Por que nossa empresa precisa de um Canal de Denúncias?
Um Canal de Denúncias oferece diversos benefícios para você e todos na empresa, como:
- Melhoria do clima e do relacionamento entre todos.
- Faz com que você se sinta seguro e protegido quando precisar denunciar qualquer tipo de irregularidade.
- Mantém nosso compromisso de sempre fazer o que é certo.
Nosso Canal de Denúncias existe para proteger todos nós! Por meio dele, você pode denunciar de forma 100% anônima, os comportamentos que não condizem com nossos valores, nos ajudando a manter um ambiente de trabalho sempre seguro e saudável.
Veja como fazer uma denúncia:
A. Acesse contatoseguro.com.br/caf.
B.Ou ligue gratuitamente para 0800 800 0158.
Como funciona o Canal de Denúncias terceirizado?
Nosso Canal é administrado pela Contato Seguro, uma empresa independente e imparcial que recebe as denúncias com garantia de integridade. Sendo assim, a denúncia é recebida pela empresa terceirizada e depois é direcionada para nossa empresa seguir com a investigação, garantindo o sigilo da denúncia.
Por que isso é importante?
• Quem faz a denúncia não corre o risco de ter sua identidade descoberta.
• A denúncia será apurada de forma justa e imparcial pela Contato Seguro.
Como funciona na prática?
1. A Contato Seguro recebe sua denúncia.
2. Seu IP (número que identifica o computador) não é compartilhado e as ligações não são rastreadas, assim como o número de telefone.
3. A denúncia é enviada para nossa empresa realizar a investigação.
Explicando de forma simples: imagine que você quer contar algo muito importante e prefere contar para alguém de fora, que não conhece ninguém da nossa empresa. Esse alguém é a Contato Seguro, que garante que seu segredo será bem guardado e investigado de maneira justa.
Eu devo seguir o Código de Conduta da minha empresa?
Seguir o Código de Conduta da empresa é fundamental para garantir um ambiente de trabalho saudável e ético. Este documento é muito importante porque estabelece os princípios e valores pelos quais a empresa se guia, promovendo a integridade, o respeito mútuo e a transparência em todas as nossas interações.
Ao seguir nosso Código de Conduta, você não apenas contribui para a cultura organizacional positiva da empresa, mas também demonstra seu compromisso com a ética.
Cada um de nós desempenha um papel importante na construção de uma empresa mais ética e responsável!
Por que eu preciso denunciar?
Para que o Canal de Denúncias cumpra seu propósito de proteger todos nós!
Através dele, você pode denunciar de forma 100% anônima, as irregularidades que contrariam os nossos valores e as leis, nos ajudando a manter um ambiente de trabalho sempre seguro e saudável.
Se você identificar ou souber de qualquer irregularidade:
• Acesse contatoseguro.com.br/caf.
• Ou ligue gratuitamente para 0800 800 0158.
• A ferramenta fica disponível 24h / 7 dias por semana.
• O atendimento é feito por psicólogos-ouvidores, que recebem a denúncia e enviam as informações para análise, investigação e resolução.
Minha identidade será protegida contra retaliação?
Sim! O recebimento da denúncia é realizado pela Contato Seguro, uma organização totalmente isenta, sem nenhum tipo de vínculo com a nossa empresa.
Assim, nossa organização demonstra o compromisso com a ética, a integridade e o bem-estar das nossas equipes, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro, justo e inclusivo para todos nós. Lembre-se:
• Sua identidade não será revelada em nenhuma hipótese, caso opte por uma denúncia anônimo.
• O anonimato e o sigilo das informações são garantidos.
• Você estará protegido contra qualquer retaliação.
• O número do seu telefone ou o IP do seu computador não serão identificados.
• Nunca serão coletadas informações sensíveis como origem racial, religião ou opinião política.
Se eu denunciar, sofrerei consequências?
Jamais! Valorizamos e protegemos os denunciantes porque essa atitude é essencial para garantir um ambiente de trabalho seguro e ético.
Garantimos total confidencialidade, proteção do seu anonimato e máximo sigilo de todas as informações. Você não precisa se preocupar com nenhuma consequência por denunciar qualquer tipo de comportamento inadequado ou antiético.
A denúncia é completamente segura! Não há risco de vazamento de dados e de retaliação. Então, não tenha medo de denunciar, seja como vítima ou testemunha.
O que eu posso denunciar pelo Canal?
