Por que nossa empresa precisa de um Canal de Denúncias?
Acreditamos no poder de falar e reportar comportamentos impróprios para garantir que a nossa cultura e nossa maneira ética de fazer as coisas sejam uma realidade. Promovemos um ambiente em que os funcionários podem falar sem rodeios sendo realmente ouvidos.
É por esse motivo que não hesitamos em denunciar.
Para esse fim, disponibilizamos este Canal de Denúncias, para ajudar você a cumprir a sua obrigação de notificar a área de Compliance acerca de comportamentos que violem, ou possam violar, nosso Código de Conduta, incluindo nossa cultura e as obrigações impostas por regulamentação. Você pode denunciar isso de forma confidencial e anônima, se desejar.
Como funciona?
O Canal de Denúncias da Getnet é gerenciado por uma empresa independente e totalmente imparcial, chamada Contato Seguro.
Ao identificar ou suspeitar de qualquer irregularidade, você pode fazer uma denúncia acessando o site www.contatoseguro.com.br/getnet, pelo telefone 0800 602 1450 (ligação gratuita) ou pelo aplicativo da Contato Seguro, disponível na Apple Store ou Google Play.
O canal funciona 24h por dia e os seus relatos são recebidos por especialistas da Contato Seguro, responsáveis por encaminhá-los para análise, investigação e resolução.
Ao fazer uma denúncia ou enviar uma consulta, você recebe um número de protocolo para acompanhar o andamento de seu relato.
Eu posso ser identificado?
Não! Seu contato com o canal é realizado por meio de uma empresa independente, totalmente isenta e com atendimento especializado para obter o máximo de informações sobre o caso, sem comprometer seu anonimato.
Em nenhuma hipótese o número do seu telefone ou o IP do seu computador serão compartilhados.
Mas caso você deseje se identificar, seus dados serão tratados com sigilo durante o processo investigativo.
Que tipo de casos posso relatar pelo canal?
Você pode e deve relatar qualquer comportamento que perceba ser uma atitude incoerente frente ao esperado de colaboradores, terceiros e parceiros de negócio.
Todas as situações que não estejam de acordo com as leis ou com os princípios éticos e valores da nossa empresa, devem ser reportadas também.
Veja alguns exemplos de irregularidades: fraude, corrupção, lavagem de dinheiro, assédio moral, assédio sexual, discriminação, entre outros temas. Além disso, você também pode utilizar o canal para tirar dúvidas em relação ao nosso Código de Conduta.
Preciso ter evidências?
Não. Após a Contato Seguro receber um relato, o caso é encaminhado para a equipe interna da Getnet, responsável pelas tratativas, que iniciará a análise, buscando todas as informações necessárias para dar o encaminhamento correto à denúncia. Providências só serão tomadas nos casos em que a conduta incorreta for constatada.
No entanto, caso tenha alguma evidência sobre o fato relatado, é importante compartilhar por meio deste sistema, pois contribui com o processo investigativo.
O sistema da Contato Seguro permite que você anexe qualquer tipo de arquivo, foto, vídeo, áudio etc. Mesmo que você faça a denúncia por telefone, o atendente explicará como anexar suas evidências.
Quais os benefícios?
Com o apoio do Canal de Denúncias, nossa empresa promove a cultura da transparência, da ética e da integridade. Além disso, o canal inibe condutas contrárias aos princípios e aos valores da empresa e, como resultado, mantemos um ambiente de trabalho melhor e livre de irregularidades.
Quem atende o telefone e ouve as denúncias?
A Contato Seguro dispõe de uma equipe própria de profissionais altamente qualificados para o recebimento de seus relatos.
Estas pessoas não têm nenhuma relação com a nossa empresa e são totalmente isentas com relação ao conteúdo que será denunciado.
Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou até mesmo vazada por ninguém.
O seu IP é totalmente protegido e, em hipótese alguma, o comitê responsável pela apuração conseguirá descobrir quem fez qualquer relato anônimo pelo sistema da Contato Seguro.
Como acompanhar minha denúncia?
Ao fazer uma denúncia, você receberá um número de protocolo que poderá ser utilizado para acompanhar o andamento da sua denúncia.
Para isso, você deverá acessar o site contatoseguro.com.br/getnet e escolher a opção CONSULTAR RESPOSTA.
Caso você faça uma denúncia via telefone, a ouvidora também informará seu número de protocolo. Recomendamos que você o anote e faça acompanhamentos periódicos a fim de verificar o andamento de seu relato.
Eventualmente, a equipe responsável pelas tratativas na Getnet também poderá solicitar mais informações sobre seu relato que poderão ser acessadas apenas com este protocolo. Saiba que sua contribuição será de extrema importância. Então, acesse seu relato periodicamente e continue ajudando a nossa empresa!