POR QUE NOSSA EMPRESA PRECISA DE UM CANAL DE DENÚNCIA?
O Grupo Müller dispõe de um Código de Conduta Ética com o objetivo de expressar seus princípios e valores. Além das leis vigentes, o documento serve como guia para as atitudes e os comportamentos de todos os nossos colaboradores, terceiros e parceiros de negócios.
Entretanto, sempre há a possibilidade de alguma parte colocar em risco colaboradores, e a empresa como um todo. Por isso, disponibilizamos um Canal de Denúncia, por meio do qual você pode relatar fatos que possam estar em desacordo com o nosso Código de Conduta Ética, Políticas Corporativas ou Legislação Vigente.
COMO FUNCIONA O CANAL DE DENÚNCIA?
O Canal de Denúncia é gerenciado por uma empresa independente e totalmente imparcial chamada “Contato Seguro”, que garante o sigilo e anonimato de seu relato.
Ao identificar ou suspeitar de qualquer irregularidade, você pode fazer um relato acessando o site www.contatoseguro.com.br/grupomuller, pelo telefone 0800 515 0013 (ligação gratuita) ou aplicativo da “Contato Seguro”.
O canal funciona 24h por dia e os seus relatos são recebidos por especialistas da “Contato Seguro” responsáveis por encaminhá-los para análise, investigação e resolução.
Ao fazer uma denúncia, você recebe um número de protocolo para acompanhar o andamento e a resolução do seu relato.
POSSO SER IDENTIFICADO?
Não. Seu contato com o Canal de Denúncia é realizado por meio de uma empresa independente, totalmente isenta e com atendimento especializado para obter o máximo de informações sobre o caso sem comprometer seu anonimato. Em nenhuma hipótese o número do seu telefone ou o IP do seu dispositivo serão identificados.
QUE TIPO DE CASO POSSO RELATAR PELO CANAL?
Você pode e deve relatar qualquer comportamento que entenda ser incompatível com o esperado de colaboradores, terceiros e parceiros de negócios do Grupo Müller. Todas as situações que estiverem em desacordo com a legislação vigente, princípios éticos, valores e políticas corporativas, devem ser reportados também.
Veja alguns exemplos de irregularidades: fraude, desperdício de recursos, divulgação de assuntos sigilosos, discriminação, coação moral, assédio sexual, abuso de poder, agressão, etc.
PRECISO TER EVIDÊNCIAS?
Não. Após a “Contato Seguro” receber um relato, o caso é encaminhado para uma Comissão Interna que iniciará a análise, buscando todas as informações necessárias para dar o encaminhamento correto à denúncia. Providências só serão tomadas nos casos em que a conduta incorreta for constatada.
Caso você tenha alguma prova, o sistema da “Contato Seguro” permite que você anexe qualquer tipo de arquivo, foto, vídeo, áudio, etc. Mesmo que você faça a denúncia por telefone, o atendente explicará como anexar as suas evidências.
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?
Sua cooperação com o Canal de Denúncia apoiará o Grupo Müller na promoção e disseminação de uma cultura de transparência, ética e de integridade. Além disso, o canal inibe condutas contrárias aos princípios e aos valores do Grupo Müller e, como resultado, teremos um ambiente de trabalho melhor e livre de irregularidades.
QUEM ATENDE AO TELEFONE E OUVE AS DENÚNCIAS?
A “Contato Seguro” dispõe de uma equipe própria de profissionais altamente qualificados para o recebimento de seus relatos. Estas pessoas não têm nenhuma relação com o Grupo Müller e são totalmente isentas com relação ao conteúdo que será denunciado.
Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou identidade identificadas, reveladas ou até mesmo vazadas por alguém. O seu IP é totalmente protegido e, em hipótese alguma, o Grupo Müller ou qualquer envolvido conseguirá descobrir quem fez o relato anônimo pelo sistema da “Contato Seguro”.
COMO ACOMPANHAR MEU RELATO (DENÚNCIA OU DÚVIDA)?
Ao fazer uma denúncia ou enviar alguma dúvida, independentemente do canal escolhido, você receberá um número de protocolo que poderá ser utilizado para acompanhar o andamento do relato. Caso você faça uma denúncia ou pergunta via telefone, é importante anotar o número do protocolo que o atendente irá lhe informar.
Para acompanhamento você poderá acessar: o site www.contatoseguro.com.br/grupomuller e escolher a opção ‘acompanhe seu relato’ ou o aplicativo da ‘Contato Seguro’ opção “acompanhar resposta”.
Recomendamos que faça acompanhamentos periódicos a fim de verificar o andamento de seu relato. Eventualmente, poderão lhe solicitar mais informações por meio de mensagens que somente serão acessadas com o número do protocolo.
Saiba que sua contribuição é de extrema importância. Fique atento e continue ajudando o Grupo Müller!