Você pode e deve denunciar qualquer atitude que não seja coerente com nossos valores e com aquilo que acreditamos ser o certo a fazer. Veja alguns exemplos do que pode ser denunciado pelo Canal:
• Fraudes.
• Desperdício de recursos.
• Divulgação de assuntos sigilosos.
• Discriminação.
• Assédio moral ou sexual.
• Abuso de poder.
• Agressão.
• Entre outros.
Preciso ter provas para fazer uma denúncia?
Não! A partir da sua denúncia, a Contato Seguro encaminhará as informações para o Comitê de Ética da empresa, que iniciará a investigação e dará o tratamento correto à denúncia. As providências serão tomadas somente após a confirmação da irregularidade.
• Caso tenha alguma prova, o sistema permite que você anexe qualquer tipo de arquivo como fotos, vídeos, áudios, etc.
• Caso seja via telefone, o psicólogo-ouvidor que atender sua ligação explicará como fazer o envio das evidências.
Quais benefícios o Canal traz?
O Canal nos ajuda a criar e manter a empresa mais segura e livre das irregularidades, prevenindo e combatendo atitudes que podem prejudicar a todos nós.
O resultado disso é um ambiente de trabalho cada vez mais saudável, acolhedor, transparente, ético e com mais oportunidades.
Quem recebe as denúncias feitas por telefone?
A Contato Seguro é uma empresa terceirizada que conta com uma equipe de psicólogos-ouvidores, prontos para te acolher da melhor forma possível. Estes profissionais não têm nenhuma relação conosco e o recebimento da denúncia acontece de forma 100% confidencial.
• Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou vazada por ninguém.
• Em nenhuma circunstância nossa empresa ou o comitê responsável pela apuração saberá quem fez a denúncia anônima pelo Canal.
Como funciona a investigação de uma denúncia? Quem é responsável?
A Contato Seguro recebe as denúncias e registra todas as informações no sistema. Apenas o Comitê de Ética da nossa empresa tem acesso a essas informações, garantindo a confidencialidade dos seus dados.
Caso a irregularidade denunciada seja identificada, o Comitê de Ética começa a investigação com a coleta de provas adicionais e entrevistas. Este comitê também escolhe quais serão os profissionais responsáveis pela apuração (investigadores internos ou especialistas externos, conforme a gravidade).
Por fim, o Comitê de Ética analisa os resultados da investigação. Caso a irregularidade seja comprovada, adotam-se medidas disciplinares ou processuais, adequadas e implementam-se medidas preventivas - fundamentais para reforçar nossa cultura ética e promover a transparência e a integridade.
Como posso acompanhar a minha denúncia?
Quando você faz uma denúncia, recebe um número de protocolo. Esse número é essencial para acompanhar o andamento do seu relato. Veja como acompanhar a sua denúncia:
• Acesse o site contatoseguro.com.br/caf.
• Role a página até a seção “Acompanhar denúncia”.
• Insira o número do seu protocolo.
• Clique na seta para avançar.
Se a denúncia tiver sido feita por telefone, o especialista informará o protocolo. Anote o número para poder acompanhar depois.
• É possível que o comitê solicite mais informações sobre o relato, através de mensagens que só poderão ser acessadas por meio do protocolo.
Quais são as medidas obrigatórias da Lei 14.540/23, que combate o assédio sexual?
Esta lei estabelece várias ações para combater o assédio sexual e outras formas de violência sexual no ambiente de trabalho como:
• Treinamentos para agentes públicos sobre prevenção e conscientização.
• Implementação e disseminação de práticas e campanhas educativas.
• Disponibilização e divulgação do Canal de Denúncias.
• Estabelecimento de procedimentos para a apuração e responsabilização em casos de assédio sexual.
• Programas de capacitação com conteúdos específicos sobre assédio sexual e violência de gênero.
• Manutenção de registros detalhados de frequência em programas de capacitação por um período de cinco anos.
O que determina a Lei 14.611/23 sobre igualdade salarial entre homens e mulheres?
A lei estabelece a igualdade salarial entre homens e mulheres quando exercem a mesma função ou quando realizam trabalho de igual valor.
Veja o que esta lei determina:
1. Que a vítima da discriminação salarial, além de ter direito de receber a diferença de salário, poderá entrar com ação indenizatória por danos morais.
2. Multa de maior valor para o empregador que violar a lei, podendo chegar até 10 vezes o valor do novo salário.