Como funciona?

O Canal de Denúncia é gerenciado por uma empresa independente da DB e totalmente imparcial chamada Contato Seguro. Ao identificar ou suspeitar de qualquer irregularidade, você pode fazer um relato acessando o site https://contatoseguro.com.br/db.

O canal funciona 24h por dia e os seus relatos são recebidos por uma equipe especializada da Contato Seguro, que fará uma primeira análise no que diz respeito à coleta e encaminhamento da demanda e, assim, direcionará os relatos para o comitê eleito pela DB, responsável pela apuração dos fatos. Esse comitê deverá analisar, investigar e tomar providências.

Ao fazer uma denúncia, você recebe um número de protocolo, por meio do qual você pode acompanhar o andamento e a resolução do seu relato.

Minha identidade pode ser identificada?

Não. O contato é realizado por meio de uma empresa independente, totalmente isenta e com atendimento especializado para obter o máximo de informações sobre o caso sem comprometer seu anonimato. Em nenhuma hipótese o número do seu telefone ou o IP do seu computador serão compartilhados.

Que tipo de casos posso relatar pelo canal?

Você pode e deve relatar qualquer comportamento que perceba ser uma atitude incoerente frente ao esperado de colaboradores, terceiros e parceiros de negócio. Todas as situações que não estejam de acordo com as leis ou com os princípios éticos e valores da nossa empresa devem ser reportadas também.

Veja alguns exemplos: fraude, desperdício de recursos, divulgação de assuntos sigilosos, discriminação, coação moral, assédio sexual, abuso de poder, agressão, etc. Além disso, você também pode utilizar o canal para sugerir melhorias que considera relevantes para o desenvolvimento da DB.

Preciso ter evidências?

Não. Após a Contato Seguro receber um relato, o caso é encaminhado para um Comitê Interno, que iniciará a análise, buscando todas as informações necessárias para dar o encaminhamento correto à denúncia. Providências só serão tomadas nos casos em que a conduta incorreta for constatada.

Caso você tenha alguma prova, o sistema da Contato Seguro permite que você anexe qualquer tipo de arquivo, foto, vídeo, áudio, etc. Mesmo que você faça a denúncia por telefone, o atendente vai lhe explicar como anexar as suas evidências.

Quais são os benefícios?

Com o apoio do Canal de Denúncia, a DB promove a cultura da transparência, da ética e da integridade. Além disso, o canal inibe condutas contrárias aos princípios e aos valores da empresa e, como resultado, mantemos um ambiente de trabalho melhor e livre de irregularidades.

Quem tem acesso às denúncias?

A Contato Seguro dispõe de uma equipe própria de profissionais altamente qualificados para o recebimento de seus relatos. Estas pessoas não têm nenhuma relação com a DB e são totalmente isentas com relação ao conteúdo que será denunciado.

Você não corre nenhum risco de ter a situação identificada, revelada ou até mesmo vazada por ninguém. O seu IP é totalmente protegido e, em hipótese alguma, o comitê responsável pela apuração conseguirá descobrir quem fez qualquer relato anônimo pelo sistema da Contato Seguro.

Como posso acompanhar minha denúncia?

Ao fazer uma denúncia, você receberá um número de protocolo que poderá ser utilizado para acompanhar o andamento da sua denúncia. Para isso, você deverá acessar o site https://www.contatoseguro.com.br e escolher a opção CONSULTAR RESPOSTA.

Eventualmente, o comitê poderá lhe solicitar maiores informações que somente poderão ser acessadas com este protocolo e a sua contribuição será de extrema importância. Fique alerta e continue ajudando a DB.

O que é a LGPD?

LGPD é a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018), vigente no Brasil desde o final do ano passado, que traz uma série de regras e obrigações relacionadas à privacidade e proteção de dados pessoais, em meio físico ou digital, e se aplica a praticamente toda e qualquer organização, público ou privada, de qualquer porte ou segmento, que trate referidos dados.

O que são dados pessoais? E o que significa tratamento?

Dados pessoais são todas as informações que identifiquem ou tornem identificáveis pessoas físicas. Pode ir desde o seu nome, endereço, e-mail, cpf, imagem, até o IP do seu computador, sua localização, etc.

Tratamento abrange todas as ações que realizamos com dados pessoais, isto é, a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, modificação, entre outras ações.

Ou seja, a LGPD traz uma série de direitos às pessoas físicas e obrigações às pessoas jurídicas que tratam seus dados, como a DB.

Onde a DB tem dados pessoais?

Em muitas de nossas atividades, pois eles podem estar relacionados aos colaboradores, terceiros, representantes, clientes, parceiros da DB. Mesmo se estivermos tratando com um cliente ou fornecedor pessoa jurídica, temos contato com dados pessoais dos colaboradores, sócios e representantes legais dessas empresas.