dará o tratamento correto à denúncia. As providências serão tomadas somente após a confirmação da irregularidade.
• Caso tenha alguma prova, o sistema permite que você anexe qualquer tipo de arquivo como fotos, vídeos, áudios, etc.
• Caso seja via telefone, o psicólogo-ouvidor que atender sua ligação explicará como fazer o envio das evidências.
Quais benefícios o Canal traz?
O Canal nos ajuda a criar e manter a empresa mais segura e livre das irregularidades, prevenindo e combatendo atitudes que podem prejudicar a todos nós.
O resultado disso é um ambiente de trabalho cada vez mais saudável, acolhedor, transparente, ético e com mais oportunidades.
Como funciona a investigação de uma denúncia? Quem é responsável?
A Contato Seguro recebe as denúncias e registra todas as informações no sistema. Apenas o Comitê de Ética da nossa empresa tem acesso a essas informações, garantindo a confidencialidade dos seus dados.
Caso a irregularidade denunciada seja identificada, o Comitê de Ética começa a investigação com a coleta de provas adicionais e entrevistas. Este comitê também escolhe quais serão os profissionais responsáveis pela apuração (investigadores internos ou especialistas externos, conforme a gravidade).
Por fim, o Comitê de Ética analisa os resultados da investigação. Caso a irregularidade seja comprovada, adotam-se medidas disciplinares ou processuais, adequadas e implementam-se medidas preventivas - fundamentais para reforçar nossa cultura ética e promover a transparência e a integridade.
O que é um comitê e qual sua responsabilidade?
O comitê é um conjunto de pessoas da nossa empresa, escolhidas e preparadas para zelar pelas questões éticas, ou seja, pelo cumprimento dos nossos valores, normas internas e leis.
Esse grupo é responsável por investigar as denúncias recebidas. Ele inclui representantes das áreas estratégicas da empresa, alguns funcionários e, às vezes, um membro externo.
Os colaboradores que integram nosso Comitê de Ética são capacitados para garantir a imparcialidade e a objetividade de todo processo de apuração.
Como posso acompanhar a minha denúncia?
Quando você faz uma denúncia ou relato pela Ouvidoria, recebe um número de protocolo. Esse número é essencial para acompanhar o andamento do seu relato. Veja como acompanhar a sua denúncia:
• Acesse o site contatoseguro.com.br/autoglass.
• Role a página até a seção “Acompanhar denúncia ou relato”.
• Insira o número do seu protocolo.
• Clique na seta para avançar.
• É possível que o comitê solicite mais informações sobre o relato, através de mensagens que só poderão ser acessadas por meio do protocolo.