POR QUE NOSSO ESCRITÓRIO PRECISA DE UM CANAL DE ÉTICA?
Nosso escritório dispõe de um Código de Conduta com o objetivo de expressar seus princípios e valores. Além das leis vigentes, o documento serve como guia para as atitudes e os comportamentos de todos os nossos colaboradores, terceiros e parceiros de negócios.
Entretanto, sempre há alguém mal-intencionado que pode colocar em risco outros colegas e o escritório. Por isso, disponibilizamos um Canal de Ética, por meio do qual você pode relatar fatos e/ou suspeitas de condutas inapropriadas, que contrariem as leis ou o nosso Código de Conduta.
COMO FUNCIONA?
O Canal de Ética é gerenciado por uma empresa independente e totalmente imparcial, chamada Contato Seguro.
Ao identificar ou suspeitar de qualquer irregularidade, você pode fazer uma denúncia acessando o site contatoseguro.com.br/demarestadvogados ou pelo telefone 0800 517 1028. A ligação é gratuita.
O canal funciona 24h por dia e os seus relatos são recebidos por especialistas da Contato Seguro, responsáveis por encaminhá-los para análise, investigação e resolução.
Ao fazer uma denúncia, você recebe um número de protocolo para acompanhar o andamento e a resolução da sua denúncia ou sugestão.
QUEM ATENDE O TELEFONE E OUVE AS DENÚNCIAS?
A Contato Seguro dispõe de uma equipe própria de profissionais altamente qualificados para o recebimento de seus relatos.
Estas pessoas não têm nenhuma relação com o nosso escritório e são totalmente isentas com relação ao conteúdo que será denunciado.
Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou até mesmo vazada por ninguém.
O seu IP é totalmente protegido e, em hipótese alguma, o Demarest ou o comitê responsável pela apuração conseguirão descobrir quem fez qualquer relato anônimo pelo sistema da Contato Seguro.
EU POSSO SER IDENTIFICADO?
Não! Seu contato com o canal é realizado por meio de uma empresa independente, totalmente isenta e com atendimento especializado para obter o máximo de informações sobre o caso, sem comprometer seu anonimato.
Em nenhuma hipótese o número do seu telefone ou o IP do seu computador serão identificados.
QUE TIPO DE CASOS POSSO RELATAR PELO CANAL?
Você pode e deve relatar qualquer comportamento que perceba ser uma atitude incoerente frente ao esperado de colaboradores, terceiros e parceiros de negócio.
Todas as situações que não estejam de acordo com as leis ou com os princípios éticos e valores do Demarest devem ser reportadas também.
Veja alguns exemplos de irregularidades: fraude, desperdício de recursos, divulgação de assuntos sigilosos, discriminação, coação moral, assédio sexual, abuso de poder, agressão, conflito de interesse, acesso a informações confidenciais, entre outras.
Denuncie tão logo presenciar o fato ou tiver a suspeita. Quanto mais rápida for a denúncia, mais efetiva será a reação.
PRECISO TER EVIDÊNCIAS?
Não. Após a Contato Seguro receber um relato, o caso é encaminhado para o Comitê de Ética do Demarest, que iniciará a análise, buscando todas as informações necessárias para dar o encaminhamento correto à denúncia. Providências só serão tomadas nos casos em que a conduta incorreta for constatada.
Caso você tenha alguma prova, o sistema da Contato Seguro permite que você anexe qualquer tipo de arquivo, foto, vídeo, áudio etc. Mesmo que você faça a denúncia por telefone, o atendente explicará como anexar suas evidências.
O QUE ACONTECE DEPOIS QUE A DENÚNCIA É FEITA?
O Comitê de Ética fará averiguações e, se a denúncia for procedente, encaminhará um relatório ao Conselho do escritório com as suas recomendações.
Se a suspeita for averiguada e não se confirmar, a confidencialidade do denunciante continuará mantida e o caso será encerrado sem qualquer tipo de consequência ao denunciante.
Em qualquer caso, a pessoa denunciante sempre receberá uma devolutiva do Comitê a respeito do encerramento das apurações.
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?
Com o apoio do Canal de Ética, nosso escritório promove a cultura da transparência, da ética e da integridade. Além disso, o canal inibe condutas contrárias aos princípios e aos valores do Demarest e, como resultado, mantemos um ambiente de trabalho melhor e livre de irregularidades.
COMO ACOMPANHAR MINHA DENÚNCIA?
Ao fazer uma denúncia, você receberá um número de protocolo que poderá ser utilizado para acompanhar o andamento da sua denúncia.
Para isso, você deverá acessar o site contatoseguro.com.br e escolher a opção CONSULTAR RESPOSTA.
Caso você faça uma denúncia via telefone, a ouvidora também informará seu número de protocolo. Recomendamos que você o anote e faça acompanhamentos periódicos a fim de verificar o andamento de seu relato.
Eventualmente, o comitê poderá solicitar mais informações por meio de mensagens que poderão ser acessadas apenas com este protocolo. Saiba que sua contribuição será de extrema importância. Então, fique atento e continue ajudando o nosso escritório!