Por que nossa empresa precisa de um Canal de Ética?
Além das leis vigentes, nós contamos com um conjunto de normas que estão presentes em nossas políticas.
• Guias que determinam os comportamentos que devem ser seguidos por todos que fazem parte do Instituto.
Mesmo assim, algumas atitudes mal-intencionadas podem acontecer, colocando em risco não só ao Instituto, mas também você e outras pessoas.
• Por isso o Canal de Ética existe! Para proteger a todos.
Através dele, você pode relatar de forma 100% anônima, as irregularidades que não condizem com os nossos valores e as leis, nos ajudando a manter um ambiente sempre seguro e saudável.
Como funciona?
O Canal é terceirizado, administrado pela Contato Seguro, uma empresa independente e imparcial.
Se você identificar ou souber de qualquer irregularidade:
• Acesse contatoseguro.com.br/hcl
• A ferramenta fica disponível 24h / 7 dias por semana
Minha identidade será protegida?
Sim! Todo o recebimento da denúncia é realizado pela Contato Seguro, uma organização totalmente isenta, sem nenhum tipo de vínculo com o Instituto.
• Sua identidade não será revelada em nenhuma hipótese
• O anonimato e o sigilo das informações são garantidos
• Você estará 100% protegido contra qualquer retaliação
Que tipo de casos eu posso relatar pelo Canal?
Você pode e deve denunciar qualquer atitude que não seja coerente com as leis ou com o nossas políticas internas. Confira os exemplos:
• Fraudes
• Desperdício de recursos
• Divulgação de assuntos sigilosos
• Discriminação
• Assédio moral ou sexual
• Abuso de poder
• Agressão
• Entre outros.
Preciso ter provas?
Não. A partir do seu relato, a Contato Seguro encaminhará as informações para um Comitê de Ética, que iniciará a investigação e dará o tratamento correto ao relato. As providências serão tomadas somente após a constatação da irregularidade.
• Caso tenha alguma prova, o sistema permite que você anexe qualquer tipo de arquivo (como fotos, vídeos, áudios etc.)
Quais benefícios o Canal traz?
O Canal nos ajuda a criar e manter o Instituto mais segura e livre das irregularidades, prevenindo e combatendo atitudes que podem prejudicar a todos nós.
O resultado disso é um ambiente cada vez mais saudável, acolhedor, transparente, ético e com mais oportunidades.
Como acompanhar o meu relato?
Ao fazer um relato, será gerado um protocolo. Para acompanhar o andamento, siga o passo a passo:
1. Acesse o site contatoseguro.com.br/hcl
2. Role até a seção “Acompanhar seu relato”
3. Insira o número do seu protocolo
4. Clique na seta para avançar
• É possível que o comitê solicite mais informações sobre o relato, através de mensagens que só poderão ser acessadas por meio do protocolo.
com o Canal de Ouvidoria
Caso deseje tirar dúvidas, enviar elogios, fazer sugestões ou reclamações, acesso nosso Canal de Ouvidoria.
Acessar Ouvidoria