POR QUE NOSSA EMPRESA PRECISA DE UM CANAL DE ÉTICA?
A Elisa Agro dispõe de um Código de Ética e Conduta que determina os princípios e valores da companhia. Além das leis vigentes, o documento serve como guia para as atitudes e os comportamentos de todos os colaboradores, terceiros e parceiros de negócios.
Entretanto, a Elisa Agro disponibiliza o Canal de Ética, por meio do qual você pode relatar fatos que tenha conhecimento ou suspeita, em desconformidade com as leis ou o Código de Ética e Conduta da Elisa Agro.
COMO FUNCIONA?
O Canal de Ética é gerenciado por uma empresa independente e imparcial, chamada Contato Seguro.
Ao identificar ou suspeitar de qualquer irregularidade, você pode fazer um relato acessando o site www.contatoseguro.com.br/elisaagro.
O canal funciona 24h por dia e os relatos são recebidos por especialistas da Contato Seguro, responsáveis por encaminhá-los para análise, investigação e resolução.
Ao fazer um relato, você recebe um número de protocolo para acompanhar o andamento e a resolução do seu relato ou sugestão.
EU POSSO SER IDENTIFICADO?
Não. Seu contato com o canal é realizado por meio de uma empresa independente, totalmente isenta e com atendimento especializado para obter o máximo de informações sobre o caso, sem comprometer seu anonimato.
Em nenhuma hipótese seu IP do computador será identificado.
QUE TIPO DE CASOS POSSO RELATAR PELO CANAL?
Você pode e deve relatar qualquer comportamento que perceba ser uma atitude incoerente frente ao esperado dos colaboradores, terceiros e parceiros de negócio da Elisa Agro.
Todas as situações que não estejam de acordo com as leis ou com os princípios éticos e valores da Elisa Agro, devem ser reportados também.
Veja alguns exemplos de irregularidades: fraude, divulgação de assuntos sigilosos, discriminação, coação moral, assédio sexual, abuso de poder, agressão, etc. Além disso, você também pode utilizar o canal para sugerir melhorias que considera relevantes para o desenvolvimento da companhia.
PRECISO TER EVIDÊNCIAS?
Não. Após a Contato Seguro receber um relato, o caso é encaminhado para o Comitê de Compliance da Elisa Agro, que iniciará a análise, buscando todas as informações necessárias para dar o encaminhamento correto ao relato. Providências só serão tomadas nos casos em que a conduta incorreta for constatada.
Caso você tenha alguma prova, o sistema da Contato Seguro permite que você anexe qualquer tipo de arquivo, foto, vídeo, áudio, etc.
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?
Com o apoio do Canal de Ética, a Elisa Agro promove a cultura da transparência, da ética e da integridade. Além disso, o canal inibe as condutas contrárias aos princípios e aos valores da empresa e, como resultado, mantém-se um ambiente de trabalho melhor e livre de irregularidades.
COMO ACOMPANHAR MEU RELATO?
Ao fazer um relato, você receberá um número de protocolo que poderá ser utilizado para acompanhar o andamento.
Para isso, você deverá acessar o site www.contatoseguro.com.br/elisaagro e escolher a opção CONSULTAR RESPOSTA.
Eventualmente, o Comitê de Compliance poderá solicitar mais informações por meio de mensagens que poderão ser acessadas apenas com este protocolo. Saiba que sua contribuição será de extrema importância. Então, fique atento e continue auxiliando a Elisa Agro